Preconceito

Bolsonaro ataca Flávio Dino e chama nordestinos de ‘paraíbas’. Governadores da região reagem

Além do ataque à região, presidente estaria atuando de forma ilegal ao orientar ministro da Casa Civil a atuar para prejudicar um ente da Federação

arquivo/abr
arquivo/abr
Dino: 'Independentemente de suas opiniões pessoais, o presidente da República não pode determinar perseguição contra um ente da Federação'

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro (PSL) ofendeu governadores do Nordeste sem perceber que estava sendo gravado. “Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão”, disse para seu ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, antes de uma entrevista coletiva. “Não tem que ter nada para esse cara”, completou.

A frase de Bolsonaro, além de revelar preconceito, mostra uma orientação para prejudicar o estado do Maranhão, governado por Flávio Dino (PCdoB). “Não tem que ter nada para esse cara é uma orientação administrativa gravemente ilegal”, disse Dino, que é jurista, em suas redes sociais. “Independentemente de suas opiniões pessoais, o presidente da República não pode determinar perseguição contra um ente da federação. Seja o Maranhão ou a Paraíba ou qualquer outro Estado”, completou Dino.

Em carta conjunta, os governadores do Nordeste afirmam “espanto” e “profunda indignação” com a declaração do presidente da República. “Aguardamos esclarecimentos por parte da Presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.”

Parlamentares repercutiram a fala do presidente. “Bolsonaro expõe todo o seu preconceito contra o povo nordestino e ainda mostrou que não tem problemas de prejudicar a população de um estado – no caso o Maranhão do governador – por conta das suas preferências ideológicas”, disse o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).

“O presidente ordenar a ministro que não atenda, deliberadamente, as demandas de um governo estadual é gravíssimo. Fere a isonomia entre os entes federados, agride a Constituição e os mais elementares preceitos do direito administrativo. Todo apoio a Flavio Dino e ao Maranhão”, afirmou o também deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).


Carta dos governadores do Nordeste

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.