ASSISTA AQUI

Cine TVT exibe o filme ‘Lula, o Filho do Brasil’. ‘Mexeu comigo como atriz, como mãe e como filha’, disse Glória Pires

Glória Pires: “Creio que 80% das histórias dos brasileiros passam de alguma forma por essa. Só que essa é a do presidente. E é especial pra gente pelo exemplo que ela dá, de se acreditar que é possível”

Divulgação
Divulgação

São Paulo – O Cine TVT exibe na noite deste sábado (25) o filme Lula, o Filho do Brasil. Baseado em livro homônimo da jornalista Denise Paraná, que colaborou no roteiro, o filme estreou no Festival de Brasilia em 2009. A produção foi, na ocasião, uma das mais arrojadas do cinema brasileiro. É a história do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da saída de sua família do sertão pernambucano, nos anos 1950, até a morte de sua mãe, Dona Lindu, no início dos anos 1980. Na ocasião, Lula, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, deixou a prisão, no Dops, para ir ao enterro. Desse modo, a obra expõe também um perfil preciso da pessoa que moldou seu caráter, segundo ele mesmo: Dona Lindu.

A mãe do sindicalista tem uma interpretação marcante da atriz Glória Pires. Segundo, viver Dona Lindu no cinema mexeu com seu coração de atriz, de mãe e de filha. “Acho que ele é um excelente filme, de muita qualidade. Mas o mais especial disso é essa história. Creio que 80% das histórias dos brasileiros passam de alguma forma por essa, que tem dados comuns a todos nós. Só que, por acaso, essa que está sendo contada é a do nosso presidente, e é especial pra gente pelo exemplo que ela dá, de se acreditar que é possível. O brasileiro tem uma crença de que no fim vai dar tudo certo”, disse Glória à Revista do Brasil na ocasião do lançamento.


Leia reportagens especiais da Revista do Brasil sobre o livro e o filme Lula, o Filho do Brasil

filme lula

Naquele dezembro de 2009, o diretor, Fábio Barreto, sofreria um acidente de carro que o deixaria em coma e parcialmente inconsciente por 10 anos, até sua morte em novembro de 2019. Piloto de obras como O Quatrilho (1995), o filho dos produtores Luís Carlos e Lucy Barreto deixou uma obra-prima para a posteridade.

A TVT pode ser vista no canal 44.1 na Grande São Paulo. O filme será exibido na TV às 22h30 do sábado, depois estará disponível no canal da emissora do YouTube (abaixo). Nos links abaixo, leia reportagens especiais que contam a história do livro de Denise Paraná e da intensidade da produção do filme Lula, o Filho do Brasil. Leia também entrevista da época com Glória Pires, sobre sua carreira na TV, no teatro e no cinema, e sobre como viver Dona Lindu mexeu com sua vidas.

https://www.youtube.com/watch?v=lsouq9gNrXY


Leia também


Últimas notícias