A última que fecha

Bares onde cerveja gelada, respeito e defesa da democracia são destaque no cardápio

Com tantas opções, não faz sentido gastar nosso suado dinheirinho naquele bar que não respeita as minas, gays, que tolera atitude racista, barra canto de Lula livre, de Marielle vive, que ignora direitos ou maltrata funcionário

CC0 Wikimedia Commons
CC0 Wikimedia Commons

Por muitas razões, bares podem ser verdadeiros refúgios de guerreiros e guerreiras, seja pra descansar da luta, seja para festejar as vitórias. Celebrar um grande dia, ou esquecê-lo. E as ruas e calçadas deste país têm uma infinidade deles. Mas, com tantas opções, não faz sentido gastar o suado dinheirinho naquele bar que não respeita as minas, as gays e os gays, que tolera atitude racista, barra canto de Lula Livre, de Marielle vive, que ignora direitos trabalhistas ou maltrata funcionário.

Guia por Localidade – Vá direto ao ponto
São Paulo capital
Grande SP, litoral e interior
Estado do Rio
Estado de Minas Gerais
Brasília/Centro-Oeste
Nordeste/Norte
Região Sul

O guia é construído de forma colaborativa. As informações descritivas foram retiradas das redes sociais e das avaliações dos frequentadores. Ele não tem a pretensão de ser um roteiro completo de lugares onde se pode encontrar boas bebidas, boas comidas e – talvez o mais importante – boas conversas. Mas são dicas carinhosas, de gente muito especial, e a ideia é que seja ampliado, igualmente de forma colaborativa.

Fale com o guia

Enviando mensagem para baresbacanas@redebrasilatual.com.br você pode incluir seu bar preferido, pedir pra retirar se não gostou de ver o seu aqui, comentar sobre seu boteco preferido, enviar fotos da galera etc.

Ajude a enriquecer esse registro de lugares bacanas, onde o desrespeito, o fascismo, o racismo, o machismo e a homofobia não ficam nem na calçada.

Os nomes dos bares têm links paras as respectivas páginas. E a maioria fornece números de telefone. Consulte para checar horários e programações.


SÃO PAULO 


Em São Paulo


Amigo Giannotti

Fundado em 1910, o bar tem sangue italiano correndo pelas veias. A fogazza com receita da família divide o cardápio com outros pratos muito bem avaliados, como o nhoque da fortuna servido todo dia 29. O ambiente é decorado como os botecos de antigamente.
Rua Santo Antonio, 1.106, Bela Vista, (11) 3211-3256.


Aparelha Luzia

divulgação

Fundado em 2016 pela “artivista” educadora e hoje deputada estadual (Psol-SP) Erica Malunguinho, o espaço é centro cultural e político de resistência negra, índia, trans, feminina, do povo da rua. Rodas de samba, mostra de filmes (fora circuito comercial) lotam o espaço, e o público é majoritariamente negro. O quilombo urbano funciona de quinta a domingo, e abre em outros dias quando necessário. O nome lembra os “aparelhos” que durante a ditadura abrigavam a militância clandestina. Luzia é o nome do fóssil mais antigo encontrado na América. Com cerca de 13 mil anos, tinha traços e fenótipos negros.
Rua Apa, 78, Centro, (11) 3467-0998.


Armazém do Campo

A loja de produtos agroecológicos, orgânicos e da agricultura familiar divide espaço com um café e um bar onde não faltam cerveja gelada nem drinques especiais, como o Lula Libre (vodka, Campari, suco de limão e melaço). Aos finais de semana, almoços preparados por chefs reconhecidos da culinária brasileira lotam a casa.
Alameda Eduardo Prado, 499, Campos Elíseos, (11) 3333-0652.


Al Janiah

O nome da casa homenageia uma vila palestina de onde foram expulsos os pais do idealizador do espaço. O ambiente político e cultural conta com bar e restaurante de culinária árabe de excelente qualidade e preço, atrações musicais e debates.
Rua Rui Barbosa, 269, Bela Vista, (11) 98701-3563.


Alvenaria Espaço Cultural Colaborativo

Ensaios, cursos, produções de foto, além de uma lojinha colaborativa e um café/bar. Tem tudo isso no espaço idealizado por Bia Toledo e Tati Bueno, gerido por mulheres e aberto para todxs, elas fazem questão de dizer. Os clientes atestam: decoração linda, comida gostosa, bar honestíssimo e atendimento nota dez. No quintal, cadeiras de praia e mesinhas. Programação cultural às terças e de quinta a domingo.
Rua Turiassu, 799, Perdizes, (11) 3871-4981.


Baderna

Com o espírito de Marietta Baderna, bailarina italiana radicada no Brasil que provocou alvoroço entre os conservadores no século 19 – e cujo sobrenome virou sinônimo de confusão –, o bar abre espaço para causas e cenas artísticas, uma casa livre e independente, aberta e acolhedora. Litrão barato, cervejas artesanais, drinques e um cardápio 100% vegano acompanham a música boa e variada.
Rua Oscar Freire, 2.529, Pinheiros, (11) 95853-2347.


Bar Amigos do Zé – BaZ

Inaugurado em 2013, na Praça Roosevelt, o bar ocupa um espaço aconchegante em uma das ruas mais boêmias do centro de São Paulo. Com a proposta de um lugar para reunir os amigos, o BaZ (pronuncia-se bazê) reúne quem curte cerveja gelada e petiscos gostosos.
Praça Franklin Roosevelt, 92, Centro, (11) 3257-5888.


Bar do Alemão

Não é qualquer bar que chega ao cinquentenário novo em folha, mantendo a linha musical, brasileiríssima, o chope sempre bem tirado e a mesma comidinha que parece feita em casa. Isso desde a fundação, em 1968, aquele ano que não acabou. No Bar do Alemão, como na vida boêmia e nos grandes amores, o melhor ainda está por acontecer. Avenida Antártica, 554, Água Branca, (11) 3862-5975.


Bar do Biu

Divlgação

O ambiente simples, totalmente despojado, abriga uma cozinha de primeira. Baião de dois acompanhado de uma deliciosa manteiga de garrafa, feijoada, carnes, arroz, feijão. Tudo feito com capricho e servido em porções generosas, a preço justo e ótimo atendimento. Vale provar a cachaça da casa acompanhada de uma porção queijo coalho com mel. Bandeiras do Corinthians e retratos de ídolos do time paulista, como Sócrates, fazem parte da decoração. Rua Cardeal Arcoverde, 772/776, Pinheiros, (11) 3081-6739


Bar do Baixo

Um boteco para chamar de seu. No coração da Vila Madalena, um lugar onde todas as tribos se encontram e se conectam, o bar tem cerveja gelada, arte, comidinhas especiais e ótimos drinques.
Rua Girassol, 67, Vila Madalena, (11) 2893-9485.


Bar do Frango

Espaço de cultura e resistência importantíssimo na zona leste de São Paulo, o bar tem mais de trinta anos de tradição. Todo último domingo do mês (às 18h), o Sarau do Bar do Frango, recebe ótimos poetas e músicos. Boas cachaças, cervejas, frango frito e outras opções de pratos para acompanhar.
Avenida São Lucas, 479, Parque São Lucas, (11) 2345-8688.


Bar do Gê

Inaugurado em 1972 pelo seu Geraldo, está aos cuidados do filho Genildo. Um bar onde amigos se encontram para tomar cerveja gelada acompanhada por amendoim.
Rua Caetés, 509, Perdizes, (11) 2841-6447.


Bar do Gerson

Era 1989 quando as portas do bar abriram pela primeira vez. À época, eram servidos apenas lanches, porções, bebidas e caldo de mocotó, principalmente aos trabalhadores das indústrias Matarazzo, Rochester e outras pequenas empresas do bairro. Com o tempo, a mesa de bilhar deu lugar ao salão de almoço. Em ambiente descontraído, com música alegre, serve petiscos, lanches e aquela cerveja gelada.
Rua Caetano Pinto, 609, Brás, (11) 4564-9484.


Bar do Netão

Representante do movimento underground de São Paulo no início dos anos 2000, o Bar do Netão reabriu em 2016 com nova proposta que busca resgatar um espírito livre e divertido, sem rótulos nem preconceitos.
Rua Augusta, 584, Consolação, (11) 3477-6075.


Bar do Zé Batidão

O espaço recebe o Sarau da Cooperifa às terças-feiras, a partir de 19h30, organizado pelo poeta Sérgio Vaz e equipe. Também rodas de samba e várias apresentações de arte da periferia. No cardápio, salgados, feijoada, o elogiado escondidinho, cervejas e caipirinhas. Atendimento nota dez.
Rua Bartolomeu dos Santos, 797, Jardim Leticia, (11) 2737-8274.


Bar Estrela da Matriz

Ambiente aconchegante e familiar, possui dois ambientes com mesas internas e externas e grande variedade de cervejas nacionais e importadas, caipirinhas e chope servido na temperatura ideal. O cardápio tem ainda elogiados petiscos e porções.
Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, Freguesia do Ó, (11) 2372-4081.


Bar Paróquia

MPB de qualidade, boa cozinha e bebidas, cerveja sempre gelada, a preços justos. Ambiente agradável, com mesas na calçada.
Rua Wisard, 426, Vila Madalena, (11) 3031-5758.


Bia Hoi

O boteco vietnamita homenageia uma das invenções mais democráticas do mundo: a cerveja. Bia hoi é chope em vietnamita e é também o nome dos locais onde os trabalhadores de Hanói se encontram para colocar o papo em dia. E tudo acompanhado da cerveja mais barata do mundo: na capital vietnamita, um caneco de bia hoi sai por apenas 50 centavos. A casa fica ao lado do Sindicato dos Jornalistas, pertinho da Praça Roosevelt. Encontrar pessoas pintadas ou cheias de bottons é rotina por lá. A equipe tem maioria de mulheres, conta com gays, negros e moradores do Centro. No cardápio, a melhor comida de rua do mundo, segundo os proprietários que viajaram vários vezes para aprender sobre a cozinha vietnamita.
Rua Rêgo Freitas, 516, República, (11) 3151-2508.


Boteco da Dona Tati

Espaço cultural de resistência e diversão, valoriza as raízes, a ancestralidade e a diversidade do povo brasileiro. Na música, com rodas de samba, choro e seresta. No cardápio, com influências das ascendências indígena e africana.
Rua Brigadeiro Galvão, 639, Barra Funda, (11) 2777-4030.


Boteco Ouzar

Divulgação

Inaugurado em 2007, o bar mudou seu cardápio até se tornar totalmente vegano. Mama Flora passou a converter suas receitas com o espírito da tradição da cozinha italiana, preservando o cuidado na seleção das matérias-primas. O espaço promete uma explosão de sabores da culinária vegana como a “exclusiva” linguiça de shimeji.  Cardápio, preço e atendimento muito elogiados. Tem congelados para viagem.
Rua Visconde de Pirajá, 4, (11) 98303-3881 (a 450m da estação Alto do Ipiranga da linha 2-Verde do metrô)


Boteco Pratododia

Vinil, amigos, drinques, chope artesanal e mais de 40 rótulos de cerveja que levam você a várias partes do mundo apenas com uma garrafa. O bar abre de quinta a domingo trazendo o melhor do groove em discos de vinil e com programação variada para animar a pista de dança. Vale verificar eventos que são voltados para a boa música.
Rua Barra Funda, 34, Barra Funda, (11) 2371-8517.


