Governo dará recebíveis para acelerar obras do PAC

Senadora Ideli Salvatti afirma que o governo ainda decidirá os detalhes operacionais da medida, que deve ser anunciada nos próximos dias

Brasília (Reuters) – O governo oferecerá recebíveis como garantia a bancos que concederem crédito às empresas que executam obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e estão com problemas na obtenção de capital de giro, disse na quarta-feira (27) a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

Segundo a parlamentar, a decisão foi tomada em reunião realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros da área econômica e de pastas ligadas ao PAC, além de representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “As empresas estão sem capital para tocar as obras. Elas recebem do governo, mas não conseguem executar as obras”, afirmou Ideli à Reuters.

“Tem ainda alguns ajustes para fazer, mas isso é para bater o martelo muito rapidamente”, acrescentou a senadora, comemorando a possibilidade de as obras de duplicação da rodovia federal BR-101 em seu Estado deslancharem.

Segundo Ideli, o governo ainda decidirá os detalhes operacionais da medida, que deve ser anunciada nos próximos dias. Algumas diretrizes, entretanto, foram praticamente definidas.

O valor dos recebíveis seria no máximo 20% do valor do contrato da obra do PAC ou 20% do faturamento anual da empreiteira, o que for maior. As empresas teriam 36 meses para pagar os empréstimos.