Brasil sanguinário

Nando Reis: ‘fake news’ com quem critica o governo é estratégia de intimidação para calar a classe artística

Adulteração sonora em vídeo do cantor provocou “falsa manifestação de apoio” ao atual presidente, que na verdade era criticado pela “imensa maioria” presente ao show

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube
Presença e pedido de socorro feito pela MC Anarandá emocionaram o artista. 'Quem não vê a matança não tem coração'

São Paulo – A máquina bolsonarista de fake news inovou com a manipulação sonora de um show do cantor e compositor Nando Reis. O episódio levou o artista a se manifestar por rede social para reafirmar sua posição contrária ao atual presidente da República. “É importante esclarecer que a publicação de fake news envolvendo artistas críticos ao atual governo faz parte de uma estratégia de intimidação que tem por objetivo calar a classe artística”, afirmou Nando, por meio da assessoria, acrescentando que “jamais se intimidará por medo de manifestar a sua opinião enquanto parte da classe artística, mas, sobretudo, como cidadão brasileiro”.

O show foi no último dia 16, como parte do Festival Prime Rock, em Belo Horizonte. Dias depois, um vídeo passou a circular mostrando a plateia “em uma falsa manifestação de apoio ao atual presidente da república, quando, na verdade, a imensa maioria do público se manifestava de forma contrária, exaltando as críticas ao chefe de Estado”. A assessoria do artista acrescenta, para esclarecer: “A manipulação sonora do vídeo dá a entender, inclusive, que Nando Reis endossaria o apoio político ao presidente, o que é o oposto da verdade. Nando é um defensor da democracia e se posiciona de forma contrária ao atual governo”.

O show de Nando teve, inclusive, a participação da MC Anarandá, representante do povo Guarani-Kaiowá. Assim, o cantor e compositor “dividiu com o público a sua indignação e tristeza com o atual desmonte das políticas públicas que protegem os povos indígenas no Brasil”.

“Não tem que ter arminha”

É o que artista expõe ao se dirigir ao público. “Contra o que está acontecendo, contra o que foi exposto aqui no palco, não há argumento. Quem tem coração sabe o que tem que fazer: fora, Bolsonaro!”, exclamou Nando Reis. “Eu tô com os povos indígenas, e quem tá vaiando não tá sacando nada”, afirmou em seguida. A rapper de Amambaí (MS) cantou e fez um pedido de socorro em nome da comunidade indígena, o que emocionou o cantor.

“Diante de sua presença, ouvindo seu relato, seu canto, fiquei ainda mais convicto de que o mundo está ao contrário. O Brasil é sanguinário”, escreveu Nando em sua rede social, no dia do show. “A matança das vidas e das culturas dos povos originários, que começou com a chegada dos portugueses e agora conta com o incentivo desse desgoverno, é de uma crueldade sem tamanho. Quem não vê isso, não tem coração. Não há desculpa, não há argumento, só há uma coisa a ser feita: enxovalhar essa escória em outubro!”

“A gente quer paz, e não pode ter um homem que quer guerra. Vamos ficar em paz”, prossegue o artista no vídeo, entre gritos da plateia. “Não há por que guerrear. Não tem morte, não tem arma, não tem que ter arminha, gente! Tá todo mundo louco! Vamos ficar em paz. Eu tô junto com todo mundo, nós temos que ficar juntos, mas não isso que tá acontecendo.”

Leia também:


Leia também


Últimas notícias