EUA querem financiar petróleo e hidrelétricas no Brasil, diz ministério

Para o governo, recursos seriam 'bem-vindos', já que a estatal quer aumentar sua capacidade para explorar a camada pré-sal

Brasília – O governo dos Estados Unidos quer financiar os setores de petróleo e energia hidrelétrica no Brasi por meio do Exim Bank e já conversa com a Petrobras sobre o tema, afirmou nesta terça-feira (4) o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

Segundo ele, a proposta, que está ainda em um estágio inicial, já havia sido feita em recente visita de autoridades do ministério aos EUA e foi repetida durante reunião entre o ministro Edison Lobão e o conselheiro norte-americano de Segurança Nacional, general James Jones.

“O Exim Bank está disposto a investir no Brasil em linhas de financiamento tanto em petróleo como em hidrelétricas”, disse a jornalistas o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, depois de participar da reunião entre Jones e Lobão.

Zimmermann ressaltou que os recursos seriam “bem-vindos”, já que a estatal quer aumentar sua capacidade para explorar a camada pré-sal. Ele não revelou, no entanto, detalhes sobre as negociações.

Em abril, a Petrobras obteve 2 bilhões de dólares do Exim Bank, instituição do governo americano voltada ao financiamento do comércio exterior. A companhia também já pegou um empréstimo de 10 bilhões de dólares da China.

“Os EUA também têm o interesse em abrir linhas de crédito. A Petrobras está conversando”, afirmou.

Em coletiva na semana passada, o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, disse que poderia estender o empréstimo de 2 bilhões de dólares para 5 bilhões de dólares, mas não deu detalhes.

Pré-sal

No encontro, disse Zimmermann, as autoridades brasileiras fizeram uma apresentação sobre a situação do setor de petróleo no país aos americanos, mas não entraram em detalhes sobre o novo marco regulatório do segmento. Como o tema ainda está em discussão pelo governo, ponderou o secretário, discuti-lo com os EUA seria uma “ingerência” nos assuntos internos do Brasil.

“Foi uma apresentação sobre todo o aspecto, o setor de petróleo no Brasil como está hoje”, comentou, lembrando que o tema de segurança energética é de responsabilidade de Jones, por isso o interesse do general na matéria. “Foi conversado em linhas gerais a estratégia brasileira para a parte energética.”

A equipe ministerial que elabora o novo modelo do setor deve entregar uma proposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira (5).

Integrantes do Ministério de Minas e Energia também mostraram aos enviados americanos como o sistema elétrico interligado do país funciona, tema de interesse do governo dos EUA.

Segundo o secretário, foi conversado ainda sobre a possibilidade da parceria executada por Brasil e EUA em países em desenvolvimento – atualmente focada na produção de etanol – ser ampliada. “Há uma tendência também de aumentar essa parceria na parte de hidrelétricas”, afirmou.

Zimmermann assegurou que não constou da pauta da reunião a demanda do Brasil de ver reduzidas as tarifas impostas pelos EUA para a importação do etanol nacional, assim como eventuais parcerias no segmento da energia nuclear.

Jones se reunirá ainda com os ministros Nelson Jobim (Defesa) e Dilma Rousseff (Casa Civil), o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, e o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas notícias