Fusão de Sadia e Perdigão ainda será avaliada pelo Cade

Representantes têm 15 dias para apresentar a documentação e a analise deve sair até o segundo semestre do ano

A fusão entre Sadia e Perdigão anunciada na terça-feira (19) ainda será avaliada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), pela Secretaria de Direito Econômico (SDE), vinculados ao Ministério da Justiça e pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda.

Os representantes das duas empresas, agora chamada de Brasil Foods, têm 15 dias para apresentar documentação detalhada sobre a participação do grupo no mercado nacional. 

Os documentos passam primeiro pelas duas secretarias que têm 30 dias cada para dizer se a fusão infringe ou não a ordem econômica; por exemplo, se a fusão prejudica ou não a livre concorrência ou a livre iniciativa e se podem exercer de forma abusiva posição dominante.

Quem bate o martelo é o Cade, que com o parecer das secretarias terá 60 dias para a análise. O prazo pode ser ampliado caso falte algum documento.

Em outra fusão, quando da compra da Garoto pela multinacional Nestlé anunciada em fevereiro de 2002 e julgada pelo Cade em fevereiro de 2004, o órgão antitruste barrou o negócio.

Com o veto a Nestlé foi à Justiça federal, onde ganhou liminar favorável. O Cade recorreu, mas a Justiça manteve a liminar. Desde então, o processo está parado no Judiciário.

Com informações da Agência Brasil