riqueza de detalhes

Duo Rafael Cardoso e Pedro Macedo apresenta o vasto universo da música latino-americana

Com violão e contrabaixo, músicos se apresentam no "Hora do Rango", ao meio-dia, na Rádio Brasil Atual

YOUTUBE/REPRODUÇÃO
YOUTUBE/REPRODUÇÃO
Em 2012, o duo gravou seu primeiro único disco, o 'Sur'. A produção independente reuniu o repertório latino-americano trabalhado desde 2007, gravado em duas sessões

São Paulo – O duo formado por Rafael Cardoso e Pedro Macedo, que conta com um violão e um contrabaixo, vai ao programa Hora do Rango desta quinta-feira (3), ao meio-dia, na Rádio Brasil Atual. O vasto universo da música latino-americana escrita originalmente para violão solo é o ponto de partida do repertório dos artistas.

Por meio de pesquisas, o grupo resolveu fazer um recorte da música da América Latina para trabalhar em seu repertório, com obras compostas a partir do século 20.  A partir disso, o duo faz uma união entre o erudito e o popular, utilizando a interpretação e a técnica com a improvisação e a liberdade de uso do material da música popular.

O duo foi formado em 2007 a partir do encontro de Rafael Cardoso, violonista, e Pedro Macedo, contrabaixista. Enquanto Rafael é graduado em violão erudito, Macedo é contrabaixista há mais de 20 anos.

Em 2012, o duo gravou seu primeiro único disco, o Sur. A produção independente reuniu o repertório trabalhado desde 2007, gravado em duas sessões. A proposta era uma gravação que trouxesse algo da performance ao vivo, resultando em pouquíssima edição do material posteriormente. Desde então o duo vem realizando concertos, recitais, apresentações, palestras, participações em festivais e congressos.

O programa

Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário.

Leia também

Últimas notícias