Meu, muito bacana

Bares na Grande São Paulo, Litoral e interior

Com tantas opções, não faz sentido gastar nosso suado dinheirinho naquele bar que não respeita as minas, gays, que tolera atitude racista, barra canto de Lula livre, de Marielle vive, que ignora direitos ou maltrata funcionário

Divulgação
Divulgação
Memorial da Classe Operária

Confira a seguir a relação de bares, restaurantes e pontos de encontro e confraternização indicados pelos leitores e amigos da RBA. Pelos links ou telefones fornecidos é possível checar horários de funcionamento, as especialidades e programações, que são de responsabilidade dos próprios estabelecimentos. O guia de bares da Grande São Paulo, Litoral e Interior do estado é construído de forma colaborativa.

Conheça também
São Paulo capital
Estado do Rio
Estado de Minas Gerais
Brasília/Centro-Oeste
Nordeste/Norte
Região Sul

As informações descritivas foram retiradas das redes sociais e das avaliações dos frequentadores. Ele não tem a pretensão de ser um roteiro completo de lugares onde se pode encontrar boas bebidas, boas comidas e – talvez o mais importante – boas conversas. Mas são dicas carinhosas, de gente especial, e a ideia é que seja ampliado, igualmente de forma colaborativa.

Para falar com o Guia, envie mensagem para baresbacanas@redebrasilatual.com.br você pode incluir seu bar preferido, pedir pra retirar se não gostou de ver o seu aqui, comentar sobre seu boteco preferido, enviar fotos da galera etc.


Em Amparo


Dacapivara Bar

Fundado em 2017, fica às margens do Rio Camanducaia. O boteco descolado serve chopes e cervejas artesanais que podem ser curtidos no balcão ou nas mesas na calçada escutando um bom som tocado por artistas locais. Mesa de bilhar para quem gosta de bater uma bolinha.
Avenida Francisco Prestes Maia, 1.118, Centro, (19) 98809-8689.


Paidéia Bar

O nome do bar vem da ideia grega, ligada a um ideal de formação que procurava desenvolver o homem em todas as suas potencialidades, para ser um cidadão melhor. Assim, é um espaço para pensar o novo, o inusitado, via ideias, sugestões e críticas daqueles que frequentam o bar e imaginam esse lugar ideal. Integrado à rua, à praça e à comunidade onde se localiza, abre todos os dias das 18h às 23h. Moela, pastéis de fubá, quibes, provoquibes, almondêgas, frios, porções, bolinhos de bacalhau, de feijoada e outros quitutes no cardápio para acompanhar cervejas, vinhos e destilados sempre na temperatura ideal.
Rua Sete de Setembro, 36, Centro, (19) 99711-8189.


Em Campinas


Adega Santo Antônio 

divulgação

Desde 1967, esse restaurante, bar e pizzaria é tradicional na região. Tem cozinha e ambiente muito elogiados, além de preços populares, inclusive para bebidas, como vinhos e cervejas.
Avenida Dr. Ângelo Simões, 570, Ponte Preta, (19) 3235-1650.

 


Ateliê Cozinha Lá em Casa

divulgação

Tem como âncora a produção de geleias e antepastos artesanais. Promove oficinas ligadas a permacultura, agricultura orgânica e eventos com comidas naturais e boa música. Apoia o pequeno produtor e pesquisa comidas de matrizes africanas. A casinha de adobe fica num terreno cheio de árvores, em ambiente agradável, também para crianças.
Rua Aldo Grigol, 600, Chácara Guará, Barão Geraldo, (19) 99177-8783.


Bar do Manoel – Estrela Dalva

divulgação

Preços populares nas bebidas e cardápio maravilhoso, como o jiló preparado de formas inacreditáveis, segundo os frequentadores. O ambiente simples e alto astral são destaque, assim como os caldos. Sarau da Dalva nas segundas quartas-feiras do mês. E nos terceiros sábados do mês rola o Samba do Maneco.
Avenida Lafayete Arruda Camargo, 767, Parque São Quirino, (19) 3296-4912.


BarDellas 

divulgação

Administrado por mulheres, o espaço é aconchegante, simples, com cara de boteco, para se sentir à vontade. A cerveja gelada acompanha porções dcomo o bolinho de feijoada, o de jiló, o croquete de berinjela. Atendimento muito elogiado.
Rua Rodolfo Liner, 10, Jardim Londres, (19) 98733-8487.


