IBGE: Desemprego fica praticamente estável em novembro

Rio de Janeiro – O nível de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil ficou praticamente estável em novembro, registrando taxa de 7,4%. No mês anterior, a taxa havia […]

Rio de Janeiro – O nível de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil ficou praticamente estável em novembro, registrando taxa de 7,4%. No mês anterior, a taxa havia sido de 7,5%. Também não houve variação significativa em relação ao mesmo período do ano anterior (7,6%).

O resultado, no entanto, foi o menor desde dezembro de 2008, quando o índice chegou a 6,8%, e ainda o melhor para um mês de novembro desde 2002, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego (PME).

Os dados divulgados hoje (18) pelo IBGE revelam também que em novembro a população desocupada somou 1,7 milhão, contra 21,6 milhões de ocupados. O número de pessoas com carteira assinada chegou a 9,6 milhões no período.

O rendimento médio real dos trabalhadores ocupados ficou em R$ 1.353,60, não tendo sido registrado avanço em relação ao de outubro. Na comparação com igual período do ano passado, houve acréscimo de 2,2%.

Entre os grupos de atividades analisados pelo IBGE, foi verificada variação significativa apenas no setor de serviços prestados às empresas, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira, com expansão de 3,9% na passagem de um mês para o outro. Segundo o instituto, todos os outros setores ficaram estáveis nas duas comparações.