Osh, só bar bacana

Guia de bares no Nordeste e Norte

Bares e democracia: para quem prefere gastar o suado dinheiro e beber onde se respeitam a diversidade, as utopias e cantos de Lula livre e Marielle vive

Divulgação
Divulgação
Casa de Cultura Livre Olho D'Água, em João Pessoa

Confira a seguir a relação de bares, restaurantes e pontos de encontro e confraternização indicados pelos leitores e amigos da RBA. Pelos links ou telefones fornecidos é possível checar horários de funcionamento, as especialidades e programações, que são de responsabilidade dos próprios estabelecimentos. Esta edição traz dicas das regiões Nordeste e Norte.

Conheça também
São Paulo capital
Grande SP, litoral e interior
Estado do Rio
Estado de Minas Gerais
Brasília/Centro-Oeste
Região Sul

As informações descritivas foram retiradas das redes sociais e das avaliações dos frequentadores. Ele não tem a pretensão de ser um roteiro completo de lugares onde se pode encontrar boas bebidas, boas comidas e – talvez o mais importante – boas conversas. Mas são dicas carinhosas, de gente especial, e a ideia é que seja ampliado, igualmente de forma colaborativa.

Para falar com o Guia, envie mensagem para baresbacanas@redebrasilatual.com.br você pode incluir seu bar preferido, pedir pra retirar se não gostou de ver o seu aqui, comentar sobre seu boteco preferido, enviar fotos da galera etc.


REGIÃO NORDESTE


Em Fortaleza (CE)


Abaeté Boteco

Música para matar a fome. Acarajé para alimentar a alma. Bebida sem moderação. Assim o Abaeté se apresenta. O bar, elogiadíssimo, tem espaço ao ar livre e para dançar.
Rua Castro Alves, 513, Joaquim Távora, (85) 99918-1877.


Bar do Assis

Simples e acolhedor, o boteco serve deliciosos espetinhos para acompanhar a cerveja sempre gelada e a preços acessíveis.
Rua Adolfo Herbster, 190 (Rua João Gentil), Benfica, (85) 3283-8674.


Cantinho Acadêmico

Boêmio e musical, o boteco mantém clima festivo até tarde. O chope gelado acompanha os petiscos típicos da cozinha brasileira. Quem gosta de rock e sinuca pra se divertir, pode curtir a parte de cima do bar.
Avenida Treze de Maio, 2.370, Benfica, (85) 3281-8857.


Gato Preto

Um local de entrosamento, diversão e compartilhamento de ideias, culturas e serviços. Abre de segunda a sexta, sempre a partir das 21h e avisa: não tolera postura racista, preconceituosa ou qualquer tipo de assédio no estabelecimento. Boa música para acompanhar a cerveja trincando de gelada e outras bebidas com preço acessível.
Rua Instituto Ceará, 7, Benfica, (85) 99745-2118.


The Lights

Próximo à FEAAC, faculdade de economia da UFC, o bar serve cervejas geladas e cachaças. Tudo com preços acessíveis. DJs e noites de karaokê, animam a moçada que se espalha pelas mesas na calçada.
Rua Instituto do Ceará, 4, Benfica, (85) 99773-2573.


Paraíba Bar (1 e 2)

Cerveja estupidamente gelada e espetinhos deliciosos, a preço justo, são os destaques da clientela. O bar, com mesas na calçada e música boa, funciona em dois endereços.
Rua João Gentil, 137 e Rua Paulino Nogueira, 96, ambos em Benfica.


Bomtequim Bar

Cerveja gelada, ambiente aconchegante, comida gostosa e amigos. É o mote do bar que tem música ao vivo de qualidade às quartas, quintas, sextas e sábados. Cerveja gelada e pasteis muito elogiados pelo público.
Rua Monsenhor Furtado, 2.074, Bela Vista, (85) 99136-8738.


Moto Libre

O boteco tem paredes grafitadas e área ao ar livre. Serve cervejas, petiscos e prmove programação semanal de música de qualidade, incentivando a produção cultural local.
Avenida Monsenhor Tabosa, 299, Praia de Iracema, (85) 98886-2856.


Serpentina Bar & Cultura

Boemia, diversão e arte. Espaço com música de qualidade que abriga ainda a biblioteca de Bar Poeta Mário Gomes, para estimular a leitura. Atendimento elogiado pelos frequentadores.
Avenida Heráclito Graça, 760, Centrowww.instagram.com/serpentinabarcultura.