Embrev 

divulgação

Em três endereços, o bar é descrito como um lugar tranquilo, agradável, descontraído e com preços justos. A cerveja sempre gelada e o atendimento são elogiados pela clientela.
Rua Hermantino Coelho, Mansões Santo Antônio, (19) 98816-1446; Avenida Atílio Martini, 506; e no balão do Campus 1 da PUC.


Espetinhos do Beto

Local simples, aconchegante, com música boa, espetinhos muito elogiados e cerveja sempre gelada. Preço e atendimento são destaque dos clientes.
Rua Marcelo Ferreira Albiere, 564, Parque Vila União, (19) 99417-8726.


Livres – Rede de Produtos do Bem

Para viabilizar o consumo de alimentos sem agrotóxicos, a Rede de Produtos do Bem criou um novo modelo de produção, comercialização e logística. Assim nasceu o Livres, plataforma que organiza grupos de consumidores, feiras e lojas que funcionam em sistema de permutas de prestação de serviços, créditos solidários, dentre outros. O sistema integra produtores e consumidores, eliminando o intermediador capitalista, com o objetivo de promover o acesso da população a produtos do bem. O espaço também conta com bar e restaurante onde comida e bebida com veneno não têm vez.
Rua José de Campos Novaes, 277, Guanabara, (19) 2117-7969.


Namaste Salad 

Divulgação

Almoço em ambiente tranquilo e a preço justo. O espaço oferece pratos e sucos bem preparados e saborosos, com produtos orgânicos e da agricultura familiar. Tem opções para veganos. Quadros em homenagem à lida dos trabalhadores rurais compõem a decoração. Atendimento muito elogiado.
Rua José Martins, 751, Barão Geraldo, (19) 3289-4178


Mestre dos Espetos

Espetinhos, cerveja gelada e outras bebidas acompanhadas de boa música tocada em discos. Ambiente livre de opressão.
Rua Piquete, 1.265, Jardim Itamarati, (19) 99899-1516.


Projeto Saberes e Sabores

Projeto de transmissão de saberes e valorização da cultura negra a partir do (re)conhecimento da culinária afro-brasileira. Assim se define o espaço que tem no cardápio, acarajé, caipirinha tradicional e temperadas, porções, lanches, drinques africanos. Sabores, atendimento e ambiente muito recomendados pelos clientes.
Avenida Anchieta, 235, Centro, (19) 99320-8827.


Sindicato Bar

Espaço da massa, especializado em comidas de boteco, porções, caldos, drinks, música de qualidade e gente boa. Assim o bar se define em suas redes sociais. E os frequentadores concordam. Ambiente descontraído com sinuca e o velho rock and roll.
Rua Armando Sebastião Bonomi, 168, Vila Santa Isabel, (19) 99290-2199.


Stout Café, Cultura e Bar

O bar acolhedor, com mesas na calçada, cercado por uma mangueira e um chorão, é elogiado pelo ambiente agradável e pela qualidade das comidinhas a preço justo. A música ao vivo e as muitas opções de cervejas sempre geladas são destaque dos frequentadores. Serve também café da manhã, almoço, outras bebidas e café.
Rua Gilberto Pattaro, 105, Barão Geraldo, (19) 99248-5523.


Tia Bel Petiscos e Massas

Arte, gastronomia e amigos. Esse o lema do espaço que serve almoço e jantar. A cerveja sempre gelada, o ambiente agradável e o preço justo são destacados pelos frequentadores.
Rua Dr. Álvaro Ribeiro, 441, Ponte Preta, (19) 3264-5396.


Vigas Bar

Também conhecido como Bar da Márcia, o local é ponto de concentração antes e depois de grandes atos e manifestações democráticas. Afirma servir o melhor pastel tradicional da cidade.
Avenida Francisco Glicério, 481, Centro, (19) 3234-4526.


Vila Bambu

Os clientes elogiam a combinação perfeita entre música boa, culinária caseira, cerveja gelada e amizade. A boa comida se mistura aos eventos de cultura e arte. Destaque para o bom atendimento.
Rua Eleutério Rodrigues, 308, Vila Nova, (19) 3307-5199.


We Can Veg It

Amplo espaço no bairro Guanabara, com o mesmo foodtruck que deu início ao projeto em 2016. Abriga bar e loja com diversas marcas veganas de pequenos produtores, empreendedores, ativistas, artistas, artesãos. Promove eventos e festas com expositores veganos, atividades e cursos. Apaixonados por hambúrguer, batata frita e coisas boas que fazem as pessoas sorrirem e viverem bem, querem mostrar a todos as possibilidades e sabores veganos. Comida elogiada, preços justos.
Rua Dr. Barros Monteiro, 202, Jardim Guanabarawww.instagram.com/wecanvegit/?igshid=15bamraxwje6x.


