Bah, que bacana

Guia de bares da região Sul

Bares e democracia: para quem prefere gastar o suado dinheiro e beber onde se respeitam a diversidade, as utopias e cantos de Lula livre e Marielle vive

divulgação
divulgação

Confira a seguir a relação de bares, restaurantes e pontos de encontro e confraternização indicados pelos leitores e amigos da RBA. Pelos links ou telefones fornecidos é possível checar horários de funcionamento, as especialidades e programações, que são de responsabilidade dos próprios estabelecimentos. Esta edição traz dicas de cidades da região Sul.

Conheça também
São Paulo capital
Grande SP, litoral e interior
Estado do Rio
Estado de Minas Gerais
Brasília/Centro-Oeste
Nordeste/Norte

As informações descritivas foram retiradas das redes sociais e das avaliações dos frequentadores. Ele não tem a pretensão de ser um roteiro completo de lugares onde se pode encontrar boas bebidas, boas comidas e – talvez o mais importante – boas conversas. Mas são dicas carinhosas, de gente especial, e a ideia é que seja ampliado, igualmente de forma colaborativa.

Para falar com o Guia, envie mensagem para baresbacanas@redebrasilatual.com.br você pode incluir seu bar preferido, pedir pra retirar se não gostou de ver o seu aqui, comentar sobre seu boteco preferido, enviar fotos da galera etc.


Em Curitiba (PR)


A Caiçara

O casarão histórico no Largo do São Francisco tem um jardim secreto onde se pode apreciar pratos tradicionais do litoral paranaense. Cozinha refinada e autoral, utiliza alimentos frescos em petiscos e pratos individuais. Tem opções veganas. Cerveja sempre gelada e boa música com grupos da cidade.
Rua Dr. Claudino dos Santos, 90, São Francisco, (41) 3324-9755.


Bar da Gilda

O bar ficar numa das esquinas mais charmosas de Curitiba e foi inspirado na personagem mais famosa da Boca Maldita. Entre as décadas de 1970 e 1980, Gilda circulava pela cidade com roupas femininas e barba por fazer. Sempre que podia, arrancava beijos de quem passava pelo calçadão. Abre para almoço e à noite serve chope e vinhos para regar espetáculos de música, saraus de literatura, arte viva.
Rua Cândido Lopes, 323, Centro, (41) 3224-6033.


Bar do Fogo

Fogo: reação que aquece, ilumina e transforma. O bar oferece boas cervejas e muita arte. Além de uma galeria, promove apresentações musicais. Cervejas geladas e pizza muito elogiada pelos frequentadores.
Rua São Francisco, 148, Centro, (41) 3053-6363.


Bar do Matias

No centro histórico da capital paranaense, cerveja gelada, ambiente agradável, mesas enfeitadas com LPs. Atendimento muito elogiado.
Rua Trajano Reais, 37, Loja A, Largo da Ordem, (41) 3022-5200.


Bar Folia

Bebidas, patuscada e petiscos. Com rodas de samba e de choro, além de exposições artísticas, o bar tem comida e atendimento muito elogiados pelos frequentadores.
Avenida Jaime Reis, 320, São Franciscowww.instagram.com/barfolia.


Carcará Bar

Muito elogiado pelos frequentadores, o bar tem espaço para dançar samba e forró. Entre as especialidades da casa comidas típicas da região amazônica que também inspira a decoração da casa. Cerveja gelada e pratos gostosos a preço justo.
Rua Paula Gomes, 296, São Francisco, (41) 98464-5107.


Central do Abacaxi

Comida como pretexto para encontros, sabores, saberes, pessoas, para criar, imaginar, realizar. Assim as proprietárias definem o espaço: uma casa para receber. Os ingredientes usados na produção dos pratos são de pequenos produtores locais e orgânicos. Nós conhecemos quem planta, o que você come aqui, afirmam. Atendimento e pratos muito elogiados.
Alameda Júlia da Costa, 474, São Francisco, (41) 99907-0080.


Manifesto Café

Um lugar para se aconchegar, trocar ideias e boas energias, avisam os proprietários. Café de qualidade por preço justo e boa comida feita pelas mãos de quem possui uma relação de amor com o que produz, definem-se. Tem opções veganas. O espaço valoriza a agroecologia, a produção local e o pequeno produtor e promove uma rede de apoio mútuo de baristas a produtores.
Rua Silva Jardim, 837, Centro, (41) 99212-7288.


Oz Espaço Criativo

É bar, café, coworking e espaço de eventos com um grande quintal onde ocorrem feiras e bazares da economia criativa. Um diferencial: cachorros são bem-vindos e ficam livres no fundo do terreno sem risco de fuga. Assim, seus donos podem curtir um chope ou trabalhar sem preocupações enquanto os amigões correm soltos e felizes. Cansou, pode esticar as pernas na rede. Cardápio com base vegana e opções de carne agrada a todos os paladares. Preços camaradas.
Rua Saldanha Marinho, 813, Centro, (41) 3039-1991.


Quintal da Maria

O bar se define como eclético, para diversas faixas etárias, onde várias tribos se encontram, de todas as raças, cores e nacionalidades. Cervejas geladas acompanhar saborosos espetinhos. Rodas de samba animam o lugar descontraído que conta ainda com área externa.
Avenida Jaime Reis, 366, São Francisco, (41) 98428-7772.


Sociedade Beneficente 13 de maio

Em 6 de junho de 1888 (alguns dias após a assinatura da Lei Áurea) um grupo de homens recém-libertos fundou uma Sociedade que tinha por objetivo agregar ex-escravos para ajudarssem de forma mútua, com auxílio médico-hospitalar, financeiro, educativo, social e funeral. A ideia prosperou e se inaugurou a fase de bailes dominicais e eventos sociais. Atualmente, o espaço conta com programação às sextas, dedicadas aos sambas; sábados, a outros ritmos relacionados; domingo, ao forró. Também está aberta para eventos sociais e programação cultural. Considerado pelos frequentadores o melhor lugar para dançar na capital paranaense.
Rua Desembargador Clotário Portugal, 274, Centro, (41) 9198-6607.


Em Florianópolis (SC)


O Araçá

Aconchegante botequim na Lagoa da Conceição. Choro, jazz, samba e música autoral animam as noites. Gastronomia de qualidade. Exposições de arte mensais e poesia. Sinta-se em casa, convida o bar.
Rua Manoel Severino de Oliveira, 19, Lagoa da Conceição, (48) 3206-8895.


Em Porto Alegre (RS)


Espaço 900

Pub, café e arte. Assim se define o Espaço 900. Um lugar que combina diversão, cultura, convivência e amizade, em um ambiente agradável e descontraído. A casa tem um jardim perfeito para jogar conversa fora, tomar um chope gelado e apreciar pratos deliciosos a qualquer hora do dia.
Rua José do Patrocínio, 900, (51) 98035-1313.


Tutti Giorni Bar

Conhecido como Bar dos Cartunistas, foi fundado em 1989. Ganhou o apelido por ser o local oficial da reunião dos sócios da Grafar, todas as terças à noite. Os fiéis clientes afirmam ser um daqueles lugares que faz qualquer pessoa se sentir em casa. Ponto de encontro de artistas de todas as áreas, tem comidinhas bem feitas, com carinho capricho e criatividade. Perfeito para beber, comer, desenhar, conversar. Aberto também para o almoço.
Escadaria da Borges de Medeiros, 710, (51) 9501-3766.