Economia cresceu 2% no segundo trimestre, diz Mantega em Londres

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar na próxima sexta-feira o PIB do segundo trimestre

Brasília – Depois de cair por dois trimestres consecutivos e entrar em recessão, a economia brasileira cresceu entre 1,8% e 2%, de abril a junho, disse nesta sexta-feira (4) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele comentou o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, em Londres, onde participou de uma reunião dos países do Bric, bloco de economias emergentes formado pelo Brasil, pela Rússia, Índia e a China.

Na próxima sexta-feira (11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o PIB do segundo trimestre. O resultado, segundo estimativas de instituições financeiras, deve confirmar que o país saiu da recessão.

Em julho e agosto, afirmou o ministro, a economia reagiu ainda mais por causa do aquecimento da atividade industrial e das medidas de combate à crise, como a redução de impostos e o estímulo ao crédito. O PIB do terceiro trimestre, no entanto, só será divulgado em dezembro.

Para 2009, o ministro manteve a projeção de 1% de crescimento, mesma estimativa que consta na revisão do orçamento feita no final de julho. Em relação ao ano que vem, ele aposta em expansão de 5%, acima da previsão de 4,5% que aparece no projeto de lei do Orçamento Geral da União de 2010, enviado para o Congresso na última segunda-feira (31).

Apesar de o país estar reagindo à crise, Mantega afirmou que ainda é cedo para abandonar a política anticíclica, quando o Estado gasta mais para estimular a economia. Segundo ele, o Brasil gastou 1% do PIB para reativar a atividade econômica, menos que os países desenvolvidos, e a economia ainda não tem condições de caminhar sozinha. As declarações foram confirmadas pela assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda.

Fonte: Agência Brasil