Indústria de SP corta 3,5 mil vagas em maio

No acumulado do ano, o setor fechou 46 mil vagas; dos 22 sindicatos pesquisados pela Fiesp, 14 relataram demissões em maio, sete informaram contratações e um apontou estabilidade

São Paulo – O emprego na indústria paulista diminuiu 0,69% em maio sobre abril, equivalente ao fechamento de 3.500 vagas, segundo dado com ajuste sazonal divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta quarta-feira (17).

Sem ajuste sazonal, o emprego no setor apresentou queda de 0,17%. No acumulado do ano, o setor fechou 46 mil vagas, variação negativa de 2,03%. Dos 22 sindicatos pesquisados pela Fiesp, 14 relataram demissões em maio, sete informaram contratações e um apontou estabilidade do emprego.

Entre os setores, o de metalúrgica liderou as demissões no mês com queda de 1,8%, seguido por máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com recuo de 1,2%.
Por outro lado, o destaque de alta foi fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com crescimento do emprego de 3,1%.

Outra pesquisa realizada pela Fiesp indicou que o empresário do setor manteve-se otimista no início de junho, mas menos que no mês passado.

O Sensor – indicador antecedente que visa avaliar a tendência da indústria no mês corrente – caiu para 50,8 pontos na primeira quinzena junho ante 51,4 pontos no fechamento de maio. Apesar da queda, a leitura ficou acima da marca de 50, que divide o pessimismo do otimismo.

Já o componente de emprego manteve-se negativo apesar da ligeira alta para 48,9 pontos na abertura do mês, ante 48,3 pontos em maio.

Fonte: Reuters

 

Leia também

Últimas notícias