UE se diz comprometida com acordo de Doha favorável a pobres

Reinfeldt disse que a UE também trabalhará para promover a estabilidade financeira global e a recuperação econômica global sustentável

Nações Unidas- A União Europeia está determinada a conseguir um acordo nas negociações comerciais de Doha que beneficie países em desenvolvimento, disse o primeiro-ministro da Suécia e atual presidente da UE, Fredrik Reinfeldt, na quarta-feira (23).

No texto do discurso que fará à Assembleia Geral da ONU, Reinfeldt disse que o bloco europeu está comprometido com uma ação focada e coordenada para apoiar os países pobres.

“(A UE está) determinada a alcançar um acordo amplo na Rodada de Doha, garantindo que ele contenha elementos de valor real para os países em desenvolvimento, particularmente os mais pobres”, disse ele.

Os comentários foram feitos antes da reunião de cúpula do Grupo dos 20, em Pittsburgh, na quinta (24) e na sexta-feira (25), onde os líderes de países ricos e em desenvolvimento devem renovar os pedidos para completar a rodada de quase oito anos em 2010.

Importantes potências comerciais, como a UE, estão dispostas a evitar a culpa pelo impasse nas negociações, que têm o objetivo de reduzir as tarifas de importação e os subsídios agrícolas para ajudar os países em desenvolvimento a crescerem mais rapidamente.

Reinfeldt disse que a UE também trabalhará para promover a estabilidade financeira global e a recuperação econômica global sustentável após a crise financeira.

“O que começou como a busca por dinheiro fácil, tomada insalubre de risco e, em alguns casos, pura ganância, escalou neste último ano numa montanha russa financeira”, disse. “Os efeitos tanto na segurança humana quanto no desenvolvimento foram graves.”

Fonte: Reuters