Boteco A Revolucionária

Divulgação

O bar criado em 2019 e comandado por Valleria Lariuty define-se como espaço de integração e música. “É um ponto multicultural e de respeito, não só um comércio”, conta Valleria, que passou por um relacionamento violento e sobreviveu a três facadas do ex-companheiro. Superou-se unindo o trabalho no bar e o amor pelo samba. “Toda mulher é revolucionária.” Rua Lopes Chaves, 495, Barra Funda, (11) 95751-4657


Boteco Socialista

Ponto de encontro e de atividades solidárias e gratuitas, como cursinho populares pré-vestibular, aulas públicas, atendimento psicológico a vítimas de violência doméstica; equipamento de som para ensaio de bandas e músicos. O bar, com produtos da agricultura solidária, promove saraus, slam, sessões de cinema e mantém um clube do livro.
Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 1.880, Butantã, (11) 94911-6572.


Canto Madalena

divulgação

Boa comida e petiscos da culinária brasileira, em aconchegante ambiente num cantinho da Vila Madalena, onde é melhor não ir de carro, pois estacionar nem sempre é tarefa fácil. Serve almoço e jantar. O cardápio, além de oferta variada de cervejas e cachaças, traz sensacionais caipirinhas. A decoração é bacana e em alguns dias tem forró ao vivo.
Rua Medeiros de Albuquerque, 471, Vila Madalena, (11) 3813-6814.


Capivara Bar

Com cardápio que muda diariamente, com foco em peixes e frutos do mar, o bar que funciona de segunda a quinta-feira serve ainda guloseimas para vegetarianos, cerveja e alguns vinhos.
Rua Dr. Ribeiro de Almeida, 157, Barra Funda.


Casa Barbosa

Na casa tombada pelo patrimônio histórico funciona um autêntico boteco brasileiro. Cerveja gelada, ótimos petiscos e muita música boa fazem lotar o casarão.
Rua Rui Barbosa, 559, Bixiga.


Casa da Luz – Espaço Cultural

O espaço de cultura alternativa funciona onde em 1900 estava instalada uma hospedaria. Um enorme imóvel, templo de louvor à música, arte, às culturas ancestrais e alternativas.
Rua Mauá, 512, Centro, (11) 3326-7274.


Casa de Ramon Paladar 

divulgação

Criado a partir da ideia dos famosos Paladares Cubanos – os restaurantes surgidos por inspiração da novela Vale Tudo –, o chef Richard Piccoli abre sua casa e sua cozinha, oferecendo comida saborosa com inspiração afetiva. Os frequentadores adoram o ambiente aconchegante e elogiam muito o atendimento e o cardápio, que tem opções veganas e vegetarianas. Um lugar de afeto, definem. Alameda Ribeiro da Silva, 816, Campos Elíseos, (11) 2366-0866.


Caveiras Rock Bar

divulgação

Espaço simples de resistência cultural e aberto a novos músicos e novas bandas que queriam mostrar seu trabalho ao público. No Caveiras se celebra a igualdade, a luta contra a homofobia, contra o racismo, a xenofobia, o machismo. Os proprietários avisam: não têm o glamour dos bares mais centrais, mas têm a cerveja mais gelada de Itaquera. Generosas porções e drinks a preços populares.
Avenida do Contorno, 448, Itaquera, (11) 94728-1386.


Catzo Boteco Italiano

Boteco em fase experimental, com influência da cozinha italiana, na rua mais italiana de São Paulo. O bar serve coquetéis e cervejas artesanais, além de petiscos. Boa música para acompanhar em ambiente aconchegante e relaxado.
Rua Treze de Maio, 772, Bela Vista, (11) 99668-5626.


Cemitério de Automóveis Teatro e Bar

Desde 2013 o espaço mantém um grupo de teatro que apresenta peças alternativas, oficinas, shows. Ambiente irreverente com sinuca e bar de onde sai a cerveja gelada servida por um preço honesto.
Rua Frei Caneca, 384, Consolação, (11) 2371-5743.


Cervejaria Central

Bar que produz as próprias cervejas, todas muito elogiadas, serve carnes maturadas e frutos do mar.
Rua Jesuíno Pascoal, 101, Vila Buarque, (11) 98162-4794.


Cervejaria Zuraffa

Amigos e apreciadores de cervejas, cervejeiros caseiros que se tornaram profissionais e servem suas produções artesanais, além de porções e drinques.
Rua Artur de Azevedo, 1.902, Pinheiros, (11) 96179-5878.


Conceição Discos

Os pratos do dia preparados por Thalita Barros, as tortas e doces, se misturam nesse café, restaurante e bar que serve suas bebidas em um ambiente criativo com coleção de discos de vinil à disposição.
Rua Imaculada Conceição, 151, Vila Buarque, (11) 3477-4642.


Copanzinho Bar

Entre os fundos do tradicional edifício Copan e a Avenida São Luís, o bar oferece pratos, sanduíches e outras variedades tradicionais de balcão. As mesas espalhadas pela rua sem saída combinam perfeitamente com a cerveja sempre gelada.
Avenida São Luís, 130, Fundos, Centro (11) 3129-7695.


Chiquinho Bar & Espetinhos

Serviço de primeira, comida boa, preço justo. Assim os clientes definem o bar simples, mas com atendimento de primeira.
Rua Dr. Homem de Melo, 952, Perdizes.


Ecla e Toca do Saci

No sobrado funcionam o Espaço Cultural Latino-Americano (Ecla) e o Cineclube Walter da Silveira, unindo cultura e pesquisa. O espaço, que serve cerveja gelada, drinques e petiscos, estimula a promoção da diversidade cultural e social. Aberto a pessoas com preocupação social, não ostenta opção partidária, segundo informa, pois o movimento da cultura e da pesquisa se fortalece com diversidade e autonomia.
Rua Abolição, 244, Bixiga, (11) 3104-7401.


Exquisito

Pratos e petiscos de toda a América Latina, tacos mexicanos, baleadas hondurenhas, ceviche peruano. Tudo preparado com muita qualidade para acompanhar mojitos, daiquiris, margaritas, micheladas, além da carta de cervejas. E aos finais de semana tem música caribenha.
Rua Bela Cintra, 532, Consolação, (11) 3854-6522.


Fatiado Discos

Tudo começou com uma paixão por discos, cervejas artesanais e uma vida simples de bairro. O bar toca música boa, trabalha com produtores artesanais, desde o chope IPA, passando pelo queijo canastra e a linguicinha curada. Instalado em um bairro residencial, avisa: fecha cedo e mantém o volume das pickups em nível razoável.
Avenida Professor Alfonso Bovero, 382, Sumaré, (11) 2769-0083.


Fel

Bar com clássicos da coquetelaria revisitados. Músicas tristes e pouca luz compõem o ambiente intimista.
Avenida Ipiranga, 200, térreo 69, República, (11) 3237-2215.


Garagem da Pompeia

Exatamente como informa o nome, o bar funciona na garagem de uma casa em uma rua tranquila do bairro da Pompeia. Sanduíches de carne louca e rosbife, escondidinho de carne seca, piadinas e bruschettas compõem o cardápio com drinques bem preparados e a cerveja gelada que fazem o espaço sempre muito disputado.
Rua Dr. Miranda de Azevedo, 58, Pompeia, (11) 98743-9229.


A Gruta Bar

Desde 1980, a casa descontraída funciona no porão de um prédio no centro de São Paulo. Além da vasta opção de bebidas, tem petiscos e diversão na certa com bilhar, jogos de tabuleiro (xadrez, dama, gamão), cartas, dominó e pôquer.
Rua Major Quedinho, 112-A, Centro, (11) 3231-0185.


Igrejinha

Desde 2012 o bar recebe os clientes como amigos, como se estivessem em casa. O ambiente acolhedor, com sofazinhos e pouca luz, tem no cardápio drinques clássicos bem preparados e petiscos de dar água na boca.
Rua Fernando de Albuquerque, 302, Consolação, (11) 2769-8794.


Kaia

DivulgaçãoNascido como projeto de cozinha itinerante em São Paulo, em 2015, hoje atende numa das mais charmosas regiões da cidade. O respeito à tranquila vizinhança valoriza o bar que, além das receitas elogiadas, promove cultura. Uma loja organizada pela Sabiá Discos e um brechó comandado pelo projeto Rita Lee Foi Passear dividem espaço com as mesas. Drinques e comidas – com opções veganas – têm preços justos. A água é cortesia. Destaque para a maionese e o catchup da casa.
Rua Marquês de Itu, 413, Vila Buarque, (11) 3222-2075


Lola Bar 

Divulgação

Bar e espaço cultural que se define como um lugar para se olhar e conversar, embalados por arte e muita música boa. As paredes são obra da artista Tais Forner. Livros de escritores contemporâneos da cena independente, assim como artes plásticas em exposições periódicas fazer parte do ambiente muito elogiado. No cardápio, cerveja geladíssima, drinks, porções e sanduíches criativos, para todos os gostos. E tudo a preços justos. Bem próximo ao Metrô Marechal Deodoro.
Rua Brigadeiro Galvão, 469, Barra Funda, (11) 3476-9294


Mandíbula

Ampla área externa e grafite nas paredes compõem o espaço. Boa música e excelentes drinques, com destaque para o gim tônica, são os destaques desse bar que fica dentro da Galeria Metrópole. Por isso, atenção aos horários de entrada para não perder a viagem: até às 22h de segunda a quarta e até meia-noite quinta e sexta. Sábado, os bares não abrem à noite e a galeria fecha às 18h.
Praça Dom José Gaspar, 106, Piso 2, cj. 40, República, (11) 3129-3556.


Mercearia São Pedro

Desde 1968 é uma mistura de boteco, livraria e armazém. Com uma área ao ar livre e mesas na calçada, serve almoço e bons petiscos, como os pastéis quentinhos. Boa opção para tomar uma cerveja gelada nas tardes de sol.
Rua Rodésia, 34, Vila Madalena, (11) 3815-7200.


Metropol

Clima alternativo, com música ao vivo, petiscos, cervejas e drinques clássicos.
Rua Bento Freitas, 290, República.


Mundo Pensante

Centro cultural que integra bar, alimentação, palco para apresentações musicais e uma varanda. O Mundo Pensante investe seus recursos na difusão da arte em eventos variados que passeiam do jazz ao samba, do show intimista a festas que vão até o sol nascer.
Rua Treze de Maio, 830, Bixiga, (11) 5082-2657.


Ó do Borogodó

Desde 2001 é um dos principais espaços do samba, do choro e outros ritmos brasileiros. Uma casa simples com música de qualidade, cerveja gelada e petiscos para acompanhar.
Rua Horácio Lane, 21, Pinheiros, (11) 3360-0303.


Paribar

O ano era 2005 e a ideia era fazer um café no centro de São Paulo. No mesmo lugar, durante muitos anos, funcionou o famoso Paribar, espaço de efervescência cultural nas décadas de 1950 a 1970. Assim ressurgiu o bar, entre as colunas onde beberam e festejaram intelectuais, poetas e boêmios. Carta de bebidas clássicas e cardápio com pratos muito bem feitos e petiscos como o famoso torresmo à milanesa.
Praça Dom José Gaspar, atrás da Biblioteca Mário de Andrade, Centro, (11) 3159-0219.


