Folia premeditada

Pré-carnaval toma as ruas das cidades brasileiras neste fim de semana

Blocos de carnaval de rua têm opções para todos os gostos, inclusive para quem vai cair na folia com crianças. Confira algumas atrações

Rodrigo Pinto
Rodrigo Pinto
Mariana Ximenes e a rainha Alessandra Negrini, brilharam na Acadêmicos do Baixo Augusta ano passado

São Paulo – Já há alguns anos, a velha noção dos quatro dias de folias carnavalescas foi atualizada e com sucesso. O chamado pré-carnaval, com os blocos de carnaval de rua, arrasta multidões animadas nas principais cidades Brasil afora.

Esta sexta-feira (14) já tem bloquinho espalhado por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Floripa, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Fortaleza, Recife e, claro, Olinda. Em São Paulo, o Pinto do Visconde sai nas ruas do Brás.

A festa segue pelo sábado e domingo com centenas de blocos nas ruas do país, e a programação em sete capitais pode ser conferida neste aplicativo.

Os blocos de carnaval de rua terão número recorde este ano na capital paulista: 644, em 678 desfiles confirmados, segundo a prefeitura. O dia será movimentado, com Sargento Pimenta, Perdidos no Paraíso, Frevo Mulher, Ariano Suassunga, Kolombolo, Acadêmicos da Ursal e bloco feminino Filhas da Lua, entre os destaques.

Tem blocos de carnaval de rua inclusive para quem quer curtir com a criançada, como o Sainha de Chita.

No domingo saem Confraria do Pasmado, Monobloco, Acadêmicos do Baixo Augusta, Bloco da Ursal, o Nós Trupica mas Não Cai, e outras dezenas de opções.

No Rio são cerca de 100 blocos de carnaval rua só neste fim de semana. A prefeitura carioca autorizou para 441 desfiles de 387 blocos, 11% a menos do que no ano passado.

Bloco Chame Gente ironizam companhia de água e esgoto do estado (Fernando Maia/Riotur)

Um dos destaques do fim de semana é o tradicional Simpatia é Quase Amor, que conseguiu manter seu desfile no sábado. Também neste sábado sai o Céu na Terra. No domingo saem Bloco da Preta, Gigantes da Lira, Suvaco, Fogo e Paixão, Cortejo do Cordão do Boitata, Tá Pirando, do pessoal do Pinel, Escravos da Mauá e Fuzuê da Ilha (bloco do Leandro, carnavalesco da Mangueira).

Salvador terá mais de 300 atrações no Carnaval. Neste fim de semana, as festas pré-carnavalescas Fuzuê e Furdunço contarão com mais de 80 atrações no circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra). São manifestações culturais, bandas de sopro, microtrios e pranchões, que remetem aos antigos carnavais. No sábado, destaque para o bloco De Hoje a 8; e no domingo o Banho de Mar à Fantasia.

Belo Horizonte contará com mais de 450 blocos até o fim da folia. Em Recife e Olinda, as prévias já tomam as ruas há semanas. Tem a festa da Ursene (União das Repúblicas Socialistas dos Estados do Nordeste), no sábado, o Boi da Macuca e A Vaidosa. A Celoura de Olinda, no domingo, comemora 58 anos de Arrastão.

Para saber horários e locais as prefeituras das cidades, os sites da prefeituras trazem as informações. Também há aplicativos que auxiliam a programar a folia. Basta informar a cidade de interesse, a data e o bairro onde o folião quer se acabar.

Tempo e saúde

Nessas principais capitais do país o tempo promete ser quente. São Paulo, Rio, BH, Brasília e Porto Alegre vão dividir o sol com algumas trovoadas. Em Salvador e Fortaleza o calor será refrescado por algumas pancadas de chuva. Em Recife e Olinda, muito sol e poucas nuvens.

A dica de sempre é se hidratar muito e não esquecer de comer, de preferência alimentos sem muita gordura ou sal. Roupas leves e protetor solar são itens indispensáveis em qualquer fantasia. Sair sem o celular, para quem pode, é melhor.

Cuidado com o golpe do cartão trocado: ao pagar, confira se o cartão que está levando é o seu mesmo. Tem malandro que memoriza sua senha, e devolve um cartão falso.

E lembrar sempre: não é não. Nada de assédio. Respeito é bom e todo mundo gosta.


Leia também


Últimas notícias