Dona Canô, de 105 anos, mãe de Caetano e Bethânia, terá corpo enterrado nesta quarta

Em nota, Dilma Rousseff afirmou que a mãe de Caetano, “forte e sábia”, deixa saudades (Foto: Sergio Pedreira/Folhapress) São Paulo – Morta aos 105 anos em Santo Amaro da Purificação, […]

Em nota, Dilma Rousseff afirmou que a mãe de Caetano, “forte e sábia”, deixa saudades (Foto: Sergio Pedreira/Folhapress)

São Paulo – Morta aos 105 anos em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, Dona Canô terá o corpo enterrado nesta quarta-feira (26) na cidade em que viveu. A matriarca da família Velloso, Claudionor, passou a véspera de Natal ao lado dos filhos e netos, e se sentiu mal durante a madrugada. Na última semana, ela chegou a ser internada em Salvador devido a um ataque isquêmico cerebral.

Nesta terça, o corpo da mãe de Maria Bethânia e Caetano Veloso foi transferido para o memorial em Santo Amaro que leva o nome do filho, local em que será realizado o velório. 

Nascida em 1907 na mesma cidade, Canô se notabilizou como uma das personagens mais carismáticas da Bahia. Teve amizade com líderes políticos, de Antônio Carlos Magalhães (Arena e PFL) a Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2009, uma declaração do filho Caetano, que chamou o ex-presidente de analfabeto, fez a mãe pedir desculpas ao líder petista.

Hoje, em nota, Lula afirmou que Canô foi “um exemplo de mulher de mãe e uma referência de sabedoria e generosidade para sua família, para Santo Amaro da Purificação, para a Bahia e  para o Brasil. Nesse dia de Natal marcado pela tristeza de sua partida, estendemos nossa solidariedade a seus familiares e amigos.”

Também em nota, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Natal “ficou mais triste” por conta da perda de uma “mulher rica de coragem, principalmente a coragem de ser feliz”. “Sua alegria de viver e sua lucidez conquistaram o coração dos brasileiros. Transmito meu sentimento de pesar aos familiares de Dona Canô e aos filhos e filhas de Santo Amaro da Purificação, que hoje perderam sua maior divulgadora e fã. Dona Canô, mulher forte e sábia, nos deixa muita saudades”, conclui Dilma. 

Leia também

Últimas notícias