IGP-DI surpreende e interrompe deflações em agosto

Contrariando as expectativas dos analistas, o indicador subiu 0,09%

São Paulo – Contrariando as expectativas do mercado por uma nova deflação, o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu em agosto após dois meses seguidos de queda. Os analistas já esperavam que a tendência declinante seria interrompida, mas em setembro, e não no mês anterior.

O movimento deveu-se à interrupção da queda dos custos no atacados, em grande parte refletindo maiores preços de alimentos in natura.

O indicador subiu 0,09% em agosto, ante deflação de 0,64% em julho, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (9).

Dezoito analistas consultados pela Reuters previam queda de 0,10%. Os prognósticos oscilaram de baixa de 0,23% a 0,05%.

“Avaliamos que o resultado de hoje confirma, enfim, a sinalização que vinha do atacado acerca da diminuição da intensidade deflacionária. Isso reforça nossa expectativa sobre a aceleração deste conjunto de preços no último trimestre de 2009, na esteira da recomposição da cotação de várias commodities, movimento ligado à recuperação da atividade econômica”, afirmou a LCA Consultores em nota.

Entre os componentes do IGP-DI, o Índice de Preços por Atacado (IPA) teve alta de 0,07% em agosto, após baixa de 1,16%no mês anterior.

O IPA agrícola fechou o mês com variação positiva de 0,01%, contra baixa anterior de 2,57%. O IPA industrial avançou 0,10%, ante declínio de 0,69% em julho.

O item alimentos in natura teve alta de 4,42% em agosto, ante baixa de 4,39% em julho.

As principais contribuições individuais de alta no atacado vieram de tomate, óleo combustível, açúcar cristal, mamão e uva.

No varejo, os alimentos também registraram os maiores aumentos de preços: limão, tomate, mamão papaia e pimentão. O gás de bujão foi o quinto item com maior elevação.

Mas um forte declínio em Vestuário –de 0,98% em agosto ante alta de 0,43% em julho– fez com que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subisse menos em agosto, em 0,20%, contra avanço de 0,34% em julho

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve baixa de 0,05% no mês passado, ante alta de 0,26% no anterior.

O recuo veio de uma queda maior, de 0,24%, do item Materiais, equipamentos e serviços.

Fonte: Reuters