Petrobras testa em dezembro térmica inédita movida a etanol

Usina termelétrica movida a gás está sendo convertida pela empresa desde abril; projeto de conversão das térmicas de gás para etanol começou há dois anos

Rio de Janeiro – A Petrobras inicia em dezembro deste ano testes operacionais na primeira usina termelétrica movida a etanol do mundo. A unidade, localizada em Juiz de Fora, Minas Gerais, e atualmente movida a gás, está sendo convertida pela empresa desde abril.

Segundo informação da Petrobras, foram desenvolvidos queimadores específicos para a usina, que tem capacidade para gerar 87 megawatts e está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

“A conversão consiste na troca dos queimadores de uma das turbinas e na instalação de equipamentos periféricos (sistema de recebimento, tanques, bombas, filtros) que permitem o recebimento, armazenamento e a movimentação do novo combustível (etanol) para a turbina”, explicou a Petrobras em um comunicado a pedido da Reuters.

O projeto de conversão de térmicas da empresa de gás natural para etanol começou a ser desenhado há dois anos pelo setor de abastecimento da Petrobras, que visava exportar etanol para o Japão utilizar em usinas térmicas.

Fonte: Reuters