BC anuncia medidas para dar mais segurança e transparência ao sistema financeiro

Chefe adjunta do Departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central, Sílvia Marques, explica que medidas seguem recomendação de Basileia (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil) Brasília – O Banco Central […]

Chefe adjunta do Departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central, Sílvia Marques, explica que medidas seguem recomendação de Basileia (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

Brasília – O Banco Central lançou nesta segunda-feira (28) uma série de medidas visando a dar continuidade ao processo de implementação das recomendações do Comitê de Basileia, criado para propor ações para garantir mais segurança e transparência ao sistema financeiro.

Com as novas normas, a entidade pretende “melhorar o gerenciamento de riscos, feito pelas entidades financeiras, e divulgar informações mais detalhadas (de suas estruturas) para o mercado”, explica a chefe adjunta do Departamento de Normas do Sistema Financeiro, Sílvia Marques.

“Para o cidadão isso significa mais uma garantia de que o banco estará bem gerenciado, preservando o capital e a economia”, completa Sílvia.

Entre as medidas anunciadas, consta a divulgação de regras e modelos internos para avaliar os riscos de mercado, de forma a melhor monitorar o capital para operações; e o aprimoramento de regras de risco operacional.

“Há medidas prevendo a divulgação de pontos chave para modelo interno do risco operacional. Assim, teremos condições para dar mais transparência e disciplina de mercado”, diz a técnica do BC.

Segundo as normas, a partir de abril de 2011, informações que até então eram repassadas exclusivamente ao BC – como patrimônio de referência, parcelas de patrimônio de referência exigido, carteiras de negociação, exposição a risco de crédito, cessão de crédito, securitização, entre outros – passam a ser divulgados também nainternet.

Fonte: Agência Brasil