Cresce demanda do consumidor por crédito

Em julho subiu 3,5% ante 2008 a procura por crédito em bancos, financeiras, crediários, cartões de crédito e outras instituições

Brasília – A demanda por crédito em julho superou a registrada no mesmo período do ano passado. Segundo a Serasa Experian, essa é a primeira vez em 2009 que há aumento na procura, na comparação com igual período de 2008.

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que em julho de 2009 buscaram crédito em bancos, financeiras, crediários, cartões de crédito e outras instituições foi 3,5% superior à verificada no mesmo mês do ano passado.

Até então, todas as variações nas comparações com os meses de 2008, haviam sido negativas, embora já indicassem uma trajetória de recuperação a partir de maio de 2009.

Segundo os técnicos da Serasa Experian, a tendência neste segundo semestre de 2009 é de continuidade de crescimento do crédito. Um dos motivos, de acordo com a entidade, é a base de comparação de 2008 baixa, uma vez que no ano passado o crédito entrou em fase de declínio por conta do aperto monetário conduzido pelo Banco Central a partir de abril e, posteriormente, devido ao agravamento da crise financeira internacional em setembro.

Já a partir de março deste ano, foi verificada a normatização da oferta de crédito pelo sistema financeiro, ao mesmo tempo em que houve a queda dos juros básicos, assim como o aumento da confiança dos consumidores.

Apesar da recuperação registrada em julho, no acumulado dos primeiros sete meses de 2009, a demanda do consumidor por crédito apresentou recuo de 5,3% ante a verificada no mesmo período do ano passado.

Entretanto, já se nota uma trajetória de diminuição das taxas acumuladas negativas de expansão da demanda dos consumidores por crédito (de -8,0% no acumulado até maio de 2009, de -6,8% no acumulado até junho de 2009 e de -5,3% no acumulado até julho de 2009).

Em nota, a Serasa destaca que, mantido esse ritmo de recuperação, a demanda dos consumidores por crédito deverá encerrar o ano de 2009 com uma variação acumulada positiva de até 5%.

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é feito com base em consulta a cerca de 11,5 milhões de consumidores.

Fonte: Agência Brasil