Brasil profundo

Em ‘Chão – Uma Aventura Violeira’, Paulo Freire conta causos de viagens pelo país

Artista estará no programa "Hora do Rango" falando sobre o projeto, nascido de um diário, e que resultou também no álbum "Pórva"

Divulgação
Divulgação
Paulo Freire faz show de lançamento do livro “Chão, uma aventura violeira”, resultado de sua peregrinação durante dois anos por todos os estados do Brasil

São Paulo O violeiro e escritor Paulo Freire é o convidado do programa Hora do Rango desta terça-feira (29), a partir do meio-dia, na Rádio Brasil Atual. Conhecido contador de causos, ele está lançando o livro Chão, uma aventura violeira, com show no próximo sábado (2), no Sesc da Avenida Paulista, em São Paulo.

A obra é resultado do diário de bordo mantido pelo artista entre 2015 e 2016, quando percorreu todos os estados do país no projeto Sonora Brasil, do Departamento Nacional do Sesc. Foram 120 shows em mais de 100 cidades, acompanhado do amigo Levi Ramiro, apresentando a viola caipira e a viola do sertão mineiro. No livro, conta suas descobertas, reflexões e aprendizados durante a experiência.

O show de lançamento de Chão – Uma Aventura Violeira inclui causos da grande viagem, embalados por temas instrumentais do seu mais recente álbum, Pórva. São histórias acontecidas em diversas cidades brasileiras, sempre ao som da inseparável viola. 

Autor de trilhas sonoras, canções, livros de causos e infantis, Paulo Freira traz para o Hora do Rango algumas das muitas histórias vividas por esse Brasil ao longo do projeto, além, é claro, de tocar ao vivo com sua viola.

O programa

Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e também premiado pela APCA, recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário, na Rádio Brasil Atual.