Hoje, na TVT

Escritor cubano Leonardo Padura fala sobre literatura e Brasil na TVE

Autor da série de romances "Estações em Havana" e "O Homem que Amava os Cachorros" participa de conversa com o jornalista Bob Fernandes

ITZIAR GUZMÁN (BOITEMPO)
ITZIAR GUZMÁN (BOITEMPO)
“Não acredito na literatura que se auto consome ou que escreva para si mesmo”, afirmou Padura

São Paulo – Romancista, roteirista de cinema e jornalista, Leonardo Padura é o convidado de Bob Fernandes no TVE Entrevista Especial desta quarta-feira (11), às 22h, na TVT. Reconhecido internacionalmente, o escritor cubano é autor da série de romances Estações em Havana, publicada em mais de 15 países. Em conversa descontraída, Padura fala de literatura, dupla nacionalidade e seu olhar sobre o Brasil.

O cubano é autor do livro O homem que Amava os Cachorros, publicado em 2013 e considerado sua obra máxima. Questionado sobre seu processo de escrita, ele diz ser um mistério. Entretanto, fala sobre os caminhos de criação dos seus romances e a importância da comunicação com os leitores. “Não acredito na literatura que se auto consome ou que escreva para si mesmo.”

Convidado a falar sobre o Brasil, o jornalista destaca a cultura literária, musical e do futebol. Diz acompanhar com interesse as notícias do país e comenta o cancelamento do programa Mais Médicos que, na sua opinião, prejudicou pessoas muito pobres e marginalizadas. “Tiveram, graças aos médicos cubanos, uma atenção em saúde de primeiro nível”, ressalta.

Com dupla nacionalidade concedida pelo governo espanhol, Padura conta sobre as facilidades que essa condição lhe deu, como as viagens com o passaporte espanhol sem a necessidade de vistos. Além do sentido prático, o escritor destaca o reconhecimento, graças à sua relação com o país, como o prêmio Princesa de Astúrias, em 2015.

O TVE Entrevista Especial com Leonardo Padura será exibido também em horário alternativo na quinta-feira (12), às 12h, e no sábado (14). Além da TV, a entrevista poderá ser acompanhada pelo canal do YouTube da TVT.

Leia também

Últimas notícias