Luto na TV

Beto Rockfeller, Vavá, Mário Fofoca: as várias faces de Luis Gustavo

Ator morreu neste domingo, aos 87 anos, em consequência de um câncer que tratava desde 2018

Reprodução/Montagem RBA
Reprodução/Montagem RBA
Desde os anos 1960 na televisão brasileiro, ator fez personagens que sempre são lembrados pelo público

São Paulo – Os mais antigos devem lembrar de Luis Gustavo Blanco como o personagem Beto Rockfeller, que deu nome a uma novela de sucesso entre 1968 e 1969 na extinta TV Tupi, onde fez sua primeira novela (Se o mar contasse, de 1964). Outros devem lembrar do atrapalhado detetive Mário Fofoca, da novela global Elas por Elas (1982). E há uma geração que se acostumou com o Vavá do programa semanal Sai de Baixo, também na Globo.

Foram muitas as faces de Luis Gustavo, que morreu neste domingo (19) em Itatiba, interior paulista, onde morava. Segundo a família, devido a complicações de um câncer no intestino, que tratava desde 2018. Ele estava com 87 anos.

Crianças são professores

“Eu sempre me dediquei à comédia. Na comédia, as crianças são meus grandes professores: testei meus personagens com elas, se não riam, o personagem não estava pronto. Não há mestre no mundo que se compare a uma aula dessas”, afirmou Luis Gustavo, em depoimento ao Memória Globo. Com pais espanhóis, o ator nasceu em Gotemburgo, na Suécia, e chegou ao Brasil ainda criança.

São muitas as novelas com a presença do ator. Além de Elas por Elas, Anjo Mau e Duas Vidas (1976), Te Contei? (1978), Ti-Ti-Ti (1985, como um costureiro, Ariclenes Almeida/Victor Valentin, outro papel sempre lembrado), O Salvador da Pátria (1989), O Beijo do Vampiro (2002), O Profeta (2006) e Êta Mundo Bom! (2016), entre várias outras. No palco, ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Teatro por sua atuação em Quando as máquinas param, de Plínio Marcos, em 1967.

Luis Gustavo foi vacinado contra a covid-19 em fevereiro (mês em que completou 87 anos), em Itatiba. Era casado com Cris Botelho. Tinha dois filhos, de casamentos anteriores: Luis Gustavo Vidal Blanco, e Jéssica Vignolli Blanco. Era tio dos também atores Tato e Cássio Gabus Mendes.


Leia também


Últimas notícias