Pau Brasil

O bar existe há 14 anos e se consolidou como um local de resistência do samba antigo. Aberto de quinta-feira a domingo com rodas abertas e democráticas. O espaço é amplo, com dois andares e quintal interno, decorado com caricaturas de sambistas que passaram pela casa.
Rua Fidalga, 23, Vila Madalena, (11) 99549-4218.


Presidenta

Bar e espaço cultural, tem área para dançar e promove várias festas ao longo da semana.
Rua Augusta, 335, Consolaçãopresidentabar@gmail.com.


Prosa e Vinho

divulgação

Consumir vinho é um prazer e pode ser feito em um lugar acessível, democrático e inspirado em pessoas. Assim é o Prosa e Vinho, espaço integrador, plural e sem o glamour que muitas vezes incomoda. Versáteis e heterogêneos, avisam os idealizadores do espaço, não temos rótulos e não rotulamos.
Avenida São Luís, 187, piso 3 da Galeria Metrópole, loja 1, Centro, (11) 3151-3692.


Por um Punhado de Dólares

O bar e cafeteria tem decoração bacana e ótimas opções no menu de cafés, sanduíches artesanais, petiscos e cervejas.
Rua Nestor Pestana, 115, Consolação, (11) 3214-5891.


Sabelucha

O café, conhecido por suas posições de esquerda, tem doces e salgados imperdíveis. Destaque para o cannoli. Também vale para tomar uma boa cerveja gelada.
Rua 13 de Maio, 580, Bixiga, (11) 3251-3797.


2 Santo Bar Musical

Entre 1971 e 1979, em plena ditadura, o Bar do Amorim enchia a calçada da Rua Augusta e incomodava o espírito sisudo daquela época. Em janeiro de 2012, Amorim retoma seu sonho com o 2 Santo Bar, na esquina das ruas São Vicente e Santo Antônio. As cachaças, a cerveja sempre gelada, o sanduíche de pernil e o escondidinho de carne seca se somam como atrativos do bar que tem ainda um palco onde músicos de excelente qualidade de apresentam semanalmente.
Rua São Vicente, 157, Bela Vista, (11) 3115-1903.


Sol y Sombra 

Divulgação

Inspirado pelo escritor uruguaio Eduardo Galeano, o Sol y Sombra é um bar para viajar por todo continente. No cardápio, porções e drinks tradicionais latino-americanos. A decoração homenageia lendas do futebol, da política, música e cultura. O ambiente descontraído e acolhedor avisa haver uma inclinação à esquerda. Destaque para a cerveja Lula Livre, da Cervejaria Rock n’ Bräu, a mesma do Bar do Omar, no Rio. Água é 0800, para tomar sempre que precisar e lembrar.
Rua Santa Madalena, 250, Bela Vista, (11) 99135-9767


Soteropolitano Bar e Restaurante

Um pedacinho da Bahia em São Paulo. O espaço, com excelente cozinha, cerveja gelada e caipirinhas, mudou da Vila Madalena para a Vila Romana, mas a qualidade é a mesma.
Rua Marco Aurélio, 451, Vila Romana, (11) 3034-4881.


Sucesso’s Bar

Conhecidos pelo litrão barato, os combos com desconto e o salgado gostoso, o bar é frequentado por jovens que aproveitam as promoções da casa. Música ao vivo quatro vezes na semana e para todos os gostos: forró, samba, choro, disco. Confira o humor nos vídeos compartilhados. Destaque para o Samba do Desempregado e o Bailão Preto da Democracia.
Rua Dr Cesário Motta Junior, 580, Vila Buarque, (11) 2538-0065.


Sputnik Bar

O forte apreço ao retrofuturismo na decoração e referências espaciais e soviéticas são a cara dos quatro ambientes: bar/restaurante, lounge, karaokê e pista de dança. A carta de drinks conta com mais de 20 rótulos de vodka, além de cervejas e drinks para acompanhar o cardápio cheio de quitutes.
Largo do Arouche, 330, República, (11) 2924-5083.


Tabuleiro do Acarajé

Ambiente simples e informal, atendimento de primeira para quem saboreia o legítimo acarajé baiano, sequinho, crocante. De sobremesa a cocadinha de dar água na boca.
Rua Jesuíno Pascoal, 30, Santa Cecília, (11) 96534-3931.


Tamarineira

O bar, que tem no samba sua razão de existir, traz no nome uma homenagem à árvore, que de dentro do Cacique de Ramos cobriu e inspirou grandes nomes do ritmo brasileiro. “E até as Tamarineiras são da poesia guardiãs”, dizia Luiz Carlos da Vila. A casa a serviço da Música Popular Brasileira funcionava na Rua Horácio Lane, em Pinheiros, mas foi fechada e agora faz eventos esporádicos enquanto procura um novo espaço. Quer saber onde? Entre em contato pelo (11) 94146-3606.


Tap Tap

Cervejas especiais e importadas, na temperatura certa. Ambiente muito agradável, atendimento qualificado. São 16 torneiras de chope para consumir com o amendoim que é servido à vontade! No cardápio, lanches considerados fantásticos pelos frequentadores.
Rua da Consolação, 455, Consolação, (11) 98594-8364.


Teatro de Conteiner Mungunzá

Construído com 11 contêineres, o teatro é polo cultural, com ingressos gratuitos ou a preços acessíveis. Uma horta hidropônica e uma lanchonete vegana e vegetariana compõem o espaço frequentado pelo público local (vizinhos, lojistas e pessoas em situação de vulnerabilidade social), artistas, educadores e pesquisadores.
Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, (11) 97632-7852.


Terremoto Bar

Cerveja a preço justo e geladíssima. Lugar intimista e familiar para encontrar amigos e molhar as palavras. O Terremoto Bar é a sede do Moto Clube Andarilhos Paulistanos com 15 anos de estrada. Encontro semanal todas as sextas com bandas cover de rock.
Rua Santa Rosa do Viterbo, 215, Freguesia do Ó.


Titus Bar – Cervejas Especiais

divulgaçãoUm bar aconchegante e charmoso com carta especialíssima de cervejas, petiscos caprichados e música ao vivo em alguns dias. Abre também para o almoço. O ótimo atendimento é destaque para os frequentadores.
Rua Rocha, 370, Bela Vista, (11) 3384-5595.


Toca da Capivara

Um bar inspirado nas capivaras que ainda perambulam pela cidade e mantêm o seu espaço. Assim, a Toca quer manter acesa a vocação boêmia do bairro. Com atendimento muito elogiado, samba de primeira, cerveja gelada, caldinho de feijão e cuscuz (inclusive vegano) para petiscar, além do bolinho de areia que é impossível comer um só.
Rua Major Diogo, 865, Bela Vista, (11) 4329-9998.


Van Grogh Bar

divulgação

A decoração charmosa atrai a atenção do pub que recebe destaque, ainda, pelo preço justo no cardápio com comidinhas gostosas e cerveja sempre gelada. O repertório musical e o ótimo atendimento completam as indicações.
Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 569, Vila Buarque, (11) 99348-2086.


Em Amparo


Dacapivara Bar

Fundado em 2017, fica às margens do Rio Camanducaia. O boteco descolado serve chopes e cervejas artesanais que podem ser curtidos no balcão ou nas mesas na calçada escutando um bom som tocado por artistas locais. Mesa de bilhar para quem gosta de bater uma bolinha.
Avenida Francisco Prestes Maia, 1.118, Centro, (19) 98809-8689.


Paidéia Bar

O nome do bar vem da ideia grega, ligada a um ideal de formação que procurava desenvolver o homem em todas as suas potencialidades, para ser um cidadão melhor. Assim, é um espaço para pensar o novo, o inusitado, via ideias, sugestões e críticas daqueles que frequentam o bar e imaginam esse lugar ideal. Integrado à rua, à praça e à comunidade onde se localiza, abre todos os dias das 18h às 23h. Moela, pastéis de fubá, quibes, provoquibes, almondêgas, frios, porções, bolinhos de bacalhau, de feijoada e outros quitutes no cardápio para acompanhar cervejas, vinhos e destilados sempre na temperatura ideal.
Rua Sete de Setembro, 36, Centro, (19) 99711-8189.


Em Campinas


Adega Santo Antônio 

divulgação

Desde 1967, esse restaurante, bar e pizzaria é tradicional na região. Tem cozinha e ambiente muito elogiados, além de preços populares, inclusive para bebidas, como vinhos e cervejas.
Avenida Dr. Ângelo Simões, 570, Ponte Preta, (19) 3235-1650.


Ateliê Cozinha Lá em Casa

divulgação

Tem como âncora a produção de geleias e antepastos artesanais. Promove oficinas ligadas a permacultura, agricultura orgânica e eventos com comidas naturais e boa música. Apoia o pequeno produtor e pesquisa comidas de matrizes africanas. A casinha de adobe fica num terreno cheio de árvores, em ambiente agradável, também para crianças.
Rua Aldo Grigol, 600, Chácara Guará, Barão Geraldo, (19) 99177-8783.


Bar do Manoel – Estrela Dalva

divulgação

Preços populares nas bebidas e cardápio maravilhoso, como o jiló preparado de formas inacreditáveis, segundo os frequentadores. O ambiente simples e alto astral são destaque, assim como os caldos. Sarau da Dalva nas segundas quartas-feiras do mês. E nos terceiros sábados do mês rola o Samba do Maneco.
Avenida Lafayete Arruda Camargo, 767, Parque São Quirino, (19) 3296-4912.


BarDellas 

divulgação

Administrado por mulheres, o espaço é aconchegante, simples, com cara de boteco, para se sentir à vontade. A cerveja gelada acompanha porções dcomo o bolinho de feijoada, o de jiló, o croquete de berinjela. Atendimento muito elogiado.
Rua Rodolfo Liner, 10, Jardim Londres, (19) 98733-8487.


Embrev 

divulgação

Em três endereços, o bar é descrito como um lugar tranquilo, agradável, descontraído e com preços justos. A cerveja sempre gelada e o atendimento são elogiados pela clientela.
Rua Hermantino Coelho, Mansões Santo Antônio, (19) 98816-1446; Avenida Atílio Martini, 506; e no balão do Campus 1 da PUC.


Espetinhos do Beto

Local simples, aconchegante, com música boa, espetinhos muito elogiados e cerveja sempre gelada. Preço e atendimento são destaque dos clientes.
Rua Marcelo Ferreira Albiere, 564, Parque Vila União, (19) 99417-8726.


Livres – Rede de Produtos do Bem

Para viabilizar o consumo de alimentos sem agrotóxicos, a Rede de Produtos do Bem criou um novo modelo de produção, comercialização e logística. Assim nasceu o Livres, plataforma que organiza grupos de consumidores, feiras e lojas que funcionam em sistema de permutas de prestação de serviços, créditos solidários, dentre outros. O sistema integra produtores e consumidores, eliminando o intermediador capitalista, com o objetivo de promover o acesso da população a produtos do bem. O espaço também conta com bar e restaurante onde comida e bebida com veneno não têm vez.
Rua José de Campos Novaes, 277, Guanabara, (19) 2117-7969.


Mestre dos Espetos

Espetinhos, cerveja gelada e outras bebidas acompanhadas de boa música tocada em discos. Ambiente livre de opressão.
Rua Piquete, 1.265, Jardim Itamarati, (19) 99899-1516.


