Copom divulga nova taxa de juros nesta quarta

Analistas do mercado apostam na redução de 0,5 ponto percentual, o que levaria a Selic a 8,75% ao ano. Ouça o áudio

Brasília – O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) define nesta quarta-feira (22) a nova taxa de juros da economia. Analistas do mercado financeiro apostam na redução de 0,5 ponto percentual, segundo o boletim Focus, publicação semanal elaborada pelo Banco Central, com base em projeções de instituições financeiras para os principais indicadores da economia.

Depois desta redução, os analistas não esperam por mais nenhum corte nos juros básicos em 2009. Atualmente, a Selic está em 9,25% ao ano e, com o corte projetado, deve fechar o ano em 8,75% ao ano.

A Selic serve de referência para outras taxas de juros. Neste ano, os juros básicos já foram reduzidos em 4,5 pontos percentuais, caindo de 13,75% para os atuais 9,25% ao ano.

Antes mesmo da decisão do Copom, a Caixa Econômica Federal anunciou na terça-feira (21) que vai reduzir as taxas de juros de 13 das suas principais linhas de crédito comercial, a partir da próxima segunda-feira (27).

Será a sétima redução de juros da instituição no ano, acompanhando os cortes de 4,5 pontos percentuais que o comitê fez, de janeiro para cá, na Selic.

Leia também

Últimas notícias