Em Itanhaém


Espaço Ovni

Sede da marca OVNI Surf & Skate, de simuladores de surf (únicos no mundo) e skate, é também uma loja e um bar temático. Em funcionamento desde abril, é o único no estilo no litoral paulista. Os proprietários definem o Ovni como um lugar democrático, um polo cultural com espaço para bandas autorais e hardcore, hip hop e mais. A música rola o tempo todo, bom para curtir a pista de dança ou a área externa. O sanitário unissex tem a preocupação de não constranger frequentadorxs trans.
Rua Peruíbe, 766, Cibratel, (13) 98140-7500.


Em Leme


Choperia Zero Grau

São 26 anos de dedicação à boa comida e à roda de amigos, afirmam os proprietários em suas redes sociais. Músicos, boêmios, famílias, colegas de trabalho encontram na choperia um espaço de diversão. O atendimento atencioso merece destaque entre os frequentadores.
Avenida 29 de Agosto, 700, Centro, (19) 3571-4576.


Em Ribeirão Preto


A Fábrica de Extintores

A casa de eventos foi fundada em uma antiga fábrica de extintores. Funciona aos finais de semana, sempre às sextas e sábados, e esporadicamente às quintas e domingos. Bandas de rock se apresentam na “garagem”, com palco de alvenaria e sonorização específica. No quintal, rodas de samba, choro, forró. O astral do espaço é super elogiado, assim como o atendimento, e os comes e bebes gostosos e a preços acessíveis.
Rua Flávio Uchôa, 2.151, Campos Elísios, (16) 99134-8696.


Armazém Baixada

Casa de música na região central da cidade, contempla ritmos como samba, pagode, rap e forró. Bar com mezanino, exposição de artes. E avisa: é um espaço que se propõe democrático e preza pelo respeito a artistas e público. Variedade de cervejas sempre legadas e a preços justos.
Rua Duque de Caxias, 141, Centro, (16) 99251-5127.


Cineclube Cauim

Entidade sem fins lucrativos criada em 1979, tornou-se ponto de cultura com a criação dessa política pública pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva em 2004. Promove cursos de formação para jovens e mantém uma sala de cinema com 900 lugares, descrito como o maior projeto de popularização da sétima arte no país. No bar, música ao vivo, chope gelado e preços justos, elogiam os frequentadores.
Rua São Sebastião, 920, Centro, (16) 3441-4341.


Egrégora

Cerveja sempre gelada, música boa, conhecimento e sabedoria. Os clientes do espaço cultural elogiam a “vibe” da casa, o atendimento, a escolha das bandas. O local abriga ainda um estúdio musical, aluga instrumentos e equipamentos musicais. Ponto de troca de livros, discos e quadrinhos e de venda de trabalhos artísticos e artesanais.
Rua Pompeu de Camargo, 282, Campos Elíseos, (16) 99194-9384.


Galpão 20

A casa de eventos é uma iniciativa cultural muito elogiada pelos frequentadores, assim como a boa música e o atendimento. Fácil acesso às bebidas e comidinhas, a preço justo.
Rua Marquês de Pombal, 20, Campos Elísios, (16) 98810-4542.


Memorial da Classe Operária

O Memorial da Classe Operária – UGT é um patrimônio histórico, cultural e arquitetônico tombado em 2003 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural de Ribeirão Preto. Casa de eventos e sede de projetos culturais, tem entre seus objetivos fomentar a cultura e contribuir para as lutas por uma sociedade mais justa e democrática. Para arrecadar recursos que servem à manutenção do Memorial, promove festas noturnas muito elogiadas e com respeito à diversidade.
Rua José Bonifácio, 59, Centro, (16) 3610-8679.


Em Santo André


Apostrophe

O espaço é voltado para a boa música e gastronomia. Quarta-feira é dia de jazz. Cerveja sempre gelada.
Rua Coronel Ortiz, 290, Centro.


Meio Natural

O bar que comemora 35 anos de existência atrai a clientela fiel à sanduicheria de qualidade. O clima praiano, com mesas na calçada e coqueiros em volta, combina perfeitamente com a cerveja gelada, os sucos e as caipirinhas.
Rua Haddock Lobo, 316, Jardim Bela Vista, (11) 4437-3754.


Mocergo

Estética rock’n roll, cardápio, drinques e cervejas muito elogiados. O bar toca rock, metal, hardcore, punk.
Rua Siqueira Campos, 1.039, Centro.


Red Light Duplex Centro Cultural

Arte, drinques, cervejas, lanches e porções. Tudo com muita qualidade, preço justo e um som de primeira.
Rua Senador Flaquer, 845, Centro.