Namaste Salad 

Divulgação

Almoço em ambiente tranquilo e a preço justo. O espaço oferece pratos e sucos bem preparados e saborosos, com produtos orgânicos e da agricultura familiar. Tem opções para veganos. Quadros em homenagem à lida dos trabalhadores rurais compõem a decoração. Atendimento muito elogiado.
Rua José Martins, 751, Barão Geraldo, (19) 3289-4178


Projeto Saberes e Sabores

Projeto de transmissão de saberes e valorização da cultura negra a partir do (re)conhecimento da culinária afro-brasileira. Assim se define o espaço que tem no cardápio, acarajé, caipirinha tradicional e temperadas, porções, lanches, drinques africanos. Sabores, atendimento e ambiente muito recomendados pelos clientes.
Avenida Anchieta, 235, Centro, (19) 99320-8827.


Sindicato Bar

Espaço da massa, especializado em comidas de boteco, porções, caldos, drinks, música de qualidade e gente boa. Assim o bar se define em suas redes sociais. E os frequentadores concordam. Ambiente descontraído com sinuca e o velho rock and roll.
Rua Armando Sebastião Bonomi, 168, Vila Santa Isabel, (19) 99290-2199.


Stout Café, Cultura e Bar

O bar acolhedor, com mesas na calçada, cercado por uma mangueira e um chorão, é elogiado pelo ambiente agradável e pela qualidade das comidinhas a preço justo. A música ao vivo e as muitas opções de cervejas sempre geladas são destaque dos frequentadores. Serve também café da manhã, almoço, outras bebidas e café.
Rua Gilberto Pattaro, 105, Barão Geraldo, (19) 99248-5523.


Tia Bel Petiscos e Massas

Arte, gastronomia e amigos. Esse o lema do espaço que serve almoço e jantar. A cerveja sempre gelada, o ambiente agradável e o preço justo são destacados pelos frequentadores.
Rua Dr. Álvaro Ribeiro, 441, Ponte Preta, (19) 3264-5396.


Vigas Bar

Também conhecido como Bar da Márcia, o local é ponto de concentração antes e depois de grandes atos e manifestações democráticas. Afirma servir o melhor pastel tradicional da cidade.
Avenida Francisco Glicério, 481, Centro, (19) 3234-4526.


Vila Bambu

Os clientes elogiam a combinação perfeita entre música boa, culinária caseira, cerveja gelada e amizade. A boa comida se mistura aos eventos de cultura e arte. Destaque para o bom atendimento.
Rua Eleutério Rodrigues, 308, Vila Nova, (19) 3307-5199.


We Can Veg It

Amplo espaço no bairro Guanabara, com o mesmo foodtruck que deu início ao projeto em 2016. Abriga bar e loja com diversas marcas veganas de pequenos produtores, empreendedores, ativistas, artistas, artesãos. Promove eventos e festas com expositores veganos, atividades e cursos. Apaixonados por hambúrguer, batata frita e coisas boas que fazem as pessoas sorrirem e viverem bem, querem mostrar a todos as possibilidades e sabores veganos. Comida elogiada, preços justos.
Rua Dr. Barros Monteiro, 202, Jardim Guanabarawww.instagram.com/wecanvegit/?igshid=15bamraxwje6x.


Em Itanhaém


Espaço Ovni

Sede da marca OVNI Surf & Skate, de simuladores de surf (únicos no mundo) e skate, é também uma loja e um bar temático. Em funcionamento desde abril, é o único no estilo no litoral paulista. Os proprietários definem o Ovni como um lugar democrático, um polo cultural com espaço para bandas autorais e hardcore, hip hop e mais. A música rola o tempo todo, bom para curtir a pista de dança ou a área externa. O sanitário unissex tem a preocupação de não constranger frequentadorxs trans.
Rua Peruíbe, 766, Cibratel, (13) 98140-7500.


Em Leme


Choperia Zero Grau

São 26 anos de dedicação à boa comida e à roda de amigos, afirmam os proprietários em suas redes sociais. Músicos, boêmios, famílias, colegas de trabalho encontram na choperia um espaço de diversão. O atendimento atencioso merece destaque entre os frequentadores.
Avenida 29 de Agosto, 700, Centro, (19) 3571-4576.


Em Ribeirão Preto


A Fábrica de Extintores

A casa de eventos foi fundada em uma antiga fábrica de extintores. Funciona aos finais de semana, sempre às sextas e sábados, e esporadicamente às quintas e domingos. Bandas de rock se apresentam na “garagem”, com palco de alvenaria e sonorização específica. No quintal, rodas de samba, choro, forró. O astral do espaço é super elogiado, assim como o atendimento, e os comes e bebes gostosos e a preços acessíveis.
Rua Flávio Uchôa, 2.151, Campos Elísios, (16) 99134-8696.


Armazém Baixada

Casa de música na região central da cidade, contempla ritmos como samba, pagode, rap e forró. Bar com mezanino, exposição de artes. E avisa: é um espaço que se propõe democrático e preza pelo respeito a artistas e público. Variedade de cervejas sempre legadas e a preços justos.
Rua Duque de Caxias, 141, Centro, (16) 99251-5127.


Cineclube Cauim

Entidade sem fins lucrativos criada em 1979, tornou-se ponto de cultura com a criação dessa política pública pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva em 2004. Promove cursos de formação para jovens e mantém uma sala de cinema com 900 lugares, descrito como o maior projeto de popularização da sétima arte no país. No bar, música ao vivo, chope gelado e preços justos, elogiam os frequentadores.
Rua São Sebastião, 920, Centro, (16) 3441-4341.


Egrégora

Cerveja sempre gelada, música boa, conhecimento e sabedoria. Os clientes do espaço cultural elogiam a “vibe” da casa, o atendimento, a escolha das bandas. O local abriga ainda um estúdio musical, aluga instrumentos e equipamentos musicais. Ponto de troca de livros, discos e quadrinhos e de venda de trabalhos artísticos e artesanais.
Rua Pompeu de Camargo, 282, Campos Elíseos, (16) 99194-9384.


Galpão 20

A casa de eventos é uma iniciativa cultural muito elogiada pelos frequentadores, assim como a boa música e o atendimento. Fácil acesso às bebidas e comidinhas, a preço justo.
Rua Marquês de Pombal, 20, Campos Elísios, (16) 98810-4542.


Memorial da Classe Operária

O Memorial da Classe Operária – UGT é um patrimônio histórico, cultural e arquitetônico tombado em 2003 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural de Ribeirão Preto. Casa de eventos e sede de projetos culturais, tem entre seus objetivos fomentar a cultura e contribuir para as lutas por uma sociedade mais justa e democrática. Para arrecadar recursos que servem à manutenção do Memorial, promove festas noturnas muito elogiadas e com respeito à diversidade.
Rua José Bonifácio, 59, Centro, (16) 3610-8679.


Em Santo André


Apostrophe

O espaço é voltado para a boa música e gastronomia. Quarta-feira é dia de jazz. Cerveja sempre gelada.
Rua Coronel Ortiz, 290, Centro.


Meio Natural

O bar que comemora 35 anos de existência atrai a clientela fiel à sanduicheria de qualidade. O clima praiano, com mesas na calçada e coqueiros em volta, combina perfeitamente com a cerveja gelada, os sucos e as caipirinhas.
Rua Haddock Lobo, 316, Jardim Bela Vista, (11) 4437-3754.


Mocergo

Estética rock’n roll, cardápio, drinques e cervejas muito elogiados. O bar toca rock, metal, hardcore, punk.
Rua Siqueira Campos, 1.039, Centro.


Red Light Duplex Centro Cultural

Arte, drinques, cervejas, lanches e porções. Tudo com muita qualidade, preço justo e um som de primeira.
Rua Senador Flaquer, 845, Centro.


74 Club

If you are, racist, sexist, homophobic or an asshole…don’t come in!!! O aviso está no face do bar que ainda recebe muitos elogios pela qualidade da bebida e dos petiscos. Rock de porão ao vivo com cover de clássicos e da cena alternativa.
Rua Itobi, 325, Vila Alpina.


Em São Bernardo do Campo


Adoniran

Típico botequim paulista traz no cardápio algumas das receitas preferidas de Adoniran. O torresminho crocante, o bolinho artesanal com tempero caseiro na medida certa, boa cachaça, suculenta feijoada aos sábados, cerveja gelada. Tudo isso acompanhado de música de ótima qualidade, samba de raiz e chorinho ao vivo.
Avenida Kennedy, 579, Jardim do Mar, (11) 2598-5050.


Bar da Rosa

Parte da história da construção do PT e da CUT, o Bar da Rosa funciona no mesmo local há 50 anos, a poucos metros da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Até hoje, lideranças políticas da região e de todo o país debatem política e analisam a conjuntura nas suas mesas. Tudo sempre acompanhado de petiscos, uma boa cachaça e cerveja gelada, como gosta um antigo frequentador: Luiz Inácio Lula da Silva.
Rua José Bonifácio, 684, Centro, (11) 4127-2512.


Bar Ferradura

Espaço de cultura e resistência. Destaque para as rodas de samba, as caipirinhas e a cerveja gelada.
Rua Professor Gieg, 15, Vila Tupi, (11) 4330-9468.


Bar Mundo Livre

Música boa, decoração com referências de quadrinhos, filmes, séries. No cardápio, comidas deliciosas, inclusive com opções veganas, cerveja gelada, drinques variados e preços justos.
Avenida Francisco Prestes Maia, 1.350, (11) 99383-8869.


Kazaveia Bar

Casarão da década de 30, com decoração de época, boa música e atendimento de primeira. Destaque para as caipirinhas e porções bem servidas e com preço justo.
Rua General Osório, 121, Centro, (11) 94888-6234.


Em Santos


Associação Cultural José Marti

divulgação

Casa plural, democrática e suprapartidária foi criada em 2012. É um espaço de formação, informação, discussão e recreação para todos e todas que se interessam pela cultura cubana, sua língua, culinária, danças. Promove debates, sessões de cinema e, a cada 15 dias, o samba Esquerdantina.
Rua Joaquim Távora, 217, Marapé, (13) 3307-1494 .


Porto Circense

Associação cultural sem fins lucrativos, visa a transformação social por meio da arte. Promove cursos, espetáculos e vivências culturais. O espaço acolhedor, descontraído e cheio de alegria serve ainda comidinhas com preço bem legal além da cerveja bem gelada. Destaque para o ótimo atendimento.
Avenida Almirante Cochrane, 404, Embaré, (13) 99713-3593.


Em São José do Rio Preto


La Cancha

Amantes de futebol e de cerveja têm diversão garantida nesse pub. Campeonatos são transmitidos pelas TVs, ao sabor dos drinques e das diferentes marcas de cerveja, além dos pratos inspirados nas comidas de estádio ao redor do mundo. Um diferencial: lá os clientes compram suas fichas, fazem seus pedidos e retiram no balcão.
Rua Independência, 3.387, Centro, (17) 99629-1875.


Em Sorocaba


Casa da Frida

Divulgação

Desde 2014, mexicanos e brasileiros unem-se num ambiente aconchegante e familiar. Um bar de resistência, que mantém uma biblioteca. A boa música e a comida recebem nota 10 dos clientes, que destacam o ótimo atendimento. Cerveja sempre gelada para apreciar a decoração típica que conta um pouco da vida e obra da pintora mexicana Frida Kahlo.
Rua João Ferreira da Silva, 1.129, Além Ponte, (15) 98823-0397


Em Ubatuba


Café Pagu

A casa apoia a agricultura local e solidária. Todas as quartas-feiras recebe a feira agroecológica local e, uma vez por mês, promove a Feira do Bem, do Coletivo Florescer, com arte, literatura e artesanato. Ponto de distribuição do pré-assentamento do MST em Lagoinha, a casa serve, ainda, peixes e frutos do mar, obtidos primordialmente da pesca artesanal local. Além da comida e da música de qualidade, o ambiente é inclusivo, com total respeito às diferenças. Opções vegetarianas e veganas, com destaque para a coxinha de jaca.
Rua dos Pescadores, 20, Vila dos Pescadores, (12) 98150-3277.


