Tradicional

Em formato híbrido, São Paulo abre 45ª Mostra Internacional de Cinema

Maior e mais tradicional evento dedicado ao cinema na capital paulista traz um total de 264 obras de mais de 50 países, dos quais 129 serão exibidos em formato on-line

divulgação
divulgação
Cartaz da 45ª Mostra Internacional de Cinema é assinado pelo cartunista Ziraldo

São Paulo – Começa nesta quinta-feira (21) a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em tempos de pandemia de covid-19, o mais tradicional evento dedicado à chamada sétima arte da capital paulista será realizado de forma híbrida, alternando exibições e debates presenciais, com outros on-line. Para comparecer, entretanto, será necessário apresentação de comprovante de vacinação, e apenas 50% do público será permitido. Com o avanço da vacinação, a direção da Mostra preferiu optar por esse modelo.

Como em todas as edições anteriores, a deste ano apresenta uma seleção de filmes em que muitos já foram premiados em grandes festivais, como Cannes, Veneza e Berlim. É o caso de títulos como Annette, do diretor Leos Carax, que encantou cinéfilos com o já clássico cult Holy Motors (2012). Também é o caso de Um Heroi, do iraniano Asghar Farhadi, que carrega obras potentes do calibre de O Apartamento (2016) e A Separação (2012), que venceu o Oscar daquele ano de Melhor Filme Estrangeiro. Outros filmes muito esperados são Titane, da francesa Julia Ducournau, e Memória, do notável tailandês Apichatpong Weerasethakul, que também não entrarão no catálogo on-line.

Pandemia em cena

Para os “mostreiros” que não se sentem seguros para frequentar locais fechados e com pouca ventilação – “Tem que usar máscara no cinema mas pode tirar para comer pipoca”, criticou um internauta –, a Mostra também reserva boas opções. Pelo portal Mostra Play, a plataforma de streaming do festival, serão exibidos nada menos que 129 das 264 obras que compõem o roteiro desta edição. São curtas, médias e longas metragens de mais de 50 países. Entre eles, obras interessantes do cinema nacional, como A Felicidade das Coisas, da cineasta Thais Fujinaga, e Ziraldo: Uma obra que pede socorro, de Guga Dannemann. O cartunista Ziraldo, aliás, assina o pôster e a vinheta do evento deste ano.

Clique aqui para conferir todos os títulos da Mostra que serão exibidos on-line e como garantir seu ingresso virtual para acompanhar as sessões.


Leia também


Últimas notícias