ritmos locais

Manoel Cordeiro ecoa os sons tupiniquins em seu novo álbum ‘Guitar Hero Brasil’

Artista paraense apresenta o suingue da lambada no "Hora do Rango", ao meio-dia, na FM 98,9

Divulgação/José de Holanda
Divulgação/José de Holanda
Instrumentista hábil no toque de ritmos locais como a lambada e o carimbó, Manoel Cordeiro revisita a identidade cultural amazônica, mas com colaborações que redimensionam a pesquisa sonora do artista

São Paulo – Antes de embarcar para o festival Rock in Rio, o instrumentista, músico e compositor paraense Manoel Cordeiro, faz uma pausa em São Paulo, e é o convidado do programa Hora do Rango desta quinta-feira (26), ao meio-dia, na Rádio Brasil AtualEle apresenta seu novo álbum Guitar Hero Brasil, qye ecoa os sons de todo o Brasil, mas é uma perfeita tradução do norte do Brasil.

Instrumentista hábil no toque de ritmos locais como a lambada e o carimbó, Manoel Cordeiro revisita a identidade cultural amazônica, mas com colaborações que redimensionam a pesquisa sonora do artista e apontam para os caminhos contemporâneos da música nortista.

Uma das faixas em destaque é Kalamazzo, que foi lançada como single, remete tanto à homônima casa noturna de Belém quanto ao nome da cidade onde foi fabricada série histórica de guitarras de marca famosa. Composição de autoria de Cordeiro, Kalamazoo é a lambada que cai no suingue habitual do gênero.

O álbum Guitar Hero Brasil começou a ser gravado em Macapá, onde as raízes da formação musical de Manoel Cordeiro vieram à tona. “Comecei a gravar esse disco em Macapá porque foi lá que tudo começou. Foi onde estudei, e onde toquei pela primeira vez, aos 12 anos de idade, numa rádio local. Quis trazer para esse disco a sonoridade que acontece lá de verdade. Com músicos de lá, com artistas que trazem esse sotaque de lá em seu som”, comenta o instrumentista.

O programa

Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário.

Leia também

Últimas notícias