Ofensa

Ex-ministra francesa reage a Guedes: ‘Qual é o problema do governo brasileiro?’

Ex-titular da pasta da Educação no governo de Nicolas Sarkozy, Valérie Précresse se manifestou no Twitter. "Depois de Jair Bolsonaro, o ministro da Economia? Bando de grosseiros!"

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Fala do ministro da Economia repercutiu nas redes sociais

São Paulo – A declaração ofensiva do ministro da Economia Paulo Guedes em relação a Brigitte Macron continua repercutindo mal na França. Na quinta-feira (5), em uma palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro, ele afirmou, em referência a outro comentário machista postado por Jair Bolsonaro: “O presidente disse isso, e essa é a verdade, essa mulher é realmente feia”.

“Mas qual é o problema com o governo brasileiro? Depois de Jair Bolsonaro, o ministro da Economia? Bando de grosseiros! Quando eles insultam Brigitte Macron, são todas as mulheres francesas que se sentem insultadas”, publicou a ex-ministra da Educação do governo Nicolas Sarkozy e atual presidenteada região de Ilê-de-France, Valérie Précresse, conforme informações do portal RFI. Em sua postagem no Twitter, ela acrescentou ainda a hashtag em português #Vergonha.

O líder do partido/movimento político França Insubmissa, Jena-Luc Mélenchon, que veio ao Brasil para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também postou em seu perfil no Twitter um texto dirigido à mulher do primeiro-ministro Emmanuel Macron. “Senhora, os brasileiros que conheci estão indignados com a grosseria de seus líderes em relação a você. Eu também. Quem a insulta é quem aprisiona Lula inocentemente. Sinta-se forte em nosso desgosto por tais brutos.”

O filósofo Bernard-Henri Lévy também mostrou sua indignação. “Um ministro de #Bolsonaro ataca #BrigitteMacron novamente. Dupla face do populismo: por um lado, besteira, misoginia, a violência das palavras antecede a violência dos golpes; por outro, uma diplomacia barulhenta para encobrir seus próprios desastres. Náusea”, postou.

“Depois do presidente Jair Bolsonaro, é a vez de seu ministro da Economia insultar odiosamente #BrigitteMacron. O comportamento dos líderes brasileiros é tão indigno quanto inadmissível!”, disse o deputado e fundador do partido de direita francês Nicolas Dupont-Aignan na rede social.