Pesado

Metalúrgicos e metaleiros se unem em festival de rock no ABC neste sábado

Além de duas bandas escolhidas pelo público, banda Inocentes participa do evento, transmitido pelo Sindicato dos Metalúrgicos e pela TVT

Divulgação/Montagem RBA
Divulgação/Montagem RBA
Bandas Thor e Bluemore: momento roqueiro no ABC

São Paulo – A terceira edição do Festival Rock ABC será realizada neste sábado (17), a partir das 18h, com transmissão pelo canal do YouTube do Sindicato dos Metalúrgicos e da TVT. Além de duas bandas escolhidas pelo público, o evento terá a presença da banda Inocentes, formada no início dos anos 1980 em São Paulo. A edição desta sexta-feira (16) do jornal Tribuna Metalúrgica traz entrevista com o vocalista Clemente.

O festival no ABC é realizado em comemoração ao Dia Mundial do Rock, celebrado na última terça-feira (13). Desta vez, duas bandas independentes foram escolhidas por ter maior engajamento nos vídeos postados em redes sociais. Pelo regulamento, um grupo teria de ser do ABC e outro, ter um metalúrgico sindicalizado.

Surgida em Suzano, na Grande São Paulo, no início dos anos 2000, a Banda Thor tem entre seus quatro integrantes o baterista Ricardo Barreto de Oliveira, o Cabelo, metalúrgico da Volks em São Bernardo. O grupo fazia covers (hard rock e heavy metal), até surgirem as composições autorais, com letras em português.

“(O festival) mostra que o sindicato cumpre esse papel cultural e social, além de zelar pelo emprego e pelos diretos dos trabalhadores”, diz Cabelo. “É também uma importante oportunidade de apresentarmos nossas letras de protesto contra o atual desgoverno”, acrescenta.

Já a Bluemore é uma banda jovem (2018), formada em Diadema. “Foi uma parada única pra gente, estamos muito felizes por poder ocupar esse espaço. Pra gente é único porque no momento não há muito espaço pro rock e pra essa liberdade de expressão. Queremos levar o público a se divertir pensando e a não se calar perante tudo isso que está acontecendo no nosso país”, diz o também baterista Juan Brancalione dos Santos, o Bran.


Leia também


Últimas notícias