Diesel estará 9,6% mais barato na bomba a partir desta terça

Segundo Guido Mantega, ministro da Fazenda, a redução é uma medida anti-crise para reduzir o custo do combustível

Brasília – A partir desta terça-feira (9), o diesel estará 9,6% mais barato para o consumidor. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Segundo ele, o governo vai reduzir em 15% o valor do diesel, mas vai acrescentar R$ 0,04 no valor da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

Mantega explicou ainda que a redução não será maior porque, como, em breve, aumentará a quantidade de diesel misturada ao biodiesel, de 3% para 4%, o custo da mistura vai ficar mais elevado.

A redução do preço do diesel, segundo ele, é mais uma medida anti-crise para reduzir o custo do combustível e também diminuir a previsão da inflação para o futuro.

“A partir de amanhã (terça), teremos o preço reduzido do diesel, que é um combustível importante para a economia, para o setor agrícola, que se movimenta com o diesel”, disse Mantega, ao chegar para reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Mantega disse, ainda, que será anunciada, também a partir de amanhã (terça), uma redução de 5% no preço da gasolina. Mas, segundo ele, isso não resultará em preço menor na bomba já que haverá uma recomposição da Cide na mesma proporção, que equivale a R$ 0,05 a mais.

Com isso, o preço da gasolina se manterá. O aumento da incidência da Cide sobre a gasolina, de acordo com Mantega, significará mais recursos para os estados e os municípios.

O ministro espera, agora, que a Petrobras consiga comunicar as medidas aos fornecedores ainda nesta segunda.

Com informações da Agência Brasil

 

Leia também

Últimas notícias