Libertários

De Paulo Freire a Frank Zappa, um sábado à noite na TVT

TVT exibe às 21h quarto episódio da série “Paulo Freire – Um Homem Mundo”. Em seguida, às 22h, o programa “Music Thunder Vision” fala de Zappa, lenda do rock e da cultura pop

Divulgação/Reprodução
Divulgação/Reprodução
O que passava na cabeça deles?

São Paulo – O educador Paulo Freire foi o grande homenageado deste sábado (30) pelo Fórum Social Mundial, por seu centenário. E também pelo conjunto de uma obra transformadora celebrada e reverenciada no mundo inteiro. E às 21h, a TVT exibe o quarto episódio da série Paulo Freire – Um Homem Mundo, parceria da emissora com a TV Sesc. Do Pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido traz entrevistas com educadores que falam sobre a atuação de Freire no exílio, depois do golpe de 1964, e de sua volta, com a anistia em 1980, em diante.

Foram 16 anos de vida fora do Brasil. Em 1968 escreveu sua obra mais conhecida, Pedagogia do Oprimido, quando vivia no Chile. Ao retornar, produziu ainda Pedagogia da Esperança (1992) e À Sombra desta Mangueira (1995). E seguiu com seu pensamento intenso alicerçado na educação como proposta de emancipação do ser humano por meio do pensamento autônomo e crítico. Saiba aqui do que trataram o primeiro, o segundo e o terceiro episódios da série, dirigida por Cristiano Burlan.


Clique aqui para assistir ao episódio Do Pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido

Primeiro episódio: A Formação do Pensamento

Segundo episódio: As 40 Horas de Angicos

Terceiro episódio: O Exílio

Quinto episódio: O Mundo Não É, Está Sendo


Depois de Paulo Freire, Frank Zappa

Depois da série sobre Paulo Freire, a TVT exibe Musica Thunder Vision. O programa conduzido por Luiz Thunderbird convida seu contemporâneo de MTV, o jornalista e radialista Fábio Massari. E ambos tratarão de um cardápio repleto de histórias de Frank Zappa. A inventividade e a explosão criativa do líder da banda Mothers of Invention fizeram do músico norte-americano, morto aos 52 anos em 1993, uma das lendas do rock mundial. Em 30 anos de carreira, Zappa produziu 60 álbuns com os quais estarreceu e encantou a cultura pop. O programa vai ao ar às 22h.

A TVT pode ser vista pelo canal digital 44.1 na Grande São Paulo e toda sua biblioteca de vídeos está no canal da TV dos Trabalhadores no YouTube, seguida por mais de 500 mil inscritos, a caminho do 1 milhão. Para depois da final da Copa Libertadores, uma programação para libertários. Confira o papo aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=TnDH8Dd9duM


Leia também


Últimas notícias