RIO DE JANEIRO


Rio de Janeiro


Alquimia

Bar com cerveja gelada e que serve “os melhores crepes do mundo”, segundo os frequentadores, além de maravilhosos sanduíches. “Lugar de amigos, para levar amigos e fazer amigos”, em tardes e noites agradáveis com muita música e bebidas.
Largo das Neves, 11, Santa Teresa, (21) 99873-4162.


Armazém do Campo

Também no Rio, o Armazém comercializa alimentos e produtos da agricultura familiar, dos assentamentos da Reforma Agrária, orgânicos. O espaço serve ótimas refeições e aos finais de semana tem música para acompanhar a cerveja gelada e as cachaças pra lá de especiais.
Avenida Mem de Sá, 135, Lapa, (21) 2221-5865.


Banca do André

A banca de jornal e de conveniência, localizada na Cinelândia, entre a Biblioteca Nacional e o Centro Cultural da Justiça Federal, é um espaço aberto para eventos culturais. Jazz, samba, slam, e ainda cerveja gelada para animar a festa. Nas redes sociais, só elogios para o André.
Rua Pedro Lessa, 1, esquina com Avenida Rio Branco, Cinelândia, (21) 98067-9494.


Bar da Gema

Nascido em fevereiro de 2009, na Tijuca, o autêntico botequim tem chão de cimento queimado, balcão, cerveja de garrafa e cachaça. Iniciativa de recém-formados em gastronomia, recebeu vários prêmios, dentre eles o de campeão do Comida di Buteco de 2011. O cardápio criativo encanta. Destaque para o Pastel de Feijão, a Polentinha com Rabada ou o Atoleiro Carioca.
Rua Barão de Mesquita, 615, Andaraí, (21) 3549-1480.


Bar Madrid

Cerveja gelada, comida boa, batidas excelentes, bons preços, galera responsa. Assim os clientes descrevem o bar que serve pratos executivos e petiscos, com mesas de madeira na calçada.
Rua Almirante Gavião, 11, Tijuca, (21) 3594-8526.


Bar do Omar

O bar já é ponto turístico no Rio de Janeiro, para quem é de esquerda. Suas boas tiradas, como a conta que vem com recados contra o golpe e o governo Bolsonaro, tornaram a casa conhecida. Ótimos petiscos, cerveja sempre gelada e as cachaças combinam bem com o boteco que tem rodas de samba, mesinhas na varanda e belíssima vista da zona portuária.
Rua Sarah, 114, Santo Cristo, (21) 95905-0680.


Bar do Serginho

Esse é o apelido do Bar e Mercearia Rio Zela, fundado em 1968. Ponto de encontro de vizinhos e amigos que podem suprir necessidades básicas de suas casas e tomar uma cerveja para discutir os destinos do Brasil, do Rio de Janeiro e do bairro de Santa Teresa. Abre todos os dias, inclusive com café da manhã. Pizzas, sanduíches, salgados e frios especiais completam o dia. Ambiente familiar, limpo, laico e acolhedor, com música ao vivo pelas calçadas, às vezes.
Rua Dias de Barros, 2ª, Santa Teresa, (21) 2509-6957.


Bip Bip

RBA
O Bip Bip é um templo da boêmia carioca, fundado em 1968. Alfredo Jacinto Melo, o Alfredinho (1944-2019), patrimônio do samba e do ativismo democrático, comprou o bar em 1984 e dele cuidou até sua morte, em 3 de março deste ano, um sábado de carnaval. O bar segue em frente. Abre diariamente às 20h para reverenciar o samba, o choro, a música, o respeito. O vinho, a cachaça, o uísque ou cerveja gelada são self-service. O freguês pega, “marca” na conta e acerta no final, em dinheiro. Em vez de aplausos, estalidos de dedos homenageiam os músicos. Uma forma de não incomodar a vizinhança, já que quem assiste, fica na calçada.
Rua Almirante Gonçalves, 50, Copacabana, (21) 2267-9696.

“Saudade dos Meus Botequins”, de Paulinho do Cavaco e Luiz Pimentel, entoado no Bip Bip


Botequim Vaca Atolada

A embaixada carioca, lugar para ser feliz. Assim se define o Vaca Atolada, que serve ótimos petiscos, chope em noites de samba de raiz muito elogiadas. A decoração colorida dá o tom ao ambiente alegre e animado.
Avenida Gomes Freire, 533, Centro, (21) 2221-0515.


Casa Porto

Além dos pratos muito elogiados servidos em ambiente descontraído, a casa mantém uma estante enorme com livros que podem ser trocados. Samba do bom em um espaço boêmio e de resistência dos movimentos lgbtqs, feminista, negro e dos artistas de rua.
Largo São Francisco da Prainha, 4, Saúde, (21) 97273-0502.


Casa Sol

Um lugar de luz, um bom lugar para estar, em tempos de cólera. Assim os frequentadores definem o espaço que oferece oficinas de música, sessões de cinema, além da Domingueira na Laje, com pratos imperdíveis.
Largo das Neves, 11, Sobrado, Santa Teresa, (21) 3577-4839.


Casoteca no Pardieiro Carioca

Um lounge bar, um salão onde as pessoas podem se encontrar, interagir de uma maneira relaxada e desfrutar de algumas bebidas. Música boa, jogo de luzes em ambiente temático e lindamente decorado. Os clientes destacam o preço barato e os ótimos drinques.
Rua Tavares Bastos, 78, casa 1, Catete, (21) 99231-8008.


Costelas 

Divulgação

Ambiente simples e agradável, atendimento simpático e preço justo. O bar há três anos funciona na garagem de uma casa, que só abria aos finais de semana e passou a atender também às quintas e sextas, a partir das 17h. O professor Rodrigo Mendes serve costelas de boi e porco assadas no bafo e douradas na brasa, com molhos Barbecue, Lemon Pepper e Chimichurri. Cerveja sempre trincando acompanha pastéis de costela, pães de alho e a kafta temperadíssima e recheada com queijo. Rua Sampaio Ferraz, 43, Estácio, (21) 98133-7428


Feiras de Laranjeiras

divulgaçãoEspaços de feira livre do bairro onde Bolsonaro não venceu a eleição se transformam em praça de choro e de samba, muito bem frequentadas e rodeadas de barracas de beliscos, chopes artesanais e aperitivos tradicionais.
Aos sábados, o  chorinho bem tocado vai das 12h às 15h, na praça entre as ruas Belisário Távora e General Glicério. Aos domingos, o coreto é armado na Praça São Salvador. Além do mais, a região é rodeada de bares convidativos e amigáveis.


La Fiorentina

divulgação

Ponto de encontro de intelectuais, jornalistas e artistas desde 1957, o restaurante italiano serve ótimos pratos e deliciosos petiscos para acompanhar a cerveja gelada, drinques e vinhos, nas mesas em arejado recinto interno ou na calçada de frente para a praia do Leme.
Avenida Atlântica, 458 A, Copacabana, (21) 2543-8395.


Olho da Rua

Divulgação

O espaço combina galerias de arte, café, bistrô, ateliê e loja de design com área para eventos, cursos, oficinas, tudo sob conceito de multiculturalidade. Essa conexão dá ao local uma função de transformador social, com a arte como protagonista. Construído com material reciclado, reafirma um processo de comunicação no qual a arte precisa estar conectada às vozes de mudança que chegam das ruas. Atendimento muito elogiado. Rua Bambina, 6, Botafogo, (21) 2051-4679


Marchezinho

Bistrô, bar e mercearia, o espaço intimista é dedicado à boa comida e bebida. Os ingredientes e quitutes chegam direto dos produtores nacionais, com qualidade, pelo prazer de comer e beber bem. Maravilhosos tapas, drinks, vinhos, cervejinha artesanal gelada e sobremesas fresquinhas para acompanhar um delicioso café.
Rua Voluntários da Pátria, 46, Botafogo, (21) 3083-6187.


Palco 145

Comida boa, shows, cachaças especiais e exposições. Assim se apresenta o bar instalado em casario antigo, do final do século XIX. A artista Rosângela Si montou um espaço aconchegante para diversos gostos e total respeito à diversidade. A partir do meio-dia, por apenas R$ 13, comida caseira da casa em um prato feito com amor e sabor. À noite, cerveja gelada, petiscos deliciosos, cachaças especiais, iluminação temática e arte de qualidade. Música ao vivo, sarais de literatura, rodas de rap e hip-hop, oficinas de dança. Nas paredes, inspiradas criações de alguns dos melhores artistas plásticos do Rio de Janeiro.
Rua da Lapa, 145, Centro, (21) 98231-0108.


Raízes do Brasil

divulgação

O espaço do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) é misto de lojinha, bar, restaurante e local para reuniões e eventos. Organizado para integrar a agroecologia camponesa e a sociedade urbana, através da alimentação saudável, atividades culturais e hospedagem. Aos sábados tem Café Camponês, almoço e a Tarde de Petiscos, até as 19h.
Rua Áurea, 80, Santa Teresa, (21) 3081-4652.


Samba do Trabalhador

RBA

Segunda-feira é quando os músicos tiram a tarde e a noite de folga para se divertir e celebrar o ofício no tradicionalíssimo Renascença Clube, onde o compositor Moacyr Luz apresenta o Samba do Trabalhador. Desde 2005, toda segunda – exceto em festejos de Natal e Ano Novo – o sambista e seus convidados estão lá. Conheça aqui um pouco dessa história de resistência e energia cultural. Fundado em 1951, no Méier, como espaço que famílias negras pudessem frequentar sem sofrer preconceito, o clube mudou para o Andaraí em 1958.
Rua Barão de São Francisco, 54, Andaraí, (21) 3253-2322.

Abaixo, um encontro de Moacyr Luz e Teresa Cristina


Em São Pedro da Serra


Boteco Serrano

O espaço tem comida simples e gostosa, cerveja a preço justo e música boa. O boteco é também um ponto de cultura na cidade, com exposições artísticas e saraus. Bate-papo, música, poesia e alegria, elogiam os frequentadores.
Rua Rodrigues Alves , 179, Nova Friburgo, (21) 99712-4856.


Em Teresópolis


Brewzin

O Brewzin é um “botequinzin” que serve cervejas artesanais e também populares, além de boas cachacinhas a bom preço. Ambiente descontraído e bem decorado, com música boa e ótimas comidinhas, muitas feitas com produtos orgânicos dos produtores da cidade. Um bar definido pelos frequentadores como pleno de magia e encantamento, preocupado em movimentar a economia local e promover artistas de vários lugares em apresentações intimistas. Promove encontros LGBT, dia do bar só para mulheres, debates, cineclube, exposição de artes e são pet friendly.  Também workshops de produção cervejeira e outros produtos artesanais.
Rua Sloper, 232, Alto, (21) 97906-2727.


