Desencanto

Com crise no setor, 71% dos caminhoneiros apoiam greve geral do dia 14

De perfil conservador, categoria demonstra desencanto com Bolsonaro. Entre os entrevistados que afirmaram ter votado no presidente no segundo turno, 12,5% já o avaliam como ruim e péssimo

Fernando Frazão/ABR
Fernando Frazão/ABR
Greve dos caminhoneiros em maio de 2018 parou o país

São Paulo – De perfil conservador, os caminhoneiros, muito provavelmente, votaram em Jair Bolsonaro (PSL) na expectativa de resultados positivos para o setor. Entretanto, o que aconteceu desde o último ano foi só piorar, e a crise entre esses trabalhadores , principalmente os autônomos, agravou-se. A política de reajuste dos combustíveis praticada pelo governo aparece como maior problema, conforme apurou pesquisa da Fundação Perseu Abramo (FPA), muito embora, nas entrelinhas dos depoimentos, surja sempre a preocupação com a falta de atividade econômica. Por isso, 71% dos entrevistados apoiam a greve geral de 14 de junho.

A categoria que exerce um trabalho árduo, difícil de ser executado, que acarreta uma série de prejuízos à saúde, como problemas de coluna, e à vida emocional, pelos longos períodos de solidão e distância da família, e pouco valorizada economicamente, demonstra desencanto com Bolsonaro. De acordo com a FPA, entre os entrevistados que afirmaram ter votado no presidente no segundo turno, 12,5% já o avaliam como ruim e péssimo. E 34,3% avaliam como regular.

Divergência

Segundo reportagem do Brasil de Fato publicada nesta sexta (7), as lideranças da categoria divergem sobre a adesão à greve geral do próximo dia 14. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), que representa 700 mil caminhoneiros, anunciou adesão à paralisação.

A decisão foi criticada por uma das lideranças que participou da greve da categoria no ano passado. “Não haverá paralisação. Isso é coisa de gente irresponsável no meio de uma negociação em que o governo tem cumprido sua parte; esse anúncio é coisa de pessoas que são contra o crescimento do Brasil e do presidente. Mas garanto: não haverá paralisação”, afirmou  Wanderley Dedeco, identificado com a greve do ano passado, organizada principalmente por intermédio do WhatsApp.

Perfil

Dos 648 entrevistados, havia seis mulheres e 642 homens. Do total, 49,7% trabalham para empresa e frotas, 42,6% são autônomos, 4,7% cooperativados e 3% empregadores com dois ou mais funcionários. De todos os participantes, 41,6% se autodeclararam brancos, 39,2% pardos, 15,4 pretos, 1,7% amarelos e 0,9% se reconheceram como indígenas.

As entrevistas foram feitas em locais de grande concentração de motoristas de caminhão, como postos de combustíveis, áreas portuárias e oficinas mecânicas especializadas.

 

 

 

 

Leia também

Últimas notícias