Origens sonoras

Dos árabes aos povos ciganos, banda Xaxado Novo traz raízes da música nordestina

Grupo acaba de lançar o EP "Vagamundo" e apresenta suas canções no programa "Hora do Rango"

Marcel Favery / Divulgação
Marcel Favery / Divulgação
O grupo Xaxado Novo vai além da parte musical, envolvendo performances e intervenções nas suas apresentações. A estética do cangaço é trabalhada pela banda, que leva aos palcos a presença dos caboclos, vaqueiros e cangaceiros

São Paulo — Após a edição especial em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa Hora do Rango desta quinta-feira (24) recebe a banda Xaxado Novo, a partir do meio-dia, na Rádio Brasil Atual. Após quatro anos do lançamento do seu primeiro álbum, Sertão Cigano, o grupo lança agora o EP Vagamundo.  

O Xaxado Novo resgata uma formação tradicional do baião para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira, além de propor um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina, como os povos ciganos e árabes. 

Formado Davi de Freitas (violão e voz), Felipe Gomide (rabeca e voz), Bruno Duarte (percussão e voz), Marcus Simon (percussão e voz) e Eliezer Tristão (souzafone), músicos pesquisadores das culturas tradicionais, o grupo vai além da parte musical, envolvendo performances e intervenções nas suas apresentações. A estética do cangaço, muito difundida por Luís Gonzaga, é trabalhada pela banda, que leva aos palcos a presença dos caboclos, vaqueiros e cangaceiros, sempre influentes na construção do imaginário popular.

Segundo o grupo, uma miríade de povos e etnias, nativas e exóticas, contribuíram para a formação da cultura popular no Brasil, de mouros a ciganos, tupinambás e malês, criando um universo musical único e especial, um “tesouro impalpável de ritmos e melodias”.

Luiz Gonzaga dizia que antes da sanfona chegar ao sertão, os forrós eram feitos com a rabeca. O instrumento, que tem sua origem no rebab árabe, se difundiu no Nordeste no século 18, trazido pelos portugueses. Também a zabumba tem sua origem no Oriente, sendo o davul (zabumba oriental) um dos instrumentos mais usados nas festas populares da Turquia.

Seja na pesquisa de antigos temas em sanfonas de oito baixos, e no estudo do próprio xaxado — dança que ficou popularizada pelo famoso bando de Lampião — ou através do uso do sistema musical árabe dos makams (escalas orientais), o Xaxado Novo se caracteriza por fundir um caldeirão de ancestralidade e experimentações, retratando o que há de melhor na cultura brasileira.

O programa

Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e também premiado pela APCA, recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário, na Rádio Brasil Atual.

Leia também

Últimas notícias