MINAS GERAIS


Em Belo Horizonte


A Obra

Bar dançante onde bandas alternativas, independentes e autorais dividem a semana com os melhores DJs da cidade. Música para todos os gostos: rock, pop, black, rap, soul, eletro, 80’s, 90’s, brega. Para refrescar, mais de 80 rótulos de cervejas nacionais e importadas.
Rua Rio Grande do Norte, 1.168, Savassi, (31) 3215-8077.


Armazém do Campo

Assim como em outras capitais do país, o Armazém do Campo de BH oferta mais de 250 itens da agricultura familiar, orgânicos comercializados a preços acessíveis. O espaço abriga ainda apresentações culturais, culinária da terra, feira de artesanato. Cervejas artesanais de primeira animam aquele encontro com os amigos.
Avenida Augusto de Lima, 2.136, Barro Preto, (31) 3267-3005.


Bar 41

Considerado um reduto dos defensores da democracia em BH, é um espaço agradável, com mesas na calçada. Não faltam cerveja gelada, petiscos e salgados gostosos. A diversidade musical e o atendimento carinhoso da família que cuida do espaço são destaque.
Avenida Brasil, 41, Santa Efigênia, (31) 3241-4341.


Bar do Orlando

Na ativa desde 1919, o longevo bar foi inaugurado originalmente como uma loja de artigos de pesca, já que na época da fundação ainda era possível tirar traíras e lambaris do Rio Arrudas, ali pertinho. Hoje, as prateleiras acomodam itens de mercearia. E o menu, trivial, lista porção de batatas assadas, torresmo de barriga e linguiça da roça, além de opções diferentes de deliciosos espetinhos. Área externa ideal para apreciar uma boa cerveja gelada.
Rua Alvinópolis, 460, Santa Tereza, (31) 3481-2752.


Bar do Xaxá

Ambiente acolhedor, com mesas na calçada e ótimo atendimento. Os frequentadores elogiam as porções, o preço bem acessível e cerveja sempre gelada.
Avenida Olegário Maciel, 474, Centro, (31) 3273-8024.


Curin Bar

Antiga borracharia, era ponto de encontro dos jornalistas da região do bairro Cachoeirinha, na década de 1960. Em 1982, o Curin Bar começa a alçar novos voos graças aos pratos caprichados. Sempre muito bem classificado nos prêmios da Comida de Boteco, com destaque para o Rabo Quente, prato composto por rabada com polenta e espinafre, para acompanhar a cerveja sempre gelada.
Rua dos Astecas, 2.722, Santa Monica, (31) 2528-1313.


Mi Corazón

Um pub com sotaque e ginga de boteco. Um boteco com pinta e vibe de pub. Assim o DJ e produtor cultural Adair Egídio define o Mi Corazón bar. O espaço idealizado por ele tem na boa música e na diversidade de público um dos seus pontos fortes. Instalado em um histórico casarão de 1965, o Mi Corazón abriu suas portas em outubro de 2017. Decoração irreverente e uma variada carta de drinks, cervejas artesanais e locais.
Rua Sapucaí, 511, Floresta, (31) 98897-7150.


Nada Contra

Um boteco novo com espírito de boteco antigo. Assim se define esse bar que aposta na cultura de balcão, do garçom simpático e na gastronomia das tradicionais estufas de Belo Horizonte com uma variedade de coisas para beliscar e espetar. O espaço é voltado à pesquisa e divulgação dos tesouros perdidos da música brasileira, à música brega, ao romantismo antigo do rádio, aos cantores e cantoras de dor do cotovelo desconhecidos do grande público. Um bar para rir ou chorar de amor com o copo lagoinha na mão e o palito na boca, para ser quem você é ou quem você quiser ser, explicam os proprietários em suas redes sociais.
Rua dos Aimorés, 629, Funcionários, (31) 98988-6857.


Restaurante do Ano

Ambiente descontraído e decoração moderna que se renova constantemente, o lugar é uma ótima opção para quem procura almoçar bem na região da Savassi. Ao longo da semana, o cardápio de comida contemporânea e almoços executivos traz sempre novas sugestões, além de opções de saladas combinadas, sobremesas e uma carta variada de coquetéis, vinhos e cafés. À noite a casa abre para para o happy hour.
Rua Levindo Lopes, 158, Funcionários, (31) 3327-6766.


Santo Boteco

O bar promete comidinhas de “casa de vó” feitas artesanalmente para acariciar o estômago e o coração. O espaço reúne famílias e amigos para um bom papo, com boa música em clima aconchegante. Atendimento elogiado e, no cardápio, destaque para as cervejas artesanais, a bochecha de porco e o bolinho de feijoada.
Rua Viçosa, 448, São Pedro, (31) 2520-3420.


Ursal Bar

Cervejinha, comes, bebes, diversidade, luta, afetos, boa música. O nome do bar já anuncia que o bom humor faz parte do cardápio. No dia da libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 8 de novembro de 2019, quem foi ao local vestindo vermelho ganhou uma caipirinha.
Avenida do Contorno, 3.479, Santa Efigênia, (31) 98485-9674.


Em Juiz de Fora


Bar DuChico

Os destaques são a língua de boi, o torresmo e os caldos. Ponto de encontro flamenguista, o bar é muito elogiado pelo ambiente agradável e a cerveja sempre gelada.
Rua Espírito Santo, 1.526, Paineiras(32) 3218-8033 e Rua Olegario Maciel, 1.147, Paineiras,(32) 3218-8033.


Bar do Abud

Especializado em cozinha árabe, é o ponto de encontro dos petistas na cidade. Os preços justos, a qualidade da comida, a cerveja sempre gelada e a simpatia no atendimento são destaques dos frequentadores.
Rua Oswaldo Aranha, 76, São Mateus,(32) 3215-7368.


Em Uberaba


Bar do Té Tebera

Um bar onde amigos se encontram para tomar cerveja gelada acompanhada por amendoim e um bom caldo de mocotó, caldo de feijão branco com frango desfiado, torresmo. Afeto e boa música também fazer parte do cardápio.
Rua Menino José de Almeida 515, Boa Vista, (34) 99645-2992.


Em Varginha


Jardim Elétrico

Garantia de muita música boa, gente bacana, diversão e alegria até altas horas da madrugada. Essa é a promessa do pub que é também uma casa de música com qualidade, diversidade e para todos os gostos: do rock à MPB, do pop ao samba, ao forró. Oferece petiscos e porções variadas, burgers artesanais, pizza na frigideira, drinks e muita cerveja gelada. Área externa para quem quer um conforto a mais.
Rua André dos Réis, 48, Jardim Orlandiajardimeletricobar@gmail.com.


Lokomotiv

Em frente à estação ferroviária, o espaço cultural abriga atividades de música, dança, idiomas, yoga, teatro, ações literárias, além dos eventos no bar. Os clientes definem o lugar como muito agradável e com bom atendimento.
Rua Presidente Alvaro Costa, 234, Centro, (35) 98710-5813.


Maracá

Espaço alternativo de entretenimento, cultura e lazer. Assim as proprietárias, integrantes de grupo de Maracatu, definem o bar. Um ambiente diferenciado, agradável e aconchegante, com boa música. Atendimento e cardápio muito elogiados pelos frequentadores.
Rua Francisco Limborço, 149, Vila Pinto, (35) 99243-4200.


BRASÍLIA / CENTRO-OESTE


Bar Pôr do Sol

Desde 1997 fazendo a alegria dos universitários, o bar, simples e agradável, tem a cerveja gelada como lema.
CLN 408, Asa Norte, (61) 3039-5032.


Bar e Restaurante Beirute

Espaço ícone da esquerda desde a ditadura. Fundado em 1966, o tradicional bar é um balcão de histórias, afirmam suas redes sociais. As 70 mesas são as mesmas desde a inauguração. Grande parte dos funcionários tem mais de 20 anos de casa. O espaço, “antro” de conspiração de intelectuais, estudantes e artistas a serviço da subversão nos anos de chumbo, ainda guarda esses ares. No cardápio cerveja gelada e comida bem preparada. Em dois endereços.
CLN 107, Bloco D, Loja 19/29, Asa Norte, (61) 3272-0123 e CLS 109, Bloco A, Loja 2, Asa Sul, (61) 3244-1717.


Fulô di Jirimum

Comida nordestina de raiz. Vatapá, acarajé, galinha caipira, buchada de bode, feijão verde com nata, rabada e moqueca. Além do cardápio de qualidade, a decoração remete à região com vasos de mandacaru, cestas de palha, jarros e garrafas de barro. Cerveja gelada e caipirinhas para acompanhar.
Vila Planalto, Acamp. DFL, Sala 1, (61) 3081-0563.


Godofredo

De perfil ativista, político e de respeito a todas as classes, credos, orientações sexuais. Assim os proprietários definem o bar em funcionamento desde 2006 no “Baixo Asa Norte”. Um dos primeiros a oferecer cervejas artesanais nacionais e importadas no Distrito Federal, tem cozinha contemporânea e regional, em espaço aconchegante. A decoração eclética, a boa música, o cardápio e o atendimento são elogiados pelos frequentadores. Artesanato de várias partes do país à venda no bar.
CLN 408, Loja 16, Asa Norte, (61) 3965-6666.


La Rubia

Um café cocktail bar esquizo para uma cidade careta. Assim se define o La Rubia. Coquetelaria com drinks clássicos e autorais, comidas de rua do mundo, e espaço para pole-dance, disco-music. Frequentado por gente feliz, elegante e sincera.
CLN 404, Asa Norte, (61) 3202-1717.


Objeto Encontrado

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Um espaço onde a diversidade é acolhida e valorizada. E avisam: “não se trata de um elogio à versatilidade, a recém-eleita qualidade do milênio, mas de compreender que o homem é capaz de cultivar interesses diversos”. Serve desde expressos bem tirados, escutando boa música, a ótimos doces, chás, uísques e drinques Nas paredes, lindas obras da galeria de arte que funciona conjuntamente ao bar e café.
CLN 102, Asa Norte, (61) 3081-8383.


Pardim

O bar mais Lula Livre de Brasília tem cerveja gelada, ótima comida, música de qualidade e preços honestos. Pipoca à vontade e às segunda-feira o Cineclube Jiló na Guela exibe ótimos documentário. Em dois endereços:
CLN 405, Asa Norte, (61) 3273-4041 e CLN 206, Asa Norte.


Tiborna

Um bar com muita originalidade, cerveja gelada e sabor, muito sabor. O caldo de feijão com torresmo e os lanches são de dar água na boca. Destaque para a receita portuguesa de tiborna: uma bruschetta feita com presunto parma e opções de bacalhau ou vegetariana O espaço conta ainda com um subsolo onde rolam saraus e música de qualidade.
CLN 403, Asa Norte, (61) 3327-0328.


Tia Zélia Restaurante

Na charmosíssima Vila Planalto, a gastronomia apurada da Tia Zélia é praticamente um ponto turístico da capital federal. Cozinheira preferida de Luiz Inácio Lula da Silva, Tia Zélia chegou a ir até Curitiba para levar a rabada que o ex-presidente adora. Alto astral e simpatia contagiantes. Os pratos interioranos muito bem feitos são servidos em ambiente agradável, cheio de objetos de época.
Vila Planalto, Acamp. Pacheco Fernandes, (61) 3306-1526.


Vale da Lua

Mesas na calçada, ambiente divertido. Sinto-me em casa! O ótimo atendimento e a excelente comida caseira são destaque. Carta de cervejas especiais, sempre geladas.
CLN 408 Loja 2, BL D, Asa Norte, (61) 98460-3520.


