Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2009 / 11 / Cabral pedirá a Lula maior participação dos estados produtores nos royalties do pré-sal

Cabral pedirá a Lula maior participação dos estados produtores nos royalties do pré-sal

por Vitor Abdala publicado 09/11/2009 19h33, última modificação 09/11/2009 19h34

Rio de Janeiro - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, encontra-se na terça-feira (10) com o presidente Lula para discutir mudanças no relatório do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para o projeto de lei que trata da partilha dos recursos do petróleo do pré-sal. Uma das alterações que Cabral pretende propor é o aumento do valor dos royalties que serão pagos aos estados produtores de 2,7% do valor total para 5,3%.

Cabral também deverá propor aumento dos percentuais a serem pagos aos municípios produtores de 0,9% para 1,5% e àqueles municípios com instalações de petróleo, de 0,3% para 0,6%. Ele também defende que a participação da União nos royalties caia de 4,5% para 1%.

Para o governador, o percentual que está no relatório de Henrique Alves é "absurdo". Cabral disse que a União está centralizando, em demasia, os recursos.

"A União já está ganhando sozinha na partilha, no bônus de assinatura. A Petrobras já é sócia de, no mínimo, 30% de todo campo de petróleo e ainda ganha os impostos federais. Então, não precisa ganhar tanto nos royalties”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil

 

registrado em: , ,