PIB dos EUA cresce no 3º tri, e recessão termina extraoficialmente

Washington – A economia dos Estados Unidos cresceu no terceiro trimestre pela primeira vez em um ano, à medida que os gastos dos consumidores e investimentos na construção de moradias […]

Washington – A economia dos Estados Unidos cresceu no terceiro trimestre pela primeira vez em um ano, à medida que os gastos dos consumidores e investimentos na construção de moradias se recuperaram, mostraram dados nesta quinta-feira, encerrando extraoficialmente a pior recessão em 70 anos.

O Departamento de Comércio, na sua primeira estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano do terceiro trimestre, informou que a economia cresceu em uma taxa anual de 3,5%, ritmo mais rápido desde o terceiro trimestre de 2007, após contração de 0,7% no período de abril a junho.

O ritmo de crescimento do PIB, que mede a produção total de bens e serviços dentro do território do país, ficou acima das expectativas do mercado de 3,3%. A última vez que a economia apresentou expansão foi no segundo trimestre de 2008.

Seguro desemprego

O número de trabalhadores norte-americanos pedindo auxílio-desemprego diminuiu em mil na semana passada. Os pedidos iniciais caíram para o patamar com ajuste sazonal de 530.000 na semana encerrada em 24 de outubro, informou o Departamento de Trabalho nesta quinta-feira. Analistas consultados pela Reuters previam uma queda para 521 mil, ante 531 mil na semana anterior.

Fonte: Reuters