Tragédia

Cantora Marília Mendonça morre em acidente de avião aos 26 anos

Outras quatro pessoas morreram no acidente ocorrido na zona rural de Piedade da Caatinga (MG), onde a cantora se apresentaria. Marília Mendonça foi exceção entre os sertanejos e aderiu à campanha #EleNão, contra o voto em Jair Bolsonaro

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Cantora ícone do chamado "feminejo", Marília Mendonça tinha 26 anos e deixa o filho Léo, de 2 anos

São Paulo – A cantora de música sertaneja Marília Mendonça morreu na tarde desta sexta-feira (5) na zona rural de Piedade de Caratinga (MG), onde a cantora faria apresentação na noite de hoje. A cidade fica a cerca de 330 quilômetros de Belo Horizonte. Outras quatro mortes foram confirmadas. “O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informa que nesta sexta (5) ocorreu a queda de uma aeronave de pequeno porte, modelo Beech Aircraft, na zona rural de Piedade de Caratinga. O CBMMG confirma que a aeronave transportava a cantora Marília Mendonça e que ela está entre as vítimas fatais”, diz a nota dos Bombeiros.  

A cantora deixa um filho, Léo, que completa 2 anos em dezembro. O velório será realizado na capital de Goiás, no ginásio Goiânia Arena. O estado decretou luto oficial de três dias.

Entre as cantoras sertanejas, Marília foi talvez a única a se manifestar contra o então candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, no movimento que que ficou conhecido como #EleNão.

A assessoria de Marília Mendonça divulgou nota. “Com imenso pesar, confirmamos a morte da cantora Marília Mendonça, seu produtor Henrique Ribeiro, seu tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho, do piloto e copiloto do avião, os quais iremos preservar os nomes neste momento. O avião decolou de Goiânia com destino a Caratinga/MG, onde Marília teria uma apresentação esta noite. De momento, são estas as informações que temos.” O demais integrantes da banda dela fizeram o trajeto de ônibus.

No começo da noite, informa o g1, o piloto foi identificado como Geraldo Martins de Medeiros Júnior. A princípio foi divulgado o nome errado do copiloto como Luiz Eduardo David Guimarães. Na realidade, o copiloto vitimado no voo foi Tarciso Pessoa Viana.

O acidente

Equipes do Corpo de Bombeiros de Caratinga e do Samu participam do resgate das vítimas do acidente. De acordo com informações repassadas à reportagem do UOL, a queda do avião aconteceu num curso d’água próximo à BR-474, a cerca de 11 quilômetros do centro da cidade.

No local da queda, informa a reportagem, há a ocorrência de correnteza, por isso, o veículo teve de ser estabilizado antes do início do resgate. Segundo a corporação, na estrutura “não há chamas nem há risco de submersão da aeronave”, mas o local ficou marcado por forte odor de combustível.

À noite, a Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig) informou, por meio de nota, que o “avião bimotor que transportava a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas atingiu um cabo de uma torre de distribuição da companhia”. A queda da aeronave ocorreu cerca de dois minutos antes do pouso.

Feminejo

Nascida em Cristianópolis (GO), em 22 de julho de 1995, Marília Mendonça surgiu como ícone do “feminejo” em 2016, com sucessos como Infiel e Eu sei de cor. Antes, no entanto, já era compositora de sucessos do gênero. O último álbum lançado por Marília Mendonça, no projeto Patroas 35%, foi em parceria com a dupla Maiara e Maraisa. Graças ao trabalho, elas comemoravam a indicação à premiação para o Grammy Latino.

Um refrão de Marília Mendonça