Economia brasileira tem retração mais branda no 1º trimestre

Produto Interno Bruto apresentou queda de 1,8% ante o mesmo período de 2008; em relação ao trimestre anterior, o recuo foi de 0,8%

Rio – A economia brasileira contraiu-se menos que o esperado entre janeiro e março, mas ainda assim confirmou um quadro de recessão técnica com dois trimestres consecutivos de queda. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,8%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (9). Sobre o primeiro trimestre de 2008, o recuo foi de 1,8%.

Economistas consultados pela Reuters previam queda de 2,6% na comparação trimestral, segundo a mediana de 25 respostas que variaram de queda de 1,2% a 3,8%.

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a mediana de 26 projeções apontava queda de 2 % e os prognósticos variaram de alta de 1,5% a recuo de 3%.

Frente ao último trimestre do ano passado, a formação bruta de capital fixo – uma medida dos investimentos – despencou 12,6%. Foi a maior queda desde o começo da série histórica, iniciada em 1996.

Já o consumo mostrou alguma força. O das famílias cresceu 0,7% e o do governo teve alta de 0,6%. Entre os setores, a indústria encolheu 3,1% na comparação com o final de 2008, a agropecuária caiu 0,5% e os serviços cresceram 0,8%.

O IBGE informou ainda que a taxa de investimento ficou em 16,6% do PIB no primeiro trimestre, a menor para o período desde 2005.

Os juros futuros reagiram com alta à divulgação de que a economia estava menos fraca do que o temido na abertura do ano.