América Latina deve crescer 3% em 2010, prevê BID

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, estima que a América Latina deve crescer 3% em 2010, sinal de recuperação da região do período mais agudo […]

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, estima que a América Latina deve crescer 3% em 2010, sinal de recuperação da região do período mais agudo da crise mundial. A previsão foi anunciada nesta sexta-feira (13). No auge da crise, o BID chegou a prever retração de 2% na economia da América Latina.

“Nós estamos falando de uma recuperação de cerca de 3% para toda a região. Obviamente, alguns (países) vão crescer mais rapidamente, como o Brasil”, disse o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, à Reuters nos corredores da reunião da APEC em Cingapura.

A estimativa do governo brasileiro é de que o país cresça até 5% no próximo ano. O presidente do BID, porém, não analisou cada caso, mas o conjunto dos países. Em setembro, o Banco Mundial fez análise semelhante, ponderando que o Brasil teria papel de liderança no processo.

Ele ressaltou ainda as medidas anticíclicas como gastos em infraestrutura por parte dos governos da região. Além disso, a demanda crescente por exportações de commodities tem sido um dos principais motores da retomada do crescimento.

“Alguns países na América do Sul foram os últimos a sentir o impacto da crise, mas os primeiros a ver uma recuperação”, disse ele. Segundo ele, a América Latina ainda está enfrentando desafios com a baixa demanda dos consumidores dos Estados Unidos, que, no passado, foram um dos combustíveis econômicos da região, disse ele.

Moreno ainda disse que o BID deve distribuir R$ 12 bilhões em empréstimos neste ano e por volta de 10 bilhões no ano que vem, majoritariamente em países como Brasil, México, Argentina e Colômbia.

Europa cresce

Após cinco trimestres seguidos de contração, a economia da zona do euro saiu da recessão no terceiro trimestre. Foi registrado crescimento de 0,4% em relação aos três meses anteriores. Os resultados são piores do que a previsão de economistas consultados pela Reuters.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2008, houve contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,1%, informou a agência de estatísticas Eurostat nesta sexta-feira.

Com informações da Reuters

Leia também

Últimas notícias