Produção brasileira de veículos sobe 4,4% em agosto

Na comparação com agosto de 2008, houve recuo de 5,7% no volume produzido

São Paulo – A indústria brasileira de veículos registrou alta de 4,4% na produção em agosto ante julho, para 294,4 mil unidades, informou a associação que representa o setor, Anfavea, nesta sexta-feira (4).

Na comparação com agosto de 2008, houve recuo de 5,7% no volume produzido. A queda anual na produção ocorre em meio a um cenário de forte retração nas exportações do setor, pressionadas pela crise internacional que reduziu a demanda de clientes do Brasil.

Nos oito primeiros meses do ano, a produção somou 2,05 milhões de unidades, queda de 11,9% sobre igual período de 2008, apoiada em um mercado interno que registrou recorde de vendas no fim do primeiro semestre por conta de incentivos governamentais.

As vendas no mês passado de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 258,1 mil unidades, queda de 9,6% sobre julho, marcando uma continuação do arrefecimento na demanda na comparação mensal após a forte antecipação de compra que fez junho bater recorde histórico do setor. Na comparação anual, houve alta de 5,5%.

De janeiro a agosto as vendas registraram crescimento de 2,7%, para 1,99 milhão de unidades.

 

 

Leia também

Últimas notícias