Tensão no Oriente Médio

Novo ataque: mísseis atingem base do Iraque com tropas dos Estados Unidos

Oito foguetes Katyusha foram disparados contra a base de Balad, cidade localizada a 80 quilômetros de Bagdá. Quatro iraquianos foram feridos

QUENTIN JOHNSON/U.S. ARMY
QUENTIN JOHNSON/U.S. ARMY
Vista aérea da base de Balad, no Iraque

São Paulo – Ao menos oito mísseis atingiram uma base aérea iraquiana ao norte de Bagdá, onde são abrigadas tropas dos Estados Unidos. A informação vem de autoridades e fontes militares do país, que dizem ainda que pelo menos quatro iraquianos foram feridos.

De acordo com a Agência de Notícias AFP, a maioria dos aviadores americanos que estavam na base aérea de Balad, cidade localizada a 80 quilômetros ao norte de Bagdá, já havia saído.

Em comunicado, as Forças Armadas iraquianas afirmaram que oito foguetes Katyusha foram disparados contra a base, sendo que sete atingiram a pista da base aérea de Balad, enquanto outro atingiu o portão. “Três soldados iraquianos, que estavam em guarda no portão da base aérea, ficaram feridos como resultado do bombardeio”, afirmou o coronel Mohammed Khalil, um policial da província iraquiana de Saladin.

Até às 15:15 deste domingo, não houve nenhuma reivindicação de responsabilidade pelo ataque que ocorre em meio ao crescimento das tensões entre os Estados Unidos e o Irã. Também havia informações sobre vítimas dos EUA entre as tropas na base.

No início desta semana, o Irã promoveu atques com mísseis contra duas bases aéreas iraquianas que hospedavam tropas estadunidenses em retaliação pelo assassinato do general iraniano Qassem Soleimani.

Com informações da Al Jazeera e agências

Leia também

Últimas notícias