Redução do IPI baixa IPVA em 2010

Medida do governo federal manteve o mercado interno aquecido e manteve o ritmo de produção da indústria. Redução varia de 10% a 16,5% conforme o estado.

(Foto: Nathaniel/Sxc.hu)

O ano novo já reserva uma boa notícia para os proprietários de veículos automotores de todo o país: o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) será menor do que o cobrado em 2009.

A redução, de 10% em média, é resultado da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os carros novos e depreciação dos carros usados, ao longo de 2009. A norma foi baixada pelo governo federal, em meio à crise dos mercados financeiros internacionais, como forma de manter o mercado interno aquecido e o ritmo de produção da indústria.

Levantamento realizado pela Rede Brasil Atual apurou que no Rio Grande do Sul, o IPVA de 2010 será de 10% a 12% menor que os valores pagos em 2009, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda.  A lei do Bom Motorista, em vigor no estado, também garante desconto de 10% a proprietários de veículos – pessoa física – que não tenham sofrido multas no último ano e desconto de 15% para quem passou sem cometer infrações nos dois últimos anos. O IPVA de automóveis no estado é de 3% sobre o valor venal do bem.

O IPVA dos paulistas será 12,2% menor em média. No estado de São Paulo, os carros à gasolina ou bicombustíveis pagam alíquota de 4% sobre o valor venal. Carros à alcool ou gás, 3%. No Rio de Janeiro, quem pagar o IPVA em parcela única pode ter até 14,5% de desconto no imposto. O IPVA para automóveis é de 4% do valor venal.

No Espírito Santo, os donos de veículos de passeio pagam 2% de imposto. A redução do IPVA no estado será de 16%. Automóveis novos comprados no estado terão redução de 50% na base de cálculo do imposto, o que deixa a alíquota em 1%.

Proprietários de automóveis em Pernambuco pagarão IPVA, em média, 12,14% menor. A alíquota de carros de passeio é de 2,5%. Em Goiás, o IPVA de carros usados caiu 11,59% e os novos, que forem adquiridos ao longo de 2010, não vão pagar IPVA.

O músico paulista, Vinicius Militão de Oliveira, proprietário de um Ford Escort 1996, vai pagar IPVA 10% menor em janeiro. Ele pretende aplicar o valor economizado nos passeios com a família. “Vou aproveitar para investir na convivência familiar e em diversão”, afirma.

Como funciona

Cada estado define as alíquotas que cobrarão sobre o valor venal dos veículos, que por sua vez é apurado a partir de uma tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que pesquisa o preço de venda dos veículos em 25 estados do país.

Leia também

Últimas notícias