Meirelles: governo avalia competitividade da exportação

Ministro também afirmou que o BC deve anunciar em breve novas medidas sobre spread bancário

Brasília – O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira (17) que o governo está olhando “com seriedade” a questão da competitividade do setor exportador.

Em audiência pública no Congresso, Meirelles destacou a correlação entre o real e as commodities ao citar que o Brasil será um grande exportador a partir da descoberta de petróleo na camada pré-sal. “Isso tudo faz com que haja essa correlação importante”, afirmou.

Na véspera, o dólar chegou a ser negociado abaixo de 1,80 real, menor patamar desde setembro do ano passado.

Meirelles também afirmou que o BC deve anunciar em breve novas medidas sobre spread bancário, em meio ao objetivo de aumentar a transparência nas informações dos bancos e a competição.

Ele informou ainda que em 30 dias devem ser concluídas as recomendações do BC para a regulação do mercado de cartões. Algumas medidas envolverão “autorregulação do sistema”.

Mais cedo, em sua apresentação inicial ao Congresso, Meirelles disse que o Brasil tem mecanismo automático de saída dos estímulos econômicos, explicando que a normalização do mercado permite que o BC recompre dólares e receba linhas de crédito.

Ele também reafirmou que o crédito no país já cresce a níveis pré-crise.

Fonte: Reuters