Revista Brasil TVT

Txai Suruí, da COP26 ao Acampamento Terra Livre, no balanço da semana da TVT

Jovem liderança fala sobre o grande movimento indígena que ocupa Brasília. Petrobras, agenda dos trabalhadores e Lygia Fagundes Telles também estão no balanço da semana

Ana Pessoa/Midia Ninja
Ana Pessoa/Midia Ninja

São Paulo – O programa Revista Brasil TVT deste fim de semana traz entre seus destaques um relato sobre a importância do Acampamento Terra Livre, em Brasília, feito por quem está lá. A líder indígena Txai Suruí conta como foi a semana dos mais de 7 mil integrantes de comunidades indígenas acampados em Brasília desde segunda-feira (4). Txai é uma líder indígena ativista brasileira da etnia suruí. Ela é coordenadora do Movimento da Juventude Indígena e trabalha na ONG Kanindé, de Rondônia.

Primeira indígena de seu povo a entrar numa faculdade de Direito, Txai Suruí ficou conhecida no mundo ao discursar na abertura da conferência do clima (COP26), em novembro. Neste balanço da semana, ela fala dos objetivos e do dia a dia do acampamento, que conta com a solidariedade de diversos movimento sociais. Entre eles, o MST, responsável pela alimentação desse povo todo que está acampado.

O programa volta a falar de um dos assuntos mais importante para o país nos últimas semanas: a importância da Petrobras para o Brasil. O diretor do Sindipetro-SP, João Antônio Moraes, fala sobre a estratégia do governo Bolsonaro, de responsabilizar a companhia pelos preços dos combustíveis. O objetivo é jogar a população contra a maior empresa do país e abrir caminho para sua privatização. Nesse sentido, Moraes explica como é possível abrasileirar a política de preços e adequar a atuação da Petrobras aos interesses do povo brasileiro.


Assista


A bancária brasileira Rita Berlofa, presidenta da UNI Finanças Mundial, comenta os desafios dos trabalhadores de levar seus direitos ao centro do debate, neste ano de eleições. Presidenta da entidade sindical internacional que representa cerca de 3 milhões de trabalhadores do setor financeiro, Rita fala também dos desafios para as mulheres na liderança de movimentos tão importantes para a cidadania como o sindical. Além disso, ela destaca a realização da Conclat. A conferência que reuniu 10 centrais sindicais e definiu uma plataforma da classe trabalhadora a ser entregue aos candidatos nas eleições 2022.

O médico e professor da Unifesp Arthur Chioro fala da semana em que se celebrou o Dia Mundial da Saúde. Ex-ministro da Saúde do governo de Dilma Rousseff, Chioro celebra a existência do SUS. Ele analisa como o sistema público de saúde entrou definitivamente na agenda nacional e nos programas de diversos partido. E também reforça o entendimento de que, sem sistema público de saúde, não há desenvolvimento com justiça social.

A professora Lúcia Telles fala sobre a obra e as coisas do dia dia de sua avó, a escritora Lygia Fagundes Telles, que morreu no último domingo (3). Lúcia fala da relação de Lígia com as palavras, com a cidade de São Paulo e com a vida. E para encerrar a semana com o balanço e a força cultural que está na ordem do dia, o Revista Brasil TVT exibe o clip Por Dentro da Terra, da rapper Kaê Guajajara.

O programa pode ser visto às 18h do sábado e domingo na TVT, canal 44.1 para Grande São Paulo. E também no vídeo acima, ou a qualquer momento, no canal da emissora no YouTube.