folclore

Caixa Cultural de São Paulo apresenta Natal com ‘menos Jingle Bells e mais maracatu’

Papai Noel divide espaços com reis magos, palhaços e reis de folias, fazendo da data uma celebração com a cara da cultura brasileira

Rafael Berezinski/Caixa Cultural
Rafael Berezinski/Caixa Cultural
Aos finais de semana, Orquestras de Viola, Folias de Reis, Reisados, Charanga e um Auto de Natal dão o tom da festa natalina

São Paulo – A Caixa Cultural em São Paulo preparou uma programação “com a cara da cultura brasileira” para o Natal. Até o próximo sábado (21) e com o mote ‘menos Jingle Bells e mais maracatu”, Papai Noel e Reis Magos dividem espaço e atenção do público com palhaços e reis de folias. A celebração é realizada na sede da Caixa Cultural, na Praça da Sé, centro da capital. Pelo festival Presente de Natal Caixa, iniciado no dia 6, já passaram 150 artistas populares. Sem presépio, neve ou roupa de frio, a decoração do local tem como inspiração a noite dos autos de Natal e personagens do ciclo natalino brasileiro.

“Quem for lá encontrará oito grandes bonecos de cinco metros, produzidos por uma comunidade tradicional do Vale do Paraíba, que pela primeira vez trabalharam com o tema Reisados, Charanga e Folias de Reis. Ainda temos 100 mil lâmpadas retratando a noite de Natal dos Altos”, conta Diego Dionisio, presidente da Comissão Permanente de Folclore, em entrevista à jornalista Marilu Cabañas, da Rádio Brasil Atual.

Neste final de semana, uma orquestra de viola, Folias de Reis, Reisados, Charanga e um Auto de Natal darão o tom da festa natalina. Já na praça que fica em frente ao edifício histórico da Caixa Cultural, caixas de presentes com temáticas brasileiras compõem o ambiente, oferecendo ao público atrações-surpresa, duas vezes ao dia, inspiradas nos artistas de rua e populares tradicionais.

“No período que a celebração é voltada para jingle bell e o Natal não tem nossas identidades, a folia de reis traz um colorido diferente. Tem sido uma grade celebração”, comemora Diego.

Ouça a entrevista