Em Cuiabá (MT)


Bar Secreto

Só entra quem tem senha. E para conseguir a senha, nada de ser machista, racista, homofóbico, transfóbico, misógino, xenófobo, “de direita”, bolsonarista. Especializado em cervejas artesanais da Dialektisch e comidinhas saborosas, o bar é essencialmente um espaço político, ponto de encontro entre amigos e militantes de esquerda que possam falar o que pensam, debater ideias e ações sem serem incomodados. Por isso, só libera a entrada dos indicados depois de checadas as “credenciais”. Foi idealizado pelo professor universitário aposentado, Carlos Roberto Sanches, e pela professora e doutora em História, Cristiana Vasconcelos, que está à frente da cozinha. Eventos especiais mensais marcam os dias de funcionamento do Secreto: como o de abertura, que contou com receitas mexicanas. Na sexta-feira 13 de dezembro, a vez da culinária nordestina, “a culinária do povo que resiste”, avisa o bar, com opções também de pratos argentinos, venezuelanos, chilenos, lembrando a luta política desses povos em toda a América Latina. É a festa Pátria Livre.
Se não for indicado, mas tem certeza que atende às premissas para fazer parte de uma noite no Secreto, tente uma vaga pelo cristianadevascon@hotmail.com.


REGIÃO NORDESTE


Em Fortaleza (CE)


Abaeté Boteco

Música para matar a fome. Acarajé para alimentar a alma. Bebida sem moderação. Assim o Abaeté se apresenta. O bar, elogiadíssimo, tem espaço ao ar livre e para dançar.
Rua Castro Alves, 513, Joaquim Távora, (85) 99918-1877.


Bar do Assis

Simples e acolhedor, o boteco serve deliciosos espetinhos para acompanhar a cerveja sempre gelada e a preços acessíveis.
Rua Adolfo Herbster, 190 (Rua João Gentil), Benfica, (85) 3283-8674.


Cantinho Acadêmico

Boêmio e musical, o boteco mantém clima festivo até tarde. O chope gelado acompanha os petiscos típicos da cozinha brasileira. Quem gosta de rock e sinuca pra se divertir, pode curtir a parte de cima do bar.
Avenida Treze de Maio, 2.370, Benfica, (85) 3281-8857.


Gato Preto

Um local de entrosamento, diversão e compartilhamento de ideias, culturas e serviços. Abre de segunda a sexta, sempre a partir das 21h e avisa: não tolera postura racista, preconceituosa ou qualquer tipo de assédio no estabelecimento. Boa música para acompanhar a cerveja trincando de gelada e outras bebidas com preço acessível.
Rua Instituto Ceará, 7, Benfica, (85) 99745-2118.


The Lights

Próximo à FEAAC, faculdade de economia da UFC, o bar serve cervejas geladas e cachaças. Tudo com preços acessíveis. DJs e noites de karaokê, animam a moçada que se espalha pelas mesas na calçada.
Rua Instituto do Ceará, 4, Benfica, (85) 99773-2573.


Paraíba Bar (1 e 2)

Cerveja estupidamente gelada e espetinhos deliciosos, a preço justo, são os destaques da clientela. O bar, com mesas na calçada e música boa, funciona em dois endereços.
Rua João Gentil, 137 e Rua Paulino Nogueira, 96, ambos em Benfica.


Bomtequim Bar

Cerveja gelada, ambiente aconchegante, comida gostosa e amigos. É o mote do bar que tem música ao vivo de qualidade às quartas, quintas, sextas e sábados. Cerveja gelada e pasteis muito elogiados pelo público.
Rua Monsenhor Furtado, 2.074, Bela Vista, (85) 99136-8738.


Moto Libre

O boteco tem paredes grafitadas e área ao ar livre. Serve cervejas, petiscos e prmove programação semanal de música de qualidade, incentivando a produção cultural local.
Avenida Monsenhor Tabosa, 299, Praia de Iracema, (85) 98886-2856.


Serpentina Bar & Cultura

Boemia, diversão e arte. Espaço com música de qualidade que abriga ainda a biblioteca de Bar Poeta Mário Gomes, para estimular a leitura. Atendimento elogiado pelos frequentadores.
Avenida Heráclito Graça, 760, Centrowww.instagram.com/serpentinabarcultura.


Em Natal (RN)


Abayomi – Espaços Compartilhados

Um lugar com ambientes para reuniões, oficinas, confraternizações. Também um café e um bar com  bebidas, petiscos e música boa. Os frequentadores destacam a praticidade do espaço coworking bem equipado e confortável, com um belo jardim, e a possibilidade de seguir até anoitecer para curtir uma cerveja gelada. Obras de arte dos artistas da região decoram o local.
Rua Ezequias Pegado, 1.021, Tirol, (84) 98125-2159.


Em Salvador (BA)


O Líder

O bar e churrascaria existe há mais de 40 anos. Afirma ser o dono da cerveja mais gelada de Salvador e do famoso sanduíche de pernil. Espaço descontraído com ambiente aconchegante e atendimento muito elogiados. Telão para os dias de futebol.
Largo Dois de Julho, 32, Dois de Julho, (71) 3321-8955.


Restaurante e Bar Caxixi

Espaço democrático, com boas cervejas e cachaças. O tradicional botequim serve opções caseiras à la carte e lanches, em espaço despojado. Destaque para o famoso prato Malassado. A carne “mal assada” vem coberta por olho com tomates, cebola, alho, sal e coentro, tudo coberto de torresminhos. Pratos bem servidos.
Rua do Cabeça, 123, Dois de Julho, (71) 3321-2192.


Casa da Mãe Espaço Cultural

Desde 2006, a casa é um espaço de cultura, que valoriza a boa música e a culinária do Recôncavo. Pequeno e alternativo, além da boa comida brasileira caseira, o bar oferece várias marcas de cervejas, sempre geladas. A música ao vivo enriquece o ambiente onde a arte e o poder dos Orixás preenchem as paredes.
Rua Guedes Cabral, 81, Rio Vermelho, (71) 99926-2101.


Velho Espanha Bar e Cultura

Cerveja gelada, atendimento diferenciado e bons petiscos se unem à boa música. Cem anos, com corpinho de trinta, anunciar o bar em suas redes sociais. Para as gentes de todas as cores! Nascido como armazém, nos idos de 1920, o Bar do Espanha é historicamente frequentado por boêmios e artistas. Era o bar favorito de Glauber Rocha. Reaberto em 2017, o espaço destaca-se pela cerveja gelada, pelo atendimento diferenciado e pelos bons petiscos que se unem à boa música.
Rua General Labatut, 38, Barris, (71) 3043-7481.


Em Boipeba (BA)


Casinha Latina

Divulgação

Gastronomia latino-americana e drinks variados. O cardápio inclui tacos, arepas, arepas recheadas, hambúrguer artesanal, papas argentinas, feijoada de mariscos. Destaque para a cachaça artesanal de gengibre, além de licores de cacau e raízes feito na Ilha. O espaço mantém uma mini-galeria de arte e conta com serviço de massagem. Tem opções vegetarianas, um diferencial na ilha. Elogios também para a decoração, o atendimento e a música de boa qualidade.
Praça Santo Antônio, Velha Boipeba, (71) 99256-2164


Em Recife e Olinda (PE)


Altar Cozinha Ancestral

O restaurante da chef Carmem Virginia abre para almoço e jantar. Lá, define, não há criações, e sim criatividade. Os pratos, muito bem servidos, emocionam, carregados de lembranças e afetividade. Especializado na culinária brasileira e frutos do mar. Caipirinhas e sobremesas também muito elogiadas. Como um verdadeiro altar, santos, orixás e badoques ornamentam o ambiente.
Rua Frei Cassimiro, 449, Santo Amaro, (81) 9800-1090.


Armazém Centenário

Boteco animado e descontraído. Música ao vivo ou com DJ animam o ambiente onde não faltam cerveja gelada, bons pratos e petiscos. O chope Capunga muito bem tirado e a laje (mezanino) do mesmo nome são os destaques da clientela.
Rua Barão de Itamaracá, 10, Espinheiro, (81) 3033-4002.


Armazém do Campo

divulgação

Inaugurado no final de maio de 2019, o Armazém na capital pernambucana é dividido em três partes. Na porta de frente para a rua do Imperador Pedro II, está a entrada para o mercado de produtos agroecológicos, orgânicos e da agricultura familiar. No lado oposto, café-bar com doces, pães, bolos e queijos produzidos na cooperativa do assentamento Normandia, em Caruaru. No cardápio ainda tem café expresso, cappuccino, cervejas e chope artesanal. Entre o mercado e o bar, a livraria da Editora Expressão Popular. Aos sábados, para acompanhar a tradicional feijoada, tem o Samba da Classe Trabalhadora.
Avenida Martins de Barros, 387, Santo Antônio, (81) 3128-1313.


Bar Central

Um clássico no centro da capital pernambucana, iniciou suas atividades em 2004. Abre ao meio-dia, oferecendo almoço, e funciona até as duas horas da manhã. No início da noite, as mesas colocadas na calçada são uma boa pedida para apreciar o sanduíche falafel, o filé com fritas, o arrumadinho, além de opções vegetarianas e veganas.
Rua Mamede Simões 144, lojas 6, 7 , 8 e 9, (81) 3222-7622.


Bar da Morgana

A Barraca, também conhecido como Bar de Felipe ou Bar da Morgana. Ambiente simples, próprio para tomar uma boa cerveja gelada acompanhado dos saborosos petiscos nas mesas que ficam na calçada, ao ar livre. Jogos de vídeo e fliperama completam a diversão.
Rua do Riachuelo, Edifício Walfrido Antunes, 436.


Cá-já Restaurante

Comida, bem-estar, natureza. Assim se define o Cá-Já que funciona para almoço e jantar. A cozinha brasileira que acolhe, traz memórias afetivas, mas com toque contemporâneo, valorizando os ingredientes locais. A boa música e a cerveja gelada completam o espaço.
Rua Carneiro Vilela, 648, Aflitos, (81) 3126-0648.


Chê Bar e Comedoria

Espaço alternativo, com bons preços, excelente para bater um bom papo com os amigos, tomar aquela cerveja gelada e saborear petiscos da região como se estivesse em casa.
Rua Princesa Isabel, 207, Santo Amaro, (81) 98770-6585.


Etiqueta Verde Loja Colaborativa

Desde junho de 2012, reúne café, brechó, tabacaria, cervejaria, tudo num só lugar. Funciona de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 9h às 16h.
Rua Conselheiro Portela, 417, Espinheiro, (81) 3038-0240.


Lalá Café & Cozinha Afetiva

Comer feliz alimenta a alma. Esse é o lema do café que serve crepes, bolos, tapiocas, drinques e chás em ambiente aconchegante, colorido e contemporâneo. Música ao vivo semanalmente. Nos finais de semana, muita paciência para aguardar um lugar no disputado espaço. Destaque para o doce Colinho da Vovó que traduz em sabor o conceito de cozinha afetiva: um lugar caloroso para o coração e também para o estômago.
Rua Amélia, 470, Graças, (81) 3426-6708.


Reteteu Comida Honesta

Reteteu quer dizer comida feita com ingredientes que estão disponíveis para o momento, com o toque do cozinheiro, diferindo da alimentação tradicional. Nesse restaurante, comida honesta é a que já foi mais testada e aprovada por gerações, que pode ser compartilhada, proveniente geralmente de pequenos produtores. Serve almoço e café da manhã aos finais de semana.
Rua Professor Otávio de Freitas, 256, Encruzilhada, (81) 3204-4137.


