democracia em campo

Em jogo de futebol, Lula, Chico Buarque e amigos celebram união das forças progressistas

Para participantes, partida disputada no campo Doutor Sócrates, do MST, renovou disposição de luta de partidos e movimentos sociais para o próximo ano, marcado por novas eleições

Claudia Motta/RBA
Claudia Motta/RBA
Chico Buarque e Lula, principais personagens do evento esportivo e político que celebrou a liberdade do ex-presidente e a união das forças progressistas em torno de um projeto para o restabelecimento da democracia no país

São Paulo – No jogo de futebol que foi considerado uma celebração das forças progressistas e democráticas do país,  os amigos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do cantor e compositor Chico Buarque venceram os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) por 2 a 1. Lula e Chico foram os autores dos gols dos vencedores, ambos de pênalti.  O deputado Nilto Tatto (PT-SP) fez o gol pelo MST.

A partida – e a festa – foi jogada no campo Doutor Sócrates Brasileiro, na Escola Nacional Florestan Fernandes, centro de formação política daquele movimento social. em Guararema (SP). Cerca de 4 mil pessoas, entre militantes, ativistas, políticos, artistas e juristas estiveram presentes.

“Artilheiro” da equipe dos amigos do MST, Nilto Tatto ressaltou que a celebração deste domingo “representou a esquerda no Brasil, solidária e generosa”. “Pra você ter uma ideia, no campo tinha crianças, jovens, mais velhos, mulheres, homens. E o gol que eu tive a alegria de fazer, foi um gol que teve a marca mesmo da democracia e da generosidade que também tem na esquerda hoje. Recebi o passe do Juliano [Medeiros, presidente] do Psol, e tive a felicidade de acertar o ângulo”, comemorou.

Acompanhe o gol de Lula, batendo pênalti com total liberdade:

“Muito importante encerrar esse ano com o retorno do ex-presidente Lula e participar desta festa é um momento de grande alegria”, disse o coordenador da Central dos Movimentos Populares (CMP), Raimundo Bonfim. “Foi um ano difícil, mas também de muita resistência e perseverança. E nós temos que recarregar nossas baterias, porque em 2020 nós teremos várias batalhas em defesa da classe trabalhadora, do povo brasileiro e da democracia e estamos bastante otimistas”, afirmou o ativista, que disse ter preferido “ficar mais na torcida”, em vez de jogar.

Rose Gaspar, da executiva estadual do PT em São Paulo, foi árbitra do jogo durante parte do tempo, depois de substituir o jornalista Juca Kfouri, que começou apitando. Para ela, além de considerar que sua atuação “representou muito bem o papel das meninas”, o evento marcou uma significativa união das forças da esquerda do país, com vistas à construção de um grande projeto progressista para disputar as eleições do ano que vem. “Nós precisamos continuar trabalhando. Não podemos esmorecer em um só momento”, disse a secretária de mobilização do partido.

Já para Lurian da Silva, filha de Lula, o jogo de futebol foi também uma representação da luta para a libertação do ex-presidente. “Ele estar livre pra gente já é uma simbologia, pra gente que sofreu muito. Não só o povo brasileiro, mas a família em particular, que teve todo o sofrimento, as ofensas, as agressões. Então, pra gente tem uma simbologia muito grande. É maravilhoso poder estar aqui.”

Ao fim da partida, Juca Kfouri comemorava sua participação em mais um evento que marcou a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores do país e deixou recado para o novo ano. “Que o ano que vem a gente faça esse jogo comemorando a eleição de prefeitos democráticos e progressistas pelo Brasil inteiro.”

Com colaboração do Brasil de Fato


Confira imagens do evento esportivo e político que levou ao campo os times dos Amigos de Lula e Chico Buarque e os Amigos do MST

 

Claudia Motta/RBA

Acossado pela marcação, Suplicy dispara com a bola dominada; Chico César apoiou o tempo todo; Haddad deu aula

Claudia Motta/RBA

Elenco do Amigos do MST posa para foto histórica

 

Claudia Motta/RBA

Equipe dos Amigos do Lula e Chico Buarque completa para o registro

Confira imagens da galera que foi ao campo Dr. Sócrates Brasileiro participar de mais uma festa da democracia brasileira:

 

Torcida animada para prestigiar seu jogador preferido

Olhar de quem torce, luta e tem esperança de um placar justo

Todos juntos e sem perder nenhum lance

Festa completa na arquibancada do campo Dr. Sócrates Brasileiro

Leia também

Últimas notícias