74 Club

If you are, racist, sexist, homophobic or an asshole…don’t come in!!! O aviso está no face do bar que ainda recebe muitos elogios pela qualidade da bebida e dos petiscos. Rock de porão ao vivo com cover de clássicos e da cena alternativa.
Rua Itobi, 325, Vila Alpina.


Em São Bernardo do Campo


Adoniran

Típico botequim paulista traz no cardápio algumas das receitas preferidas de Adoniran. O torresminho crocante, o bolinho artesanal com tempero caseiro na medida certa, boa cachaça, suculenta feijoada aos sábados, cerveja gelada. Tudo isso acompanhado de música de ótima qualidade, samba de raiz e chorinho ao vivo.
Avenida Kennedy, 579, Jardim do Mar, (11) 2598-5050.


Bar da Rosa

Parte da história da construção do PT e da CUT, o Bar da Rosa funciona no mesmo local há 50 anos, a poucos metros da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Até hoje, lideranças políticas da região e de todo o país debatem política e analisam a conjuntura nas suas mesas. Tudo sempre acompanhado de petiscos, uma boa cachaça e cerveja gelada, como gosta um antigo frequentador: Luiz Inácio Lula da Silva.
Rua José Bonifácio, 684, Centro, (11) 4127-2512.


Bar Ferradura

Espaço de cultura e resistência. Destaque para as rodas de samba, as caipirinhas e a cerveja gelada.
Rua Professor Gieg, 15, Vila Tupi, (11) 4330-9468.


Bar Mundo Livre

Música boa, decoração com referências de quadrinhos, filmes, séries. No cardápio, comidas deliciosas, inclusive com opções veganas, cerveja gelada, drinques variados e preços justos.
Avenida Francisco Prestes Maia, 1.350, (11) 99383-8869.


Kazaveia Bar

Casarão da década de 30, com decoração de época, boa música e atendimento de primeira. Destaque para as caipirinhas e porções bem servidas e com preço justo.
Rua General Osório, 121, Centro, (11) 94888-6234.


Em Santos


Associação Cultural José Marti

divulgação

Casa plural, democrática e suprapartidária foi criada em 2012. É um espaço de formação, informação, discussão e recreação para todos e todas que se interessam pela cultura cubana, sua língua, culinária, danças. Promove debates, sessões de cinema e, a cada 15 dias, o samba Esquerdantina.
Rua Joaquim Távora, 217, Marapé, (13) 3307-1494 .


Porto Circense

Associação cultural sem fins lucrativos, visa a transformação social por meio da arte. Promove cursos, espetáculos e vivências culturais. O espaço acolhedor, descontraído e cheio de alegria serve ainda comidinhas com preço bem legal além da cerveja bem gelada. Destaque para o ótimo atendimento.
Avenida Almirante Cochrane, 404, Embaré, (13) 99713-3593.


Em São José do Rio Preto


La Cancha

Amantes de futebol e de cerveja têm diversão garantida nesse pub. Campeonatos são transmitidos pelas TVs, ao sabor dos drinques e das diferentes marcas de cerveja, além dos pratos inspirados nas comidas de estádio ao redor do mundo. Um diferencial: lá os clientes compram suas fichas, fazem seus pedidos e retiram no balcão.
Rua Independência, 3.387, Centro, (17) 99629-1875.


Em Sorocaba


Casa da Frida

Divulgação

Desde 2014, mexicanos e brasileiros unem-se num ambiente aconchegante e familiar. Um bar de resistência, que mantém uma biblioteca. A boa música e a comida recebem nota 10 dos clientes, que destacam o ótimo atendimento. Cerveja sempre gelada para apreciar a decoração típica que conta um pouco da vida e obra da pintora mexicana Frida Kahlo.
Rua João Ferreira da Silva, 1.129, Além Ponte, (15) 98823-0397


Em Ubatuba


Café Pagu

A casa apoia a agricultura local e solidária. Todas as quartas-feiras recebe a feira agroecológica local e, uma vez por mês, promove a Feira do Bem, do Coletivo Florescer, com arte, literatura e artesanato. Ponto de distribuição do pré-assentamento do MST em Lagoinha, a casa serve, ainda, peixes e frutos do mar, obtidos primordialmente da pesca artesanal local. Além da comida e da música de qualidade, o ambiente é inclusivo, com total respeito às diferenças. Opções vegetarianas e veganas, com destaque para a coxinha de jaca.
Rua dos Pescadores, 20, Vila dos Pescadores, (12) 98150-3277.