américa do sul

Lacalle Pou é confirmado novo presidente no Uruguai

Depois de 15 anos, oposição volta ao poder no país vizinho por uma diferença de cerca de 28 mil votos. Governista reconhece derrota

DAVID PUIG
DAVID PUIG
e acordo com a contagem oficial, Pou obteve 1.168.019 votos, enquanto Martínez recebeu 1.139.353. A corte eleitoral aponta que a eleição teve 2.433.216 de votos nulos, brancos e 'observados'

São Paulo – O candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou, é o vencedor das eleições presidenciais do Uruguai, após confirmação da Corte Eleitoral uruguaia, nesta quinta-feira (28). Depois de 15 anos, a direita volta ao poder no país por uma diferença de cerca de 1% dos votos. O resultado final será divulgado até sábado (30).

Após a corte anunciar o resultado, Pou postou agradecimento em seus perfis nas redes sociais. “Meu reconhecimento e agradecimento a todos homens e mulheres que estiveram defendendo os votos e a democracia em cada mesa nos últimos dias”, disse, eleito após sua segunda tentativa. Ele perdeu em 2014, no segundo turno, para o atual presidente, o socialista Tabaré Vázquez, da Frente Ampla. O candidato que concorria com Pou, Daniel Martínez, da frente progressista, reconheceu a derrota e quer se reunir com o vencedor, amanhã (29).

De acordo com a contagem oficial, Pou obteve 1.168.019 votos, enquanto Martínez recebeu 1.139.353. A Corte Eleitoral informa que a eleição teve 2.433.216 votos nulos, brancos e “observados”.

Em outubro, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, declarou apoio a Pou nas eleições. O então candidato uruguaio recusou as palavras do brasileiro. “Não é bom que os diferentes políticos, e neste caso os diferentes governantes, influenciem ou deem sua opinião sobre o que pode acontecer em outro país”, criticou à época.

Leia também

Últimas notícias