Começa o pagamento da Restituição do Imposto de Renda

Novo sistema permite acompanhar, pela internet, a situação da declaração e constatar erros

A Receita Federal começa a pagar, nesta segunda-feira (15) o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2009. Têm prioridade os contribuintes com 60 anos ou mais, bem como aqueles que enviaram a declaração mais cedo.

O prazo para a entrega do documento terminou em 30 de abril, e mais de 25 milhões de pessoas apresentaram a declaração neste ano. Se houver alguma irregularidade nas informações prestadas a declaração vai parar na malha fina.

Para o contribuinte saber quais são as pendências, um novo sistema foi criado pela Receita Federal. Segundo Maria Helena Cardozo, coordenadora de atendimento do órgão, além de identificar o problema com o leão, também é possível corrigir as informações pela internet sem precisar ir à receita.

“O contribuinte vai poder, uma vez que vai ter clareza sobre a pendência, se autorregularizar”, explica Maria Helena. Ela acredita que ao identificar o erro e sua origem – se do próprio contribuinte ou da fonte pagadora – o cidadão pode fazer uma declaração retificadora.

Para acessar o novo sistema basta acessar o site da Receita cadastrar uma senha no campo apropriado, tendo em mãos o CPF e o número do recibo das duas últimas declarações.