Rosa Freire d’Aguiar lança livro com entrevistas inéditas e olhar sobre Paris
Jornalista e tradutora carioca lança em São Paulo seu livro “Sempre Paris — crônica de uma cidade”, com crônicas e entrevistas
Publicado 07/11/2023 - 18h19

São Paulo – A jornalista e tradutora carioca Rosa Freire d’Aguiar lança nesta terça-feira (7), em noite de autógrafos em São Paulo, seu mais novo livro. Sempre Paris — crônica de uma cidade (Companhia das Letras) reúne 21 entrevistas com nomes relevantes de diferentes áreas entre os anos 1960 e 1980. Como Júlio Cortázar, Alberto Cavalcanti, Norma Bengell, Peter Brook, Raymond Aron, entre outros.
Rosa ficou exilada na França, perseguida pela ditadura civil-militar (1964-1985). Lá, conheceu o economista Celso Furtado. Foram casados por 20 anos. Além das entrevistas de relevância histórica, Rosa inicia o livro com uma série de crônicas ao longo de 100 páginas. Ali estão memórias da capital francesa, a vida, cultura e personagens.
Sobre a entrevista com Cortázar, um dos grandes pontos da obra, muitos temas essenciais compartilhados com o escritor argentino. Entre eles, memórias da ditadura em seu país, sua relação com a cidade francesa e, também, a relação conturbada com o ícone Jorge Luis Borges, com quem se decepcionou por conta de personalidade reacionária.
“Com um texto saboroso, na melhor tradição do jornalismo literário, a autora reconstitui a atmosfera fervilhante que dominava a cidade — dos cafés e livrarias até os embates sociais e políticos que permeavam o dia a dia dos franceses. O livro ainda inclui 21 entrevistas com intelectuais, escritores e políticos, aqui personagens incontornáveis da história cultural do século XX”, afirma sinopse da Companhia das Letras.
O lançamento
Além de jornalista, Rosa é uma das principais tradutoras do país. Destaque para obras como Viagem ao Fim da Noite (Companhia das Letras, 506 páginas), de Louis Ferdinand-Celine, e Em Busca do Tempo Perdido, clássico de Marcel Proust.
O lançamento de hoje completa uma série de eventos que começou em outubro, com a publicação oficial da obra. Em São Paulo, ela estará a partir das 19h na Livraria Megafauna, na Avenida Ipiranga, 200, centro da capital.