Coutinho vê retomada dos investimentos no final do 3º trimestre

'A retomada do investimento nos permite pensar na recuperação sustentável da economia, recuperação da política de investimento e desenvolvimento do país', disse o presidente do BNDES

Rio de Janeiro – Animado com a saída da recessão técnica, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, prevê que ao final deste terceiro trimestre haverá um movimento generalizado de retomada dos investimentos no país. “Iniciamos uma recuperação em ‘V’ da economia”, disse na abertura de um seminário no Rio de Janeiro.

“Neste trimestre provavelmente já estaremos próximos de recompor o nível de utilização da capacidade instalada e provavelmente no fim do trimestre estaremos próximos de um nível que começa a induzir condições generalizadas de investimento”, disse Coutinho.

No segundo trimestre, a formação bruta de capital fixo permaneceu estável ante o primeiro trimestre e teve um declínio recorde sobre igual período de 2008, ainda sob efeito da crise financeira internacional.

“A retomada do investimento nos permite pensar na recuperação sustentável da economia, recuperação da política de investimento e desenvolvimento do país”, acrescentou o presidente do BNDES.

Coutinho defendeu que, no mundo pós-crise, o Brasil invista mais em inovação tecnológica, o que será o diferencial entre as economias.

“A inovação é ingrediente essencial para a recuperação da economia mundial. A criação de produtos novos, de novos processos e aperfeiçoamento de produtos permitirão às empresas ter uma vantagem competitiva e sair na frente das concorrentes… Essa nova etapa na concorrência mundial será acirrada”, avaliou.

Fonte: Reuters