Reciclo Bikes

O ateliê de bicicletas urbanas personalizadas, desenvolvidas por arquitetas, a cada 15 dias vira espaço de festa com DJ, música de qualidade e muita animação. Cerveja gelada todos os dias.
Mercado da Encruzilhada, (81) 3048-4050 ou (81) 99519-4050.


Terra Café

Espaço super aconchegante para trocar ideias e curtir muita literatura, gastronomia, música e cerveja gelada. Essa é a descrição do bar, nas redes sociais. Os frequentadores concordam e destacam ainda a qualidade da música, o ambiente agradável e o ótimo atendimento. A atmosfera do quintal, encanta.
Rua Bispo Cardoso Ayres, 467, Boa Vista, (81) 98421-2267.


Aritana Bar

Do atendimento ao cardápio, tudo é muito elogiado. Os preços, bem em conta, e a música ao vivo são destaque, sem falar nos caldinhos, como o de camarão, considerado “divino” pelos frequentadores.
Praça do Carmo, Carmo, (81) 3429-8248.


Barrio Café Bar no Varadouro

A essência de Olinda está aqui, anuncia o bar. Para os clientes, os pratos são deliciosos, o atendimento é maravilhoso, o astral é altíssimo e ainda tem a cerveja sempre super gelada.
Avenida Joaquim Nabuco, 5, Varadouro, (81) 3439-0288.


Casbah Olinda

Cozinha afetiva, cerveja gelada e boa música no sítio histórico de Olinda. Atendimento muito elogiado, funciona de quarta a domingo.
Rua 27 de Janeiro, 7, Carmo, Olinda, (81) 98513-3525.


Sana Bar

Muito elogiado pelos clientes, o esaço é descrito como um ambiente alto astral, descontraído, perfeito para reunir os amigos, com ótimas opções de bebidas e petiscos, e muita música boa. No quintal, vista para praia e a brisa do mar.
Rua Treze de Maio, 99, Carmo, (81) 98185-8586.


Em João Pessoa (PB)


Casa de Cultura Livre Olho D’Água

Espaço cultural que se sustenta com um bar construído por pessoas que acreditam no sonho por um mundo melhor. Abriga exposições, sessões de cinema, sarau, debates, boa música. No cardápio, comidinhas, cervejas bem geladas e 20 das boas cachaças da Paraíba. De terça a sexta-feira, das 17h até enquanto houver cliente. No sábado, a partir das 15h.
Rua Deputado Barreto Sobrinho, 344, Tambia, (083) 98158-5226.


Em São Luís (MA)


Armazém do Campo

Inaugurado em julho de 2019, o espaço, assim como em outras capitais do Brasil, vende produtos agroecológicos, orgânicos e da agricultura familiar, fruto da reforma agrária. O Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis mantém uma livraria e também atua na produção de cultura e de debates sobre a realidade brasileira. O nome é uma homenagem à primeira romancista brasileira (1822/1917), ícone da literatura negra do Brasil, tendo escrito o primeiro romance sobre a escravidão no Brasil em 1859.
Rua Rio Branco, 420, Centro.


Bar do Léo

Um espaço peculiar, dentro de uma feira em um dos bairros mais animados de São Luís. O acervo incrível de discos se soma ao chopp gelado e iguarias servidas como aperitivo. Os frequentadores atestam: o proprietário, seu Léo, é uma figuraça.
Rua Cento e Quatro, 138, Vinhais, (98) 98270-3871.


Chico Discos

Cachaçaria com variedade de destilados e cervejas. Às terças-feiras, discotecagem de vinil. Era coleção particular, foi sebo, foi locadora, foi sebo-locadora, e ninguém podia entrar sem camisa, fumando, muito menos portando bebida alcoólica. Chico desistiu de tudo, e montou um bar. Mas ainda não aceita descamisados. Pagamentos só em dinheiro.
Rua 13 de maio com Afogados, 389, 2º piso,  (98) 3221-4578.


REGIÃO SUL


Em Curitiba (PR)


A Caiçara

O casarão histórico no Largo do São Francisco tem um jardim secreto onde se pode apreciar pratos tradicionais do litoral paranaense. Cozinha refinada e autoral, utiliza alimentos frescos em petiscos e pratos individuais. Tem opções veganas. Cerveja sempre gelada e boa música com grupos da cidade.
Rua Dr. Claudino dos Santos, 90, São Francisco, (41) 3324-9755.


Bar da Gilda

O bar ficar numa das esquinas mais charmosas de Curitiba e foi inspirado na personagem mais famosa da Boca Maldita. Entre as décadas de 1970 e 1980, Gilda circulava pela cidade com roupas femininas e barba por fazer. Sempre que podia, arrancava beijos de quem passava pelo calçadão. Abre para almoço e à noite serve chope e vinhos para regar espetáculos de música, saraus de literatura, arte viva.
Rua Cândido Lopes, 323, Centro, (41) 3224-6033.


Bar do Fogo

Fogo: reação que aquece, ilumina e transforma. O bar oferece boas cervejas e muita arte. Além de uma galeria, promove apresentações musicais. Cervejas geladas e pizza muito elogiada pelos frequentadores.
Rua São Francisco, 148, Centro, (41) 3053-6363.


Bar do Matias

No centro histórico da capital paranaense, cerveja gelada, ambiente agradável, mesas enfeitadas com LPs. Atendimento muito elogiado.
Rua Trajano Reais, 37, Loja A, Largo da Ordem, (41) 3022-5200.


Bar Folia

Bebidas, patuscada e petiscos. Com rodas de samba e de choro, além de exposições artísticas, o bar tem comida e atendimento muito elogiados pelos frequentadores.
Avenida Jaime Reis, 320, São Franciscowww.instagram.com/barfolia.


Carcará Bar

Muito elogiado pelos frequentadores, o bar tem espaço para dançar samba e forró. Entre as especialidades da casa comidas típicas da região amazônica que também inspira a decoração da casa. Cerveja gelada e pratos gostosos a preço justo.
Rua Paula Gomes, 296, São Francisco, (41) 98464-5107.


Central do Abacaxi

Comida como pretexto para encontros, sabores, saberes, pessoas, para criar, imaginar, realizar. Assim as proprietárias definem o espaço: uma casa para receber. Os ingredientes usados na produção dos pratos são de pequenos produtores locais e orgânicos. Nós conhecemos quem planta, o que você come aqui, afirmam. Atendimento e pratos muito elogiados.
Alameda Júlia da Costa, 474, São Francisco, (41) 99907-0080.


Manifesto Café

Um lugar para se aconchegar, trocar ideias e boas energias, avisam os proprietários. Café de qualidade por preço justo e boa comida feita pelas mãos de quem possui uma relação de amor com o que produz, definem-se. Tem opções veganas. O espaço valoriza a agroecologia, a produção local e o pequeno produtor e promove uma rede de apoio mútuo de baristas a produtores.
Rua Silva Jardim, 837, Centro, (41) 99212-7288.


Oz Espaço Criativo

É bar, café, coworking e espaço de eventos com um grande quintal onde ocorrem feiras e bazares da economia criativa. Um diferencial: cachorros são bem-vindos e ficam livres no fundo do terreno sem risco de fuga. Assim, seus donos podem curtir um chope ou trabalhar sem preocupações enquanto os amigões correm soltos e felizes. Cansou, pode esticar as pernas na rede. Cardápio com base vegana e opções de carne agrada a todos os paladares. Preços camaradas.
Rua Saldanha Marinho, 813, Centro, (41) 3039-1991.


Quintal da Maria

O bar se define como eclético, para diversas faixas etárias, onde várias tribos se encontram, de todas as raças, cores e nacionalidades. Cervejas geladas acompanhar saborosos espetinhos. Rodas de samba animam o lugar descontraído que conta ainda com área externa.
Avenida Jaime Reis, 366, São Francisco, (41) 98428-7772.


Sociedade Beneficente 13 de maio

Em 6 de junho de 1888 (alguns dias após a assinatura da Lei Áurea) um grupo de homens recém-libertos fundou uma Sociedade que tinha por objetivo agregar ex-escravos para ajudarssem de forma mútua, com auxílio médico-hospitalar, financeiro, educativo, social e funeral. A ideia prosperou e se inaugurou a fase de bailes dominicais e eventos sociais. Atualmente, o espaço conta com programação às sextas, dedicadas aos sambas; sábados, a outros ritmos relacionados; domingo, ao forró. Também está aberta para eventos sociais e programação cultural. Considerado pelos frequentadores o melhor lugar para dançar na capital paranaense.
Rua Desembargador Clotário Portugal, 274, Centro, (41) 9198-6607.


Em Florianópolis (SC)


O Araçá

Aconchegante botequim na Lagoa da Conceição. Choro, jazz, samba e música autoral animam as noites. Gastronomia de qualidade. Exposições de arte mensais e poesia. Sinta-se em casa, convida o bar.
Rua Manoel Severino de Oliveira, 19, Lagoa da Conceição, (48) 3206-8895.


Em Porto Alegre (RS)


Espaço 900

Pub, café e arte. Assim se define o Espaço 900. Um lugar que combina diversão, cultura, convivência e amizade, em um ambiente agradável e descontraído. A casa tem um jardim perfeito para jogar conversa fora, tomar um chope gelado e apreciar pratos deliciosos a qualquer hora do dia.
Rua José do Patrocínio, 900, (51) 98035-1313.


Tutti Giorni Bar

Conhecido como Bar dos Cartunistas, foi fundado em 1989. Ganhou o apelido por ser o local oficial da reunião dos sócios da Grafar, todas as terças à noite. Os fiéis clientes afirmam ser um daqueles lugares que faz qualquer pessoa se sentir em casa. Ponto de encontro de artistas de todas as áreas, tem comidinhas bem feitas, com carinho capricho e criatividade. Perfeito para beber, comer, desenhar, conversar. Aberto também para o almoço.
Escadaria da Borges de Medeiros, 710, (51) 9501-3766.


REGIÃO NORTE


Em Belém do Pará


Casa do Gilson

O bar, criado em 1897, funciona no quintal do Gilson Rodrigues, músico e artista plástico com 28 anos dedicados ao chorinho. A casa também apresenta sambistas tendo a brasilidade como ponto de referência. Abre aos finais de semana, a partir de sexta-feira à noite e nos sábados e domingos à tarde. Cerveja bem gelada e pirarucu frito são os destaques.
Travessa Padre Eutíquio, 3.172, Condor, (91) 3272-7306.


Espaço Cultural Boiúna

Popularmente conhecido como Bar do Mário, tem música ao vivo de boa qualidade. Jazz, MPB, música paraense com o melhor dos artistas locais. Uma calçada ótima para degustar cerveja gelada e os petiscos da casa, como o famoso pastel de jambú.
Rua dos Pariquis, 1.556, Batista Campos, (91) 4141-3190.


Ver-o-Peso

As barraquinhas de comida e bebida do Ver-o-Peso, patrimônio histórico e cultural de Belém, funcionam 24 horas e são o local ideal para tomar uma gelada, comer o melhor peixe frito da cidade e apreciar a vista da Baía do Guajará. E além de ponto turístico, o Ver-o-Peso é luta. Os feirantes organizados já impediram tentativas do poder público de descaracterizar o espaço, e seguem na resistência.
Boulevard Castilhos França, Cidade Velha, (91) 3230-3926.