celebração

Guaracy Junior, indicado para o prêmio Inezita Barroso: ‘RBA dá exemplo de comunicação’

Apresentador do programa 'Brasil Viola Atual', da Rádio Brasil Atual, foi reconhecido por contribuir para valorização da música caipira de raiz

TVT/REPRODUÇÃO
TVT/REPRODUÇÃO
Há seis anos à frente do Brasil Viola Atual, Guaracy Junior leva ao público logo cedo, das 5h às 7h, 'a música sertaneja e caipira que as outras rádios não tocam'

São Paulo – O radialista Guaracy Junior, apresentador do programa Brasil Viola Atual, da Rádio Brasil Atual, contemplado na quarta edição do prêmio Inezita Barroso, celebrou a homenagem e afirmou que isso é um reconhecimento ao trabalho diferenciado pela RBA, que valoriza a cultura, sem a presença do chamado “jabá”.

“Eu não quero ser exemplo, mas estamos dando exemplo às rádios de que as pessoas gostam do que é bom. O que é modinha e passa, só é feito para faturar. Nós devemos valorizar a nossa cultura sertaneja e aqui é um espaço para os artistas tocarem suas músicas. Estamos sendo um exemplo de comunicação”, disse o apresentador, durante o Jornal Brasil Atual, na manhã desta quarta-feira (18).

A homenagem é prestada desde 2016 pela Assembleia Legislativa de São Paulo às personalidades físicas e jurídicas que se destacam na sociedade em razão de sua contribuição para a música caipira de raiz, entre outras formas de arte reconhecidas como genuinamente popular.

Tradicionalmente, a premiação é resultado das indicações de parlamentares e da sociedade civil, com no máximo 10 personalidades. No entanto, neste ano, de acordo com a ata da reunião para deliberação conclusiva, no último dia 3, mais de 10 nomes foram pré-indicados ao prêmio.

O apresentador da Rádio Brasil Atual ficou entre os escolhidos. Há seis anos à frente do Brasil Viola Atual, Guaracy Junior leva ao público logo cedo, das 5h às 7h, “a música sertaneja e caipira que as outras rádios não tocam”, como gosta de descrever sobre seu programa, que conduz com “carinho e responsabilidade”.

“Eu me preparei no passado para estar aqui, hoje. Fiz meu curso de rádio para chegar e operar uma mesa de som. Então, eu incentivo as pessoas que desejam algo para o futuro. Eu não me considero um aposentado, sou um pensionista, porque ainda tenho meus sonhos e realizações”, acrescentou, ao relembrar da sua trajetória. Essa já é a segunda indicação de Guaracy, que em junho passado recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria de melhor apresentador musical, também em reconhecimento ao estilo sertanejo que sempre esteve presente em sua vida e marca seu trabalho desde a atividade como produtor rural até o início da carreira no rádio.

Ouça a entrevista:

Leia também

Últimas notícias