Em Natal (RN)


Abayomi – Espaços Compartilhados

Um lugar com ambientes para reuniões, oficinas, confraternizações. Também um café e um bar com  bebidas, petiscos e música boa. Os frequentadores destacam a praticidade do espaço coworking bem equipado e confortável, com um belo jardim, e a possibilidade de seguir até anoitecer para curtir uma cerveja gelada. Obras de arte dos artistas da região decoram o local.
Rua Ezequias Pegado, 1.021, Tirol, (84) 98125-2159.


Em Salvador (BA)


O Líder

O bar e churrascaria existe há mais de 40 anos. Afirma ser o dono da cerveja mais gelada de Salvador e do famoso sanduíche de pernil. Espaço descontraído com ambiente aconchegante e atendimento muito elogiados. Telão para os dias de futebol.
Largo Dois de Julho, 32, Dois de Julho, (71) 3321-8955.


Restaurante e Bar Caxixi

Espaço democrático, com boas cervejas e cachaças. O tradicional botequim serve opções caseiras à la carte e lanches, em espaço despojado. Destaque para o famoso prato Malassado. A carne “mal assada” vem coberta por olho com tomates, cebola, alho, sal e coentro, tudo coberto de torresminhos. Pratos bem servidos.
Rua do Cabeça, 123, Dois de Julho, (71) 3321-2192.


Casa da Mãe Espaço Cultural

Desde 2006, a casa é um espaço de cultura, que valoriza a boa música e a culinária do Recôncavo. Pequeno e alternativo, além da boa comida brasileira caseira, o bar oferece várias marcas de cervejas, sempre geladas. A música ao vivo enriquece o ambiente onde a arte e o poder dos Orixás preenchem as paredes.
Rua Guedes Cabral, 81, Rio Vermelho, (71) 99926-2101.


Velho Espanha Bar e Cultura

Cerveja gelada, atendimento diferenciado e bons petiscos se unem à boa música. Cem anos, com corpinho de trinta, anunciar o bar em suas redes sociais. Para as gentes de todas as cores! Nascido como armazém, nos idos de 1920, o Bar do Espanha é historicamente frequentado por boêmios e artistas. Era o bar favorito de Glauber Rocha. Reaberto em 2017, o espaço destaca-se pela cerveja gelada, pelo atendimento diferenciado e pelos bons petiscos que se unem à boa música.
Rua General Labatut, 38, Barris, (71) 3043-7481.


Em Boipeba (BA)


Casinha Latina

Divulgação

Gastronomia latino-americana e drinks variados. O cardápio inclui tacos, arepas, arepas recheadas, hambúrguer artesanal, papas argentinas, feijoada de mariscos. Destaque para a cachaça artesanal de gengibre, além de licores de cacau e raízes feito na Ilha. O espaço mantém uma mini-galeria de arte e conta com serviço de massagem. Tem opções vegetarianas, um diferencial na ilha. Elogios também para a decoração, o atendimento e a música de boa qualidade.
Praça Santo Antônio, Velha Boipeba, (71) 99256-2164


Em Recife e Olinda (PE)


Altar Cozinha Ancestral

O restaurante da chef Carmem Virginia abre para almoço e jantar. Lá, define, não há criações, e sim criatividade. Os pratos, muito bem servidos, emocionam, carregados de lembranças e afetividade. Especializado na culinária brasileira e frutos do mar. Caipirinhas e sobremesas também muito elogiadas. Como um verdadeiro altar, santos, orixás e badoques ornamentam o ambiente.
Rua Frei Cassimiro, 449, Santo Amaro, (81) 9800-1090.


Armazém Centenário

Boteco animado e descontraído. Música ao vivo ou com DJ animam o ambiente onde não faltam cerveja gelada, bons pratos e petiscos. O chope Capunga muito bem tirado e a laje (mezanino) do mesmo nome são os destaques da clientela.
Rua Barão de Itamaracá, 10, Espinheiro, (81) 3033-4002.


Armazém do Campo

divulgação

Inaugurado no final de maio de 2019, o Armazém na capital pernambucana é dividido em três partes. Na porta de frente para a rua do Imperador Pedro II, está a entrada para o mercado de produtos agroecológicos, orgânicos e da agricultura familiar. No lado oposto, café-bar com doces, pães, bolos e queijos produzidos na cooperativa do assentamento Normandia, em Caruaru. No cardápio ainda tem café expresso, cappuccino, cervejas e chope artesanal. Entre o mercado e o bar, a livraria da Editora Expressão Popular. Aos sábados, para acompanhar a tradicional feijoada, tem o Samba da Classe Trabalhadora.
Avenida Martins de Barros, 387, Santo Antônio, (81) 3128-1313.


Bar Central

Um clássico no centro da capital pernambucana, iniciou suas atividades em 2004. Abre ao meio-dia, oferecendo almoço, e funciona até as duas horas da manhã. No início da noite, as mesas colocadas na calçada são uma boa pedida para apreciar o sanduíche falafel, o filé com fritas, o arrumadinho, além de opções vegetarianas e veganas.
Rua Mamede Simões 144, lojas 6, 7 , 8 e 9, (81) 3222-7622.


Bar da Morgana

A Barraca, também conhecido como Bar de Felipe ou Bar da Morgana. Ambiente simples, próprio para tomar uma boa cerveja gelada acompanhado dos saborosos petiscos nas mesas que ficam na calçada, ao ar livre. Jogos de vídeo e fliperama completam a diversão.
Rua do Riachuelo, Edifício Walfrido Antunes, 436.


Cá-já Restaurante

Comida, bem-estar, natureza. Assim se define o Cá-Já que funciona para almoço e jantar. A cozinha brasileira que acolhe, traz memórias afetivas, mas com toque contemporâneo, valorizando os ingredientes locais. A boa música e a cerveja gelada completam o espaço.
Rua Carneiro Vilela, 648, Aflitos, (81) 3126-0648.


Chê Bar e Comedoria

Espaço alternativo, com bons preços, excelente para bater um bom papo com os amigos, tomar aquela cerveja gelada e saborear petiscos da região como se estivesse em casa.
Rua Princesa Isabel, 207, Santo Amaro, (81) 98770-6585.


Etiqueta Verde Loja Colaborativa

Desde junho de 2012, reúne café, brechó, tabacaria, cervejaria, tudo num só lugar. Funciona de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 9h às 16h.
Rua Conselheiro Portela, 417, Espinheiro, (81) 3038-0240.


Lalá Café & Cozinha Afetiva

Comer feliz alimenta a alma. Esse é o lema do café que serve crepes, bolos, tapiocas, drinques e chás em ambiente aconchegante, colorido e contemporâneo. Música ao vivo semanalmente. Nos finais de semana, muita paciência para aguardar um lugar no disputado espaço. Destaque para o doce Colinho da Vovó que traduz em sabor o conceito de cozinha afetiva: um lugar caloroso para o coração e também para o estômago.
Rua Amélia, 470, Graças, (81) 3426-6708.


Reteteu Comida Honesta

Reteteu quer dizer comida feita com ingredientes que estão disponíveis para o momento, com o toque do cozinheiro, diferindo da alimentação tradicional. Nesse restaurante, comida honesta é a que já foi mais testada e aprovada por gerações, que pode ser compartilhada, proveniente geralmente de pequenos produtores. Serve almoço e café da manhã aos finais de semana.
Rua Professor Otávio de Freitas, 256, Encruzilhada, (81) 3204-4137.


Reciclo Bikes

O ateliê de bicicletas urbanas personalizadas, desenvolvidas por arquitetas, a cada 15 dias vira espaço de festa com DJ, música de qualidade e muita animação. Cerveja gelada todos os dias.
Mercado da Encruzilhada, (81) 3048-4050 ou (81) 99519-4050.


Terra Café

Espaço super aconchegante para trocar ideias e curtir muita literatura, gastronomia, música e cerveja gelada. Essa é a descrição do bar, nas redes sociais. Os frequentadores concordam e destacam ainda a qualidade da música, o ambiente agradável e o ótimo atendimento. A atmosfera do quintal, encanta.
Rua Bispo Cardoso Ayres, 467, Boa Vista, (81) 98421-2267.


Aritana Bar

Do atendimento ao cardápio, tudo é muito elogiado. Os preços, bem em conta, e a música ao vivo são destaque, sem falar nos caldinhos, como o de camarão, considerado “divino” pelos frequentadores.
Praça do Carmo, Carmo, (81) 3429-8248.


Barrio Café Bar no Varadouro

A essência de Olinda está aqui, anuncia o bar. Para os clientes, os pratos são deliciosos, o atendimento é maravilhoso, o astral é altíssimo e ainda tem a cerveja sempre super gelada.
Avenida Joaquim Nabuco, 5, Varadouro, (81) 3439-0288.


Casbah Olinda

Cozinha afetiva, cerveja gelada e boa música no sítio histórico de Olinda. Atendimento muito elogiado, funciona de quarta a domingo.
Rua 27 de Janeiro, 7, Carmo, Olinda, (81) 98513-3525.


Sana Bar

Muito elogiado pelos clientes, o esaço é descrito como um ambiente alto astral, descontraído, perfeito para reunir os amigos, com ótimas opções de bebidas e petiscos, e muita música boa. No quintal, vista para praia e a brisa do mar.
Rua Treze de Maio, 99, Carmo, (81) 98185-8586.


Em João Pessoa (PB)


Casa de Cultura Livre Olho D’Água

Espaço cultural que se sustenta com um bar construído por pessoas que acreditam no sonho por um mundo melhor. Abriga exposições, sessões de cinema, sarau, debates, boa música. No cardápio, comidinhas, cervejas bem geladas e 20 das boas cachaças da Paraíba. De terça a sexta-feira, das 17h até enquanto houver cliente. No sábado, a partir das 15h.
Rua Deputado Barreto Sobrinho, 344, Tambia, (083) 98158-5226.


Em São Luís (MA)


Armazém do Campo

Inaugurado em julho de 2019, o espaço, assim como em outras capitais do Brasil, vende produtos agroecológicos, orgânicos e da agricultura familiar, fruto da reforma agrária. O Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis mantém uma livraria e também atua na produção de cultura e de debates sobre a realidade brasileira. O nome é uma homenagem à primeira romancista brasileira (1822/1917), ícone da literatura negra do Brasil, tendo escrito o primeiro romance sobre a escravidão no Brasil em 1859.
Rua Rio Branco, 420, Centro.


Bar do Léo

Um espaço peculiar, dentro de uma feira em um dos bairros mais animados de São Luís. O acervo incrível de discos se soma ao chopp gelado e iguarias servidas como aperitivo. Os frequentadores atestam: o proprietário, seu Léo, é uma figuraça.
Rua Cento e Quatro, 138, Vinhais, (98) 98270-3871.


Chico Discos

Cachaçaria com variedade de destilados e cervejas. Às terças-feiras, discotecagem de vinil. Era coleção particular, foi sebo, foi locadora, foi sebo-locadora, e ninguém podia entrar sem camisa, fumando, muito menos portando bebida alcoólica. Chico desistiu de tudo, e montou um bar. Mas ainda não aceita descamisados. Pagamentos só em dinheiro.
Rua 13 de maio com Afogados, 389, 2º piso,  (98) 3221-4578.

 


REGIÃO NORTE


Em Belém do Pará


Casa do Gilson

O bar, criado em 1897, funciona no quintal do Gilson Rodrigues, músico e artista plástico com 28 anos dedicados ao chorinho. A casa também apresenta sambistas tendo a brasilidade como ponto de referência. Abre aos finais de semana, a partir de sexta-feira à noite e nos sábados e domingos à tarde. Cerveja bem gelada e pirarucu frito são os destaques.
Travessa Padre Eutíquio, 3.172, Condor, (91) 3272-7306.


Espaço Cultural Boiúna

Popularmente conhecido como Bar do Mário, tem música ao vivo de boa qualidade. Jazz, MPB, música paraense com o melhor dos artistas locais. Uma calçada ótima para degustar cerveja gelada e os petiscos da casa, como o famoso pastel de jambú.
Rua dos Pariquis, 1.556, Batista Campos, (91) 4141-3190.


Ver-o-Peso

As barraquinhas de comida e bebida do Ver-o-Peso, patrimônio histórico e cultural de Belém, funcionam 24 horas e são o local ideal para tomar uma gelada, comer o melhor peixe frito da cidade e apreciar a vista da Baía do Guajará. E além de ponto turístico, o Ver-o-Peso é luta. Os feirantes organizados já impediram tentativas do poder público de descaracterizar o espaço, e seguem na resistência.
Boulevard Castilhos França, Cidade Velha, (